Terça, 3 de setembro de 2024


O pianista e maestro João Carlos Martins é atração do “Acessa BH”, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Foto: Fernando Mucci - Platinum Photoimagem

BH acessível

Do dia 5 ao dia 29, o festival “Acessa BH”, referência em arte e cultura inclusiva. 25 dias de teatro, dança, música, cinema, performances, residência artística, rodas de conversa, intervenções urbanas e oficinas, promovendo encontros e trocas de experiências para todos os públicos.

Palácio acessível

Com programação gratuita e acessibilidade, o Festival ocupará seis espaços culturais, incluindo o Palácio das Artes, que recebe o evento de abertura, dia 5, às 19h, em apresentação do cearense João Paulo Lima com a dança-manifesto, “DEFFUTURISMO”.

Mais acessível

Dia 6, o grande maestro e pianista, João Carlos Martins, se apresentará com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais - OSMG, em encontro inédito e em duas partes. Na primeira, famosos trechos do repertório sinfônico, como o “Finale” da “Quinta Sinfonia”, de Beethoven.

Mais perfeito

Depois, o último movimento da sinfonia "Do Novo Mundo", de Dvorak. Na segunda parte, André Brant, maestro assistente da OSMG, regerá duas obras de compositores brasileiros: “Teotihuacan”, do mineiro Andersen Viana, e trechos da “Bachianas 4”, de Heitor Villa Lobos. Por fim, Martins retorna ao palco, ao piano, com obras de Piazzola e Ennio Morricone.

Mais que perfeito

No Teatro João Ceschiatti, Palácio das Artes, dia 8, às 20h, "Traços", com Bruno Pimenta e Oscar Capucho (MG). Dia 15, às 19h, "Monga", com Jéssica Teixeira (CE). Dia 21, às 20h, Dudu Melo e João Bosco Veras (MG) apresentam "Eu vi uma flor no deserto". Há também programação no Cine Humberto Mauro e oficinas. Mais informações no site acessabh.com.br.

Cinema de ouro

Em 2024, a linda atriz norte-americana, Lauren Bacall, estrela da Era de Ouro de Hollywood, faria 100 anos. Um dos mestres do cinema, o diretor francês François Truffaut, que faleceu há quatro décadas, brilhou na Nouvelle Vague francesa. Para reverenciar esses dois símbolos, duas mostras, este mês, no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes.

Programação de ouro

Em “3X Truffaut”, entre os dias 3 e 9, os filmes "Jules e Jim" (1962), "A História de Adèle H." (1975) e "Na Idade da Inocência" (1976). Em “3X Lauren Bacall – 100 anos de uma estrela”, entre os dias 20 e 22, “Uma Aventura na Martinica” (1945), “À Beira do Abismo” (1946), “Palavras ao Vento” (1956) e “Teu Nome é Mulher” (1957). Entrada gratuita, com retirada de ingressos a partir de meia hora antes de cada sessão, na bilheteria do cinema.

Lago dos cisnes

Reconhecida mundialmente, a Cia Ballet Clássico de São Petersburgo faz única apresentação de “O Lago dos Cisnes”, dia 20, no teatro do Centro Cultural Unimed-Minas. Ingressos no Sympla ou na bilheteria do teatro. Composta pelo russo Tchaikovsky, em 1876, a peça é uma das mais famosas do balé clássico de todos os tempos.


No lançamento da exposição Arte Subdesenvolvida, no CCBB BH, o artista Randolpho Lamonier, a gerente geral do CCBB BH, Gislane Tanaka, a idealizadora da exposição, Bruna Neiva (Tuîa Produção Arte) e o curador Moacir dos Anjos. Foto: Edy Fernandes


Nosso fotógrafo, Edy Fernandes, com nosso governador, Romeu Zema Neto, no Mercado Central, provando um tira-gosto da "Feijoada dos Amigos". Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*No portal O TEMPO: estudos apontam cinco qualidades que as pessoas felizes demonstram e cultivam para manter a saúde e o bem-estar.

Agradabilidade, realismo, generosidade, autocontrole e extroversão.

A conexão entre esses traços de personalidade e a felicidade é constante em todas as fases da vida, fortalecendo-se à medida em que envelhecemos.

E então, você é feliz?

*Dia 15, o Minas Tênis Clube abre as comemorações pelos seus 89 anos.

A grande festa será na unidade Náutica, no Alphaville Lagoa dos Ingleses, com show de Alceu Valença.

O Minas Tênis Clube é uma instituição, um ícone de BH; potência esportiva respeitada em todo o mundo.

*No topo do arranha-céu, de Oscar Niemeyer, Praça Sete, o Terraço Niê é a mais nova experiência gastronômica e cultural.

Com vista panorâmica que abraça todo o Centro, o espaço é um mirante, com gastronomia de alto nível.

Comandado pelo Grupo Marchê, o restaurante tem cardápio do chef Victor Zulliani.

Além de jantar e “happy hour”, o Terraço Niê terá almoço e café da tarde.