Terça, 23 de dezembro de 2025

O presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis que, hoje, inaugura a exposição permanente, “Espaço, Memória, Cultura e Patrimônio”, do e no Palácio das Artes. Foto: Paulo Lacerda

Palácio das Culturas

Nos 128 anos de Belo Horizonte, o Palácio das Artes - maior complexo cultural da América Latina - recebe a exposição permanente “Espaço, Memória, Cultura e Patrimônio”, com as “1001 noites do templo sagrado”. A mostra traz linha do tempo graficamente projetada em grandes painéis, que contêm textos e imagens de seus principais acontecimentos.

Palácio das Memórias

E mais! QR Codes para acesso à trajetória dos construtores dessa memória e que dão nome a cada sala, busto ou galeria do Palácio, como: Juscelino Kubitschek, Clóvis Salgado, Oscar Niemeyer, João Ceschiatti, Juvenal Dias, Mari'Stella Tristão, Alberto da Veiga Guignard, Pedro Moraleida, entre outros.

Palácio de Reis

Todas essas informações também estarão disponíveis no site www.espacomemoria.com.br, que será lançado com a exposição a partir de hoje, às 10h, na área da Galeria Mari’Stella Tristão, no subsolo do Palácio das Artes. Parabéns ao idealizador do projeto e presidente da Fundação Clóvis Salgado, gestora do Palácio das Artes, Sérgio Rodrigo Reis.

Conversando e entendendo

Conhecer as necessidades das cidades, propor soluções e garantir melhorias às suas administrações são bandeiras da Associação Mineira de Municípios na gestão do presidente Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas. Uma das ações foi a assinatura de parceria, dia 15, com o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG), Durval Ângelo.

Conversando e convertendo

“Viemos ao TCEMG, hoje, cumprindo o compromisso com os prefeitos e prefeitas para começar a mudar a realidade e aplicarmos os recursos nas prioridades e responsabilidades dos municípios”, frisou Falcão. “Uma pesquisa apontou grande distorção e injustiça. A arrecadação maior é da União, depois a do Estado. Aos municípios, muitos encargos além daquilo que seria de competência dos entes”, ressaltou o presidente do TCE.


Assinando fundamental e corajosa parceria, o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais - TCEMG, Durval Ângelo e o presidente da Associação Mineira de Municípios - AMM, Luís Eduardo Falcão, também prefeito de Patos de Minas. Foto: Divulgação/ TCEMG/AMM

Nosso Natal

A campanha “Natal que Mora em Minas”, do Sistema Fecomércio/MG, Sesc e Senac, celebra o espírito acolhedor. “Nosso Natal tem gosto de coisa boa: da conversa sem pressa, do café passado na hora e da vendedora que pergunta pelos seus”, destaca a campanha. Comprar no comércio local é como entrar na casa de alguém: a porta se abre e o sorriso acolhe.

Nosso Comércio

O comércio local vai além da atividade econômica. Em Minas, as relações comerciais são humanas, próximas, confiáveis e cuidadosas. E assim, o consumidor fortalece pequenos negócios, preserva empregos, movimenta a economia regional e contribui para a sustentabilidade das cidades.

Nossa Casa

O Sistema Fecomércio/MG, Sesc e Senac reconhece a estratégia para as vendas e para a valorização da identidade mineira, como o acolhimento e a hospitalidade. A campanha surge como resposta ao avanço da impessoalidade nas relações de consumo e à crescente centralização das compras em grandes plataformas, muitas vezes distantes da realidade local.

Viva o Turismo

A atividade turística em Minas cresceu 0,5% em outubro em relação a setembro, segundo análise da Fecomércio/MG, com base em dados do IBGE. No mesmo período, o avanço nacional foi de 0,8%, o que mostra desempenho positivo também no estado, ainda que em ritmo inferior ao do país.


No Automóvel Clube, Cida Martins e Ernane Pedrosa, na festa de fim de ano da Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais - Fecemg. Foto: Arquivo pessoal


As amigas Marcela Santana e Rúbia Silva, homenageadas na “27º Peixada do Bonfim”. Foto: Edy Fernandes


A desembargadora Márcia Milanez; o presidente do Automóvel Clube de Minas Gerais, Ragheb Hamade e a esposa Silvana, com o diretor social do ACMG, Franklin Bethônico, no animado café da manhã, ainda comemorando os 100 anos do britânico clube. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Ainda sobre o bom e o boom do Turismo em Minas!

De acordo com a economista da Fecomércio MG, Fernanda Gonçalves, o resultado mensal reflete movimentos sazonais do setor.

“A variação positiva indica reação pontual da atividade turística, mas é preciso cautela na leitura”.

“Cautela porque essa base de comparação sofre influência de fatores sazonais e oscilações típicas do período”, afirma.

*De 23 a 31 de janeiro de 2026, a “29ª Mostra de Cinema de Tiradentes” é vitrine do cinema brasileiro contemporâneo e ponto alto do turismo cultural do verão em Minas.

Com programação gratuita, filmes em pré-estreias, debates, formações e atividades artísticas.

Ao mesmo tempo, impulsiona experiências turísticas em Tiradentes e nos arredores, como Bichinho, Resende Costa e Coronel Xavier Chaves.

*Em Minas, a Cozinha é a rainha do lar, concordam? Daí, o charme e a graça da vez!

Assim, o Supernosso lança sacolas que unem sustentabilidade, design e o vocabulário mais querido de quem sabe que “trem” serve pra quase tudo.

São seis estampas exclusivas, em dois tamanhos, com frases que dispensam legenda e ativam a memória.

“Trem di carregá us trem”, “Arreda qui cabe mais, uai!”, “É amor dimais da conta, uai!”.

“Um tikim di amor e di queijo num pó faltá”, “Lá vai eu pácáduzôto di novo” e “Tô chei di trem bão”.

“Juntano” até 15 kg na versão maior, as sacolas são para durar, circular e reduzir o uso de descartáveis.

As frases são assinadas pela artesã Sandra Moreira, criadora da PanDiPrato, marca que nasceu em 2020.

E também a partir de simples inquietação: por que panos de prato não podem ser bonitos, bem-feitos e cheios de sentido?