Terça, 6 de fevereiro de 2024


No Fasano, bem antes da sobremesa servida ao Cruzeiro, em casa, o craque do Galo, Huck e Renato Guimarães. Foto: Arquivo pessoal

Salvem o Turismo

O Conselho Empresarial de Turismo da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais - ABIH-MG, elaboraram um manifesto a favor da manutenção do Programa Emergencial de Retomada dos Setores de Eventos e Turismo - PERSE. 

Salvem os Salvadores

O documento foi assinado por José Anchieta da Silva, presidente da ACMinas, e por Pablo Giordani Câmara Ramos, presidente da ABIH-MG. Em defesa do prosseguimento do PERSE, haverá, em Brasília, entre os dias 05 e 07 de março, uma manifestação de hoteleiros de todo o país. 

Salvem o Injustiçado

O setor de turismo foi surpreendido com a Medida Provisória. A medida busca suprimir os benefícios fiscais do PERSE, negando a importância da efetividade da política pública em tela e todo o processo negocial que o parlamento brasileiro enfrentou para modular o formato atual dos programas. 

Salve a Salvadora

Uma forte insegurança jurídica aos beneficiados. Para Luciana Atheniense, presidente do Conselho Empresarial de Turismo, a manutenção do programa é fundamental para o turismo, pois foi concebido para socorrer os setores mais impactados durante a pandemia, a falência de várias empresas.

Salve o Salvador

“O turismo brasileiro trouxe emprego e renda no ano passado. Dados do IBGE e do Ministério da Previdência e do Trabalho mostram que os setores de eventos culturais, entretenimento e turismo emergiram como os maiores geradores de empregos do Brasil em 2023”, destaca Atheniense. 

Salve o Viajante

Atheniense ainda nos brindou com um “e-book”, “Direito Viajando”, contendo dicas sobre direitos e deveres do viajante. O trabalho possui informações práticas para viagens nacionais e internacionais, além de telefones e sites das entidades e empresas que atuam no setor, acessíveis por meio de link clicável.

Viva o Turismo

Arraial d’Ajuda conquistou o título de destino mais acolhedor do mundo na 12ª edição do Traveller Review Awards, da Booking.com, plataforma de reservas online. É a primeira vez que uma localidade brasileira atinge o topo do ranking internacional, que avalia prestadores de serviços de viagens de 221 países e territórios. Ambiente tranquilo e sereno, Arraial d’Ajuda agrada 66% dos viajantes que buscam relaxamento e renovação de energias.

Começando bem

A Interface Comunicação, em Belo Horizonte, conquistou quatro novos clientes. No setor alimentício, a Polico Alimentos, importadora de produtos especialmente saudáveis, como castanhas, frutas secas, grãos, condimentos e especiarias. O segundo é a Associação Brasileira de Recursos Humanos - ABRH-MG, muita com representatividade entre os profissionais de Recursos Humanos, credibilidade e sustentabilidade financeira.


Esbanjando bom humor, o ex-ministro, ex-secretário de Estado e municipal, ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Domingos do Prata, Paulino Cícero de Vasconcelos, mandando lembranças "e um abraço do Paulino", claro. Foto: Arquivo pessoal


Em jantar harmonizado, Ramon Gonzales, Angelo Marino e Luciano Contarini. Foto: Arquivo pessoal

Curtas & Finas

*Ainda sobre a Interface. Outra conquista foi a conta da Elysian Petroleum, a mais nova petroleira do Brasil.

A Elysian arrematou 122 blocos terrestres de exploração de petróleo no último leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis - ANP.

Por fim, a Bloc Arquitetura e Empreendimentos, residenciais e comerciais. A empresa se destaca por empregar conceitos atuais do design em arquitetura e urbanismo.

*Já podemos visitar a nova exposição da Casa Fiat de Cultura. A mostra "Três Tempos", da artista carioca Julia Arbex.

A exposição investiga as mudanças da natureza e o processo de transformação do mundo, divagando sobre a temporalidade, além da potência e a brutalidade do carvão, principal matéria-prima das obras expostas.

Escolhida no 6º Programa de Seleção da Piccola Galleria da Casa Fiat de Cultura, a mostra fica em cartaz de 30 de janeiro a 24 de março de 2024.

E apresenta duas séries que dialogam com o transitar das placas tectônicas, suas reconfigurações e as alterações territoriais no mundo.

*Em meio à transição para veículos elétricos para um Brasil mais sustentável, empresas inovam e avançam em soluções, serviços e tecnologia para atender o mercado.


A frota elétrica deve superar 35 milhões de veículos de 2027 a 2040, de acordo projeção feita pela Strategy&, consultoria estratégica da PwC Brasil.

A Nansen, em Contagem, está à frente de grandes projetos na área de mobilidade elétrica.

Em Cascavel (PR), onde será construído o primeiro eletroterminal de ônibus, a empresa será responsável pelo fornecimento de infraestrutura completa de recarga para o setor de transporte público.