Terça-feira, 6 de maio de 2025

40 anos de Força


Abertas as inscrições gratuitas para o 40º Congresso Mineiro de Municípios, hoje e amanhã, no Expominas, em Belo Horizonte. O evento de Associação Mineira de Municípios - AMM celebrará 40 anos, como o maior evento municipalista de entidade estadual do Brasil. 



As jornalistas de O TEMPO e integrantes do "videocast Interessa", que comemorou cinco anos, no Montê Bar, Renata Zacaroni, Mariela Guimarães, a mais nova integrante da equipe Thalista Martins, Renata Nunes, Tatiana Lagôa, Flaviane Paixão e Lorena Martins 

Foto: Edy Fernandes



Força e Gestão

Com o tema “Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso”: debate e orientação de gestores de todo o estado; capacitação e troca de experiências. O tema rima com a atual gestão da AMM, presidida pelo prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, também 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM). 


Gestão e Eficiência

Fala Vinicius: “Queremos deixar uma marca de capacitação e planejamento como forma de garantir eficiência, transparência e a importância de uma gestão planejada e estratégica. Informações privilegiadas, formas modernas de gestão de recursos e projetos”.


Gestão e Renovação

E amanhã, no mesmo 40º Congresso Mineiro de Municípios, também acontecerá a posse da nova diretoria da entidade, para o triênio 2025-2028. Luís Eduardo Falcão Ferreira, prefeito de Patos de Minas, assume a gestão da Associação, com os novos integrantes da diretoria. 


Renovação e Comunicação

Um destaque da programação é o 2º Fórum de Comunicação, hoje, com o professor e consultor em comunicação de governos, mandados e campanhas eleitorais, Marcelo Vitorino, com a palestra “Como vencer o desafio de comunicar bem com os cidadãos e ter a gestão reconhecida”.


O Frio conserva

Os amantes do frio já planejam viagens. Do BH Airport, várias opções para cidades que são lindas o ano inteiro, mas que ficam ainda mais convidativas no frio. Isso em Minas, no Brasil e exterior: Caldas Novas (GO), Bariloche (Argentina), Araxá (MG), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina).


Milagre e Realidade

O que se pode fazer com R$2 bilhões? Comprar mais de 800 Lamborghinis. Reservar Escarpas do Lago só pra você ou bancar um ano de festas em Trancoso, Búzios e Até Saint-Tropez. Mas em Minas, a Copasa transformou esses bilhões em algo ainda mais valioso: investimento em infraestrutura, saneamento e qualidade de vida para milhões de mineiros.


Realidade Palpável

Em 2024, obras, água tratada, ampliação da rede de esgoto. Em regiões, antes “desérticas”, hoje ela transforma rotinas. E isso, meus amigos, vale mais que qualquer champanhe francês. Nada é mais importante do que garantir estrutura, saúde e qualidade de vida para que todas as festas, encontros e conquistas possam acontecer com segurança.


Palpável e Limpa

Porque aqui, transformar água em felicidade não é show de mágica, é compromisso. Quer saber mais sobre os investimentos da Copasa? Acesse o site melhordomundo.copasa.com.br, porque, nos últimos meses, a Copasa foi reconhecida como uma das principais empresas de saneamento do Brasil e do mundo por importantes agentes do mercado. 


Limpa e Transparente

Não foi só o resultado divulgado pela revista americana “Time Magazine” que atestou a Copasa como a melhor empresa de “facility” em crescimento sustentável no mundo, mas também a conquista do ISO 37301, certificado internacional de boas práticas corporativas concedido a empresas que atendem aos mais altos padrões de governança e sustentabilidade empresarial.



Durante o jantar de lançamento do projeto "Missão México", o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho; o prefeito de Belo Horizonte, Alvaro Damião; o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Júnior; o ex-vereador, jornalista, professor de Direito, mestre em Cidades pela London School of Economics - LSE, Gabriel Azevedo e o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva 

Foto: Estevão Galvão 



Curtas & Finas


*Ainda sobre a Copasa que passou a integrar o concorrido e exclusivo índice de sustentabilidade empresarial da B3 – uma das 78 empresas que alcançaram esse patamar em todo o país. 

Outro reconhecimento veio da “Infomoney”, que colocou a Copasa no seleto grupo de 88 companhias de capital aberto que crescem mais e com mais consistência. 

Vale destacar, também, a presença da copasa no ranking das 100 melhores empresas

*Depois do Natal, o Dia das Mães é a principal data para o varejo mineiro, e os comerciantes demonstram um otimismo crescente para 2025. 

Pesquisa da Fecomércio MG revela que 46,4% dos empresários esperam vendas superiores ao ano anterior, um salto significativo em relação aos 31,3% de 2024. 

A expectativa positiva, impulsionada pelo valor afetivo da data e aquecimento do comércio, contrasta com os 19,6% que preveem queda, influenciados pela cautela do consumidor e cenário econômico. 

* Poder público, entidades empresariais, representantes dos poderes judiciário, legislativo e empresários se reuniram recentemente.


Reunião para traçar estratégias da missão que conhecerá as boas práticas do programa de revitalização que transformou o Centro Histórico da capital mexicana e adaptá-las à realidade do hipercentro de Belo Horizonte.


Em novembro, cerca de 20 participantes estudarão as estratégias e ações que conseguiram transformar uma região, que estava esvaziada, em um espaço vivo, revitalizado e atraente para a economia e a sociedade. 


A região, na Cidade do México, recebeu obras de reforma de calçadas e ruas, instalação de novo mobiliário urbano e aumento da segurança. 


O governo ofereceu programas de incentivo à moradia no centro que resultaram em um grande número de novos moradores. 


Também foram oferecidos incentivos fiscais para empresas públicas e privadas que atraíram negócios e investimentos. 


O resultado foi a valorização da região que hoje é um dos orgulhos dos mexicanos.