Terça, 23 de setembro de 2025


Hoje e amanhã, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, Marcus Viana, no espetáculo da série “Sinfônica Pop”, o concerto "Cantatas Brasileiras, de Marcus Viana". Foto: Paulo Lacerda

Brasil Bonito

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) e o Coral Lírico de Minas Gerais (CLMG) apresentam mais uma edição da série “Sinfônica Pop”. Hoje e amanhã, às 20h,  no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, o concerto "Cantatas Brasileiras, de Marcus Viana". Conhecido por reunir artistas da música popular brasileira e a OSMG, o evento brinda-nos com a performance, o carisma e o talento do violinista, cantor, tecladista e compositor belo-horizontino Marcus Viana.

Brasil Raro

No programa, obras fundamentais na carreira do autor, além da estreia mundial de quatro novas cantatas sinfônicas interpretadas pelos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, sob a regência do maestro André Brant. Todas as orquestrações e execuções ao piano são assinadas por João Viana - multi-instrumentista, compositor e filho de Marcus - que também estreará peça inédita.

Brasil Imperdível

Ingressos na plataforma Eventim e na bilheteria do Palácio das Artes. Em 2022, foram apresentadas, sempre no Palácio das Artes, duas cantatas: “País dos Sonhos Verdes” e “Montanhas”. Em 2025, o público terá acesso a novas obras para coro e orquestra, baseadas em mágicas criações de Viana com o grupo Sagrado Coração da Terra e em trilhas para cinema e TV.

Brasil Verdadeiro

As novas cantatas: “Sagrado”, “A Vida é Terna”, “Grande Espírito” e “Eldorado” - a última, famosa na maviosa voz de Milton Nascimento, como tema de abertura da novela “Amazônia”, da saudosa Rede Manchete. Em nova versão sinfônica, “Eldorado” ganhou arranjo orquestral grandioso e estrutura ampliada. Ainda no “menu”, obras como “Pantanal” e o tema de abertura do programa “Terra de Minas”.

Hotéis salvos

Durante a abertura da “Equipotel 2025”, em São Paulo, o ministro do Turismo, Celso Sabino, assinou portaria que assegura aos hotéis autonomia para definir seus horários de check-in e check-out, respeitando o limite de até três horas para a preparação dos quartos entre reservas. A medida encerra disputas regionais e garante uniformidade nacional, superando propostas como o PL 3788/2025 de Minas Gerais.


Na “Equipotel 2025”, em São Paulo, a presidente da Abih/MG, Flávia Badaró, com o Ministro do Turismo, ou futuro ex-ministro, Celso Sabino. Foto: Divulgação/Abih/MG

Setor salvo

Para entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) e Associação Mineira de Hotéis de Lazer (Amihla) é uma vitória que fortalece a competitividade, evita insegurança jurídica, preserva empregos e oferece mais clareza e transparência para hóspedes. Segundo Flavia Araujo Badaró, presidente da Abih/MG, é uma grande conquista, que garante maior autonomia e fortalece a gestão hoteleira, não só em Minas, mas em todo o Brasil.

Encontro festivo

Mais rápido do que imaginamos, chegando, o “Meeting Festuris”, que já tem seu primeiro lote de ingressos liberado e data marcada para viver: dias 7 e 8 de novembro, em Gramado (RS). “Um palco onde ideias ganham voz, líderes inspiram e o turismo se reinventa diante dos seus olhos”. No palco, grandes nomes para inspirar, provocar e transformar.

Encontro turístico

Lideranças em negócios, empreendedorismo, gestão pública e personalidades com histórias de vida extraordinárias vão compartilhar experiências que geram reflexões e movimentam o setor. E fora do palco, o movimento continua. O evento cria ambiente de networking estratégico, conexão com profissionais influentes, ideias valiosas e caminhos para novas parcerias e oportunidades de colaboração.

Encontro e reencontro

E lá, logo no primeiro dia, às 10h05, ele mesmo, nosso caro Leônidas Oliveira, que sabe tudo de Cultura e Turismo, com a palestra “Turismo do Amanhã: Perspectivas para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos”, ao lado de Ronaldo Santin, secretário de Turismo do Rio Grande do Sul; Bernardo Cardoso, representante do Turismo de Portugal no Brasil, com moderação de Luciana Thomé.

Curtas & Finas

*Dia 28, às 6h, a corrida "Centauro Desbrava 2025", com a largada no estacionamento do Minas Shopping.

A prova terá percursos de 5km e 10km, em uma experiência inovadora para os corredores.

Os atletas inscritos terão kits da Nike, com patches personalizados de Belo Horizonte e tatuagens temporárias para acompanhar o clima do evento.

A prova terá premiação para os melhores colocados nas duas modalidades.

A programação começa dia 27, quando os participantes poderão retirar seus kits na loja Centauro do Minas Shopping, das 10h às 22h.

*O Rex Bibendi, Savassi/Funcionários, lançou um formato para seu almoço semanal.

Os clientes podem escolher apenas o prato principal ou montar pacote completo com entrada, sobremesa e a opção de harmonizar a refeição com uma taça de vinho.

A curadoria é da chef Jana Barrozo, que renova semanalmente o cardápio para valorizar ingredientes frescos e de temporada.


Ao comando das "caçarolas", do novo e inovador almoço do Rex Bibendi, a chef Jana Barrozo. Foto: Bia Braz

*De 13 a 20 de outubro, a “São Paulo Fashion Week N60”, marco histórico dos 30 anos do maior evento de moda do hemisfério sul. 

São três décadas de moda, cultura e transformação; expressão, identidade, pertencimento e inovação, refletindo as urgências do presente e abrindo trilhas para o futuro. 

Com desfiles no Pavilhão das Culturas Brasileiras, Teatro Iguatemi e lugares simbólicos, o evento reunirá 38 marcas e criadores.

Há duas estreias: Uó, por Marcelo Sommer; Chapéus Davi Ramos, com sua primeira coleção de roupas e o retorno de Amir Slama e Flávia Aranha.