Terça, 4 de fevereiro de 2025
Nossa pequena homenagem ao ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso, nos anos dourados da "Petisqueira do Primo", com a primeira-dama, Maria Lúcia Cardoso; a anfitriã, Relines Bessone e ele, o saudoso amigo, "Trator, Newtão". Foto: Arquivo Pessoal
Adeus sábado
Foi assim. Sábado, como todos os sábados, animada turma encontrou-se na Savassi. Lá pelas tantas, depois de tantas, combinamos de, dia seguinte, repetirmos as doses num dos bares/restaurantes mais clássicos do BH, a “Petisqueira do Primo”, de Relines Bessone, em Lourdes que, pasmem, vai comemorar 73 anos. Aí, inevitável e felizmente, amanheceu o domingo triste e chuvoso.
Adeus Trator
Triste porque, ao acionarmos o WhatsApp, lá estava a triste notícia da morte do ex-governador de Minas, o popular “Trator”, Newton “Newtão” Cardoso. Uma figura com todas as letras. Não deu outra. Enfrentamos a chuva e o luto, mas fomos homenagear Newtão, na “Petisqueira do Primo”. E lá, em memória, causos, histórias e fotos, uma delas ilustrando a coluna de hoje, estava ele.
Trator Gentil
O templo, “Petisqueira do Primo”, é um museu. Suas paredes são cobertas por fotos de seus mais ilustres frequentadores, de Tancredo Neves a Hélio Garcia, passando pelo ex-vice-presidente, José Alencar e, claro, Newton Cardoso. Newtão, velado ontem, commeilfaut, no Palácio da Liberdade, foi o tema da tarde que virou noite. Ele inspirou o encontro no dia de Iemanjá, Rainha das Águas e da Bahia, onde Newton nasceu para ser, o baiano mais mineiro das Gerais. Um brinde ao “Trator” que, cumprindo sua natureza, abriu Minas para o Brasil.
Iate sem mar
Do presidente do Pampulha Iate Clube - PIC, Antonio Eustáquio da Rocha Soares, o “Taquinho”, em seu quarto, brilhante e inovador mandato: o clube “nasceu de um sonho, em cenário grandioso, exuberante, gigante área verde. O arrojado projeto tem três grandes mestres: Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Roberto Burle Marx, cujos belos jardins emolduram seus mais de 70 mil m²”.
Iate com tudo
“O complexo esportivo é um dos mais completos e modernos do país. Seis quadras de peteca (quatro cobertas); 12 quadras de tênis (11 de saibro e uma de piso rápido, três delas cobertas); uma quadra poliesportiva; dois campos de futebol society, um de grama natural e outro com sintética; uma quadra de areia para vôlei e futevôlei e mais”.
Iate com mais
“Duas quadras de squash, três de beachtennis, uma de minibasquete. Seis piscinas, sendo uma social, duas de biribol, uma infantil, uma semiolímpica e uma de bar molhado, aquecidas, além de um toboágua e um parque aquático infantil. O PIC desfruta do mais alto conceito junto à sociedade mineira e faz parte da história da capital”.
Iate com charme
“É conhecido nacionalmente pela sofisticação e importância social e tornou-se referência de lazer com qualidade, fruto de um passado brilhante construído em bases sólidas. Cada um dos presidentes que por aqui passaram, imprimiram sua marca e trabalharam incansavelmente, com amor e dedicação, em prol do PIC”.
Iate com Champagne
Há 64 anos a cidade parou para a inauguração do novo clube, em 26 de janeiro 1961, com a presença de 20 mil pessoas, entre elas o então senador Juscelino Kubitscheck, como paraninfo. Nessas mais de seis décadas, muita coisa mudou, mas o clima familiar e o espírito de amizade continuam sendo os principais motivos que reúnem quatro gerações de associados”.
Fábrica de Cinema
A Prefeitura de Belo Horizonte, o Ministério Público de Minas Gerais - MPMG, por meio do Fundo Especial do Ministério Público de Minas Gerais - FUNEMP e o Instituto Universo Cultural fecharam parceria no “Cinema Sem Fronteiras – Programa Internacional de Audiovisual”, com investimento de R$ 6 milhões.
Usina de Cinema
O convênio terá duração de 18 meses e prevê quatro programas e eventos do setor audiovisual: “Mostra de Cinema de Tiradentes”, “Mostra de Cinema de Ouro Preto – CineOP”, “Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte – CineBH” e o “Brasil CineMundi – Encontro Internacional de Coprodução”.
Fábulas fabulosas
Por causa do êxito, a exposição, “As Fantásticas Fábulas de La Fontaine”, no DiamondMall, foi prorrogada até dia 16. Os pais, que ainda não levaram as crianças para a aventura, têm mais tempo. A atração aborda o legado do famoso escritor francês e promete jornada inspirada em seus contos que atravessam gerações.
Fábulas deliciosas
As crianças mergulham no universo de oito fábulas de La Fontaine, “participando” das histórias, entre elas a ‘A Raposa e as Uvas’, ‘A Cigarra e a Formiga’ e ‘O Galo e a Raposa’. Um grande livro cenográfico, com a biografia do contista e suas principais referências, também está disponível. Mais: uma animação que, com Inteligência Artificial, La Fontaine explica sua inspiração para criar os contos.
Um grande escritor, George Borten, que acaba de lançar seu segundo livro, "Travessias Acidentais", mais uma aula de literatura, originalidade e criatividade. Foto: Arquivo Pessoal
Geovana Santos, que lança seu primeiro livro infantojuvenil, "O Pijama de Nina". Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*O compromisso global com a descarbonização e a adoção de práticas sustentáveis impulsionam o setor de mobilidade elétrica no Brasil.
O Brasil é um dos pilares da transição energética.
Nesse cenário, a Nansen desponta como líder e referência, alcançando crescimento de 400% no faturamento em 2024, comparado ao ano anterior.
*A Cineart participa da “Semana do Cinema”, com ingressos a R$10 reais, até dia 12.
As 65 salas da rede, em Minas, participam da ação e a promoção é válida para todas as sessões nas salas 2D.
Programação variada, com longas nacionais e internacionais e grandes sucessos.
*Para o Carnaval, o bloco “Quando Como se Lambuza” ensaia às quartas-feiras, a partir das 18h, no Galpão 54, no Lagoinha.
Ensaios técnicos semanais até 26 de fevereiro. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma Gofree.
*Inspirado na figura que, na Roma Imperial, era responsável pela seleção das bebidas servidas aos imperadores, o restaurante “Rex Bibendi” acaba de ser reinaugurado.
E é a nova delícia da Savassi, principalmente nas tardes de sábado.
O negócio, que começou há 30 anos, como uma distribuidora e representação de vinhos, transformou-se em um charmoso ponto de encontro.
E viva quem gosta de vinho! Agora, a casa traz uma nova identidade voltada para a experiência de restaurante.
Traz as visões de Dulce Ribeiro, fundadora da marca, e dos sócios Cacau e Pablo Teixeira.