Terça, 27 de janeiro de 2026

O diretor Global de Comunicação e Relações Institucionais, Pedro Torres, aprendendo e ensinando no recente Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. Foto: Divulgação/Gerdau

Brasil suíço

Pelo terceiro ano consecutivo, entre os dias 19 e 23, representando a Gerdau, seu diretor Global de Comunicação e Relações Institucionais, Pedro Torres, participou do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, principal evento global de economia e negócios. Em 2026, pelo segundo ano seguido, a Gerdau, com outras grandes empresas, organizou a “Brazil House”, espaço dedicado a mostrar cases e soluções que dão certo no Brasil.

Gerdau suíça

Pedro Torres também participou de alguns dos eventos mais disputados do Fórum, como a conferência do presidente americano, Donald Trump, acompanhando de perto as principais discussões mundiais. Como empresa global e diversificada, a Gerdau entendeu tendências e os caminhos para onde o mundo vai. Participou também de painéis e compartilhou informações relevantes sobre nossas operações em Minas Gerais. Bravo!

Lugar de Amor

O empresário Amândio Lessa promove jantar beneficente, para a construção “do Instituto AMA - Lugar de Quem AMA”, a primeira instituição do Brasil dedicada ao tratamento gratuito das sequelas deixadas pelo câncer. Iniciativa nascida da experiência do idealizador com a Covid-19 e o câncer, ampliando o cuidado oferecido a pacientes após o tratamento da doença, além de tratamento dentário.

Programa de Amor

O evento será dia 9 de março, no Coco Bambu do Minas Shopping. Os convites incluem jantar e bebidas. Todo o valor será destinado à fase inicial das obras no bairro União. Confirmado, além de atrações artísticas, leilão beneficente, com camisas de jogadores autografadas, violões e chapéus de artistas, reforçando o caráter solidário do encontro. Mais informações no @lugardequemama.

Vergonha Nacional

Sete anos após a tragédia de Brumadinho, que matou 272 pessoas, o crime segue como marco doloroso da incapacidade do Estado brasileiro de transformar desastre em aprendizado, segundo a  Associação Brasileira dos Municípios Mineradores (AMIG Brasil). A entidade ressalta que o tempo avançou, acordos bilionários foram anunciados, portais de transparência criados e discursos oficiais repetidos.

Vergonha Mundial

Mas a realidade nos territórios minerados e afetados revela lentidão, falhas estruturais e ausência de mudanças profundas no modelo de fiscalização e governança da mineração. Para a AMIG Brasil, Brumadinho deveria ter se tornado um divisor de águas. “A tragédia precisava ter sido um exemplo para o país. Governo Federal e governos estaduais deveriam ter adotado medidas firmes para que isso nunca mais acontecesse”.

Vergonha e Impunidade

“Sete anos depois, o que vemos é a repetição dos mesmos erros, com impunidade e fragilidade institucional”, afirma Marco Antônio Lage, presidente da entidade. A mineração é um dos pilares da economia nacional, mas o setor continua operando sob fiscalização insuficiente e com uma Agência Nacional de Mineração (ANM) falida.

Impunidade e Tolerância

E mais: omissão do poder público e um modelo que concentra riscos e custos nos municípios minerados, enquanto os benefícios permanecem desigualmente distribuídos. “O Brasil segue repetindo práticas que custam vidas; destroem territórios e corroem a confiança social na atividade mineral”, avalia com toda propriedade e coragem, Marco Antônio Lage.


A secretária de Estado de Cultura e Turismo de MG, Barbara Botega e Luiz Antônio Athayde Vasconcelos. Foto: Edy Fernandes


Mais que inseparáveis e sempre amáveis, a poeta Cida Martins e seu sempre amado, Ernani Pedrosa. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*O Sistema Fecomércio/MG, via Sesc em Minas, promove, no Sesc Palladium, mais uma edição do “Projeto De Férias”.

O tema é “Investigadores não saem de férias”: oficinas e sessões de cinema gratuitas, com retirada de ingressos pelo Sympla.

Ou na bilheteria 30 minutos antes de cada atividade, mediante disponibilidade de vagas.

Dias 31 e 1º de fevereiro, o Espaço Play recebe o público “Geek” com jogos que vão dos clássicos de “Arcade” às plataformas atuais.

O passaporte diário custa R$ 10 e também está disponível no Sympla.

*A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, até dia 31, transforma o Largo das Forras em grande sala de cinema a céu aberto com o Cine Petrobras na Praça.

Gratuitamente, 29 filmes brasileiros, entre longas premiados, pré-estreias; encontros entre público, realizadores e o cinema nacional, com sessões seguidas de conversas.

Com patrocínio máster da Petrobras, o espaço reúne produções estreladas por nomes como Malu Galli e Eduardo Moscovis.

Carolina Dieckmann, Paolla Oliveira, Zezé Motta e Letícia Sabatella, além de curtas-metragens de diferentes estados.

O Cine-Praça também abriga o “Cortejo da Arte” e a exposição “Mostra Valores”.

*No complicado 2026, bela ação para apoiar empresários e gestores do setor de transporte rodoviário de cargas.

Nesse cenário, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais - Setcemg realiza o “Café com Palestra”.

Evento dedicado aos principais pontos da Reforma Tributária que começam a vigorar. Amanhã, às 8h, na sede do Setcemg, São José.