Terça, 29 de outubro de 2024


No acontecimento e variações sobre o tema Minas Gerais, na embaixada brasileira mais linda do mundo, na Piazza Navona, Roma, Itália: o empresário, Celso Picchioni; o presidente da Fecomércio, Nadim Donato; o embaixador do Brasil na Itália Renato Mosca; o presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli e o historiador, Anisio Ciscotto. Foto: Vinicio Ferri/Sistema Fecomercio/Sesc/Senac

Minas em Roma

O presidente da Federação do Comércio de Minas Gerais - Fecomércio/MG, Nadim Donato, brilhou em Roma, Itália, oferecendo jantar a empresários e autoridades italianas; janela para investimentos, vitrine de Minas em gastronomia, turismo e cultura. Aplausos para a apresentação sobre as riquezas gerais de Minas em relação, especificamente, ao turismo religioso; cidades com grandes potenciais históricos, ecológicos e para negócios.

Minas na Itália

O Sistema Fecomércio/MG abraça Sesc, Senac e a Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC. Exibe o que Minas tem, sem esquecer o desenvolvimento social e econômico, focando o social e o entretenimento; a saúde com educação, cultura e esportes. Sobre o jantar, escreveu a linda e ótima jornalista, Sabrina “Bibi” Quartieri: “a noite focou a comida mineira, uma das melhores cozinhas regionais do Brasil”.

Minas no mapa

“Jantar rimando com o coquetel. Diretamente do Brasil, os chefs Edson Puiati, Ronny Peterson e o mixologista, Victor Quaranta, com uma autêntica prova dos sabores e tradições de Minas Gerais, mas com um toque criativo pessoal”. Os convidados foram recebidos por uma banda de Bossa Nova, entrando no clima mineiro pela porta do Rio de Janeiro.

Minas na mira

“O embaixador saudou seus hóspedes enaltecendo a beleza do território mineiro, com sua cozinha e o rico patrimônio das igrejas barrocas de Ouro Preto, Patrimônio Mundial da humanidade pela Unesco. O estado é conhecido por seu passado colonial e de mineração, palco da corrida do ouro. Hoje, também pelo seu café de altíssima qualidade, fazendo de Minas o maior produtor do ouro negro no Brasil”. Bibi, “ouro negro” era o petróleo; aqui o café é ou era o “ouro verde”.

Porto Alegre

Dia 31, o convidado Luiz Porto Júnior e a magia dos vinhos da “Luiz Porto Vinhos Finos”, com jantar harmonizado em cinco tempos no “Ah! Bon Vila da Serra”, a partir das 20h. Luiz Porto é moderna vinícola com barricas de carvalho francês e americano, maquinário italiano, localizada no Sul de Minas, terra ideal para as impecáveis mudas importadas da França.

Porto Seguro

Mais uma vez, para sorte geral da nação, o menu é do chef Euler Edjar, do “Ah! Bon”. Sem espaço para detalhar os pratos e vinhos da noite, apenas uma provocação com sabor de sedução: carpaccio de pêra, com “Luiz Porto Brut”; camarão VG grelhado, com “Luiz Porto Chardonnay”.

Porto Rico

Tortelli de carne braseada, com “Dom de Minas Cabernet Franc” e costela prensada, com “Luiz Porto Gran Reserva Syrah” e, como sobremesa, goiabada em crosta de castanha grelhada com creme de mascarpone e sorvete de baunilha. Trilha sonora? Show com Lívia Itaborahy: jazz, clássicos internacionais, bossa nova e MPB.

Curtas & Bons

O “Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte” completa 30 anos. Para comemorar, mais de 100 filmes no “26º FestCurtasBH”, Palácio das Artes, até 3 de novembro e, pela primeira vez, em Nova Lima, no Cineminha – Centro Social e Cultural Padre João Marcelino, de 6 a 9 de novembro, bem como na plataforma virtual Cine Humberto Mauro Mais.

Curtas & Finos

Foram recebidas inscrições de 24 estados brasileiros e outros 83 países de todos os continentes. São 106 filmes das cinco regiões do Brasil e de diversas partes do mundo, distribuídos em 32 programas. Além das sessões cinematográficas, haverá exibições comentadas, mesa-redonda, oficinas e cineastas convidados. Toda a programação é gratuita. A edição deste ano conta com o apoio do Instituto Cervantes de Belo Horizonte.


No Lançamento do “Trem das Onze”, Carina Pereira e André Figueiredo. Foto: Edy Fernandes


No mesmo evento, Cláudia Moura e Elton Novaes. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Reforçando sobre o “2º Prêmio Cumbucca de Gastronomia”, as votações populares seguem até 15 de novembro.

A premiação brindará 50 categorias, exaltando a qualidade e a diversidade da cozinha mineira.

*O restaurante “Seu Bias”, Lourdes, está com nova programação musical para celebrar o fim de ano.

Instalado em um casarão centenário, é uma experiência gastronômica e ponto de encontro para boa música e cultura.

A programação, que traz shows ao vivo com Pop, MPB, Jazz e Bossa, será realizada nas sextas-feiras até o final de dezembro.

A cidade de Itaverava é conhecida por ser o local onde foi descoberta a primeira pepita de ouro em Minas.

Assim, inspirou a criação de uma nova bebida que já desponta no mercado: a “Stone Light”.

A proposta foi recriar coquetéis clássicos na forma “pronta para beber”, em lata ou barril, com qualidade, frescor e sabor muito similar ao que teria um drinque feito na hora.