Terça, 7 de outubro de 2025


Na coletiva de imprensa do Consulado da Itália em Belo Horizonte, no Clube do Jazz, a responsável pelo setor de Promoção Cultural do consulado, Ana Elisa Dias e a cônsul-geral, Nicoletta Gomiero. Foto: Thais Andressa


No show, durante a mesma coletiva de imprensa do Consulado da Itália em Belo Horizonte, Gaia Gentile e Nicolò Pantaleo. Foto: Thais Andressa

Clube italiano

Na noite do dia 1º, o Consulado da Itália em Belo Horizonte realizou coletiva de imprensa, no Clube do Jazz do Café com Letras, na Savassi, vitrine da programação de seus eventos até o final do ano. O encontro foi aberto pela cônsul-geral da Itália, Nicoletta Gomiero, que deu as boas-vindas.

Clube mineiro

Gomiero agradeceu aos parceiros no calendário cultural, conduzido pela responsável pelo setor de Promoção Cultural, Ana Elisa Dias. Os representantes das instituições colegas compartilharam motivações e objetivos com o Consulado, reforçando a importância das iniciativas que fortalecem o casamento entre Itália e Minas.

Clube recheado

Na programação, a “Settimana della Cultura Italiana”, três dias de atividades literárias, gastronômicas e musicais na Via Albuquerque. A exposição “Italian Sport Shoes Design”, and More...”, na primeira “Giornata della Moda Italiana nel Mondo”, com a UEMG. “Giornata dello Sport Italiano nel Mondo”, com o Cruzeiro Esporte Clube. O “Festival de Cinema Italiano no Mundo” e a “Settimana della Cucina Italiana nel Mondo”.

Clube da Arte

Ah! O Instituto Inhotim e o mesmo Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte assinaram parceria para a promoção de iniciativas culturais e educativas entre Brasil e Itália: novas frentes de diálogo internacional e cooperação cultural para o museu. Reflexo do interesse mútuo das instituições em fortalecer laços entre os dois países.

Clube internacional

União no campo das artes e apoio a ações conjuntas. “Parcerias como essa auxiliam Inhotim a ampliar discussões sobre arte, natureza e educação. Uma alegria, o Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte reconhecer nossos programas e cooperar com eles, fortalecendo sua disseminação internacional", disse Felipe Paz, Diretor de Relações Institucionais do Inhotim.

Clube e pontes

“Estamos muito felizes com o Inhotim, uma das instituições culturais mais prestigiadas e inovadoras do Brasil. Arte e cultura são pontes entre nossos países: diálogo, criatividade e conhecimento recíproco. Um passo importante em direção à uma cooperação cada vez mais intensa entre Itália e Brasil, sob o signo da beleza, da pesquisa e da partilha”, reforçou Nicoletta Gomiero.

Luxo no Luxo

O mercado de moda de luxo em Minas ganhou, dia 1º, no Botânico Shopping, um exclusivo centro de compras e lazer de alto padrão. A inovadora galeria, assinada pela arquiteta Ana Bahia, reúne seis marcas mineiras e uma de São Paulo. Com aporte de mais de R$ 3 milhões, o espaço tem 420m² e foi executado pela Terzo Engenharia.

Luxo múltiplo

As marcas mineiras são Anna Barroso, Coven, Elisa Atheniense, Essenciale, Printing e Tatiane Queiroz; a de São Paulo, Manolita. A iniciativa do Botânico quer fortalecer a moda de alto padrão no Estado e oferecer ao público do shopping um mix de marcas selecionadas e exclusivas.

Luxo orgânico

O “pool” está no nível Horizonte, frente à grande praça central, tendo ao fundo o jardim vertical. “Um espaço generoso, em uma grande loja iluminada, onde a natureza também se faz presente. O nosso desafio foi criar um projeto orgânico, onde todas as sete marcas tenham destaque e a sua individualidade”, explicou a arquiteta Ana Bahia, responsável pelo projeto.

Luxo e prazer

Fala Ana Carolina Felix, diretora do Botânico Shopping: “são marcas conceituadas, estabelecidas há muitos anos, que traduzem o trabalho autoral e exclusivo, com uma grade seleta de peças. O Botânico é acolhedor e conveniente para compras, cercado de natureza, o que torna a jornada mais prazerosa”.

Luxo e sofisticação

O mercado de luxo brasileiro tem na indústria da moda um dos seus principais representantes. Segundo estudo lançado pela “Bain & Company”, este nicho, que esbanja arte e sofisticação, movimentou R$ 74 bilhões em 2022. Entre os nove segmentos desse setor, moda e itens pessoais faturaram R$ 18 bilhões.

Curtas & Finas

*E como a coluna de hoje fala de Itália e luxo, que são a mesma coisa, continuamos com mais delícias italianas.

É a “16ª Festa Italiana”, dia 19, das 10h às 20h, na avenida Getúlio Vargas entre Afonso Pena e Contorno.

Fazendo as honras da festa, a Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais - Acibra/MG.

A “Festa Italiana” será uma grande homenagem a Guglielmo Marconi, o "pai do rádio".

Sua invenção da telegrafia sem fio, com a primeira transmissão transatlântica, revolucionou a comunicação global.

E rendeu a Marconi um Prêmio Nobel, mérito de um legado que continua vivo.

As principais atrações serão Rodrigo Baldini, DJ italiano; Leo Brasile - IL Giro D'Italia; show musical com o Grupo de Dança Folclórica La Serenissima.

E mais dois shows musicais com Paola Gianini; Bella e os Tenores.

Um dia inteiro de gastronomia típica, música, dança, oficinas e muita tradição.

A entrada é gratuita, mas pede-se a doação de um quilo de alimento para esta corrente de solidariedade.

*Para fechar, com mais Itália, agradecemos à Casa Fiat de Cultura, o catálogo da imperdível exposição “Niki de Saint Phalle. Sonhos de liberdade”, até dia 2 de novembro.

Exposição inédita no Brasil, com o universo criativo e instigante da pintora escultora e cineasta francesa, Niki de Saint Phalle.