Terça, 19 de março de 2024
E fechando o Super Aniversário, Paulo Henrique e Mariana Vasconcelos, Fabíola e Antônio Araújo, Leonardo e Paula Leal. Foto: Arquivo pessoal
Bom José
Poucos nomes são tão bonitos, universais e brasileiros, como José que, no Brasil, ainda ficou mais simples, coloquial, humilde, íntimo, banal e às vezes até pejorativo: Zé! Nome tão universal que, em 1969, o compositor francês Georges Moustaki, de origem grega, mas nascido em Alexandria, no Egito, compôs e gravou uma pequena joia, que batizou como “Joseph”.
Bom Giuseppe
Georges Moustaki era nome artístico. Ele se chamava Giuseppe (José em italiano, Youseff em árabe) Mustacchi. No Brasil, ganhou uma impecável versão da saudosa cantora Nara Leão que, em 1970, apareceu e fez enorme sucesso, na voz, pasmem, da roqueira e não menos saudosa, Rita Lee, como “José” (Meu Bom José), logo após sua separação do mítico grupo Os Mutantes.
Bons nomes
Os clipes originais, de Moustaki e Lee, são lindos. A música ainda mais e a letra, impecável. “Olha o que foi meu bom José, se apaixonar pela donzela, dentre todas; a mais bela, de toda sua Galiléia. Casar com Deborah ou com Sarah, meu bom José você podia. E nada disso acontecia, mas você foi amar Maria. Você podia simplesmente ser carpinteiro e trabalhar, sem nunca ter que se exilar, de se esconder com Maria”.
Bons filhos
Os novos filhos de José, carpinteiros, profissão mais antiga que Cristo, continuam artesãos. E assim, durante “milênios”, o Governo de Minas Gerais celebra o “Dia do Artesão”, hoje, dia de São José, com uma exposição e atividades que valorizam nossas artes gerais. Então, um presentão para inaugurar a "7ª Semana do Artesão Mineiro", da Fundação Clóvis Salgado, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - Sede-MG e Sebrae Minas.
Boa volta
De amanhã ao dia 31, no Palácio da Liberdade, a reedição da exposição “São José – O Artesão”, realizada em 2005 no Palácio das Artes, também em homenagem ao Dia do Artesão, com obras de artistas de todo o estado, nos mais diversos suportes e materiais. A nova edição da mostra faz parte da programação do projeto turístico “Minas Santa 2024”, uma ação do governo estadual, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo.
Boas tradições
Tudo para promover e celebrar as diversas tradições religiosas de Minas Gerais no período da Semana Santa. O ápice acontece no Circuito Liberdade, da Praça da Liberdade à igreja da Boa Viagem, com a encenação da Via Crucis ou Via Sacra de Liberdade, dia 29. Ainda na mostra, esculturas, pinturas, bordados e estandartes.
Bons detalhes
No Palácio da Liberdade, serão expostos cerca de 70 itens, feitos por 54 artistas de 32 cidades mineiras. Depois do período expositivo, as obras estarão à venda, mas também é possível reservá-las. Outras 45 obras foram direcionadas para a Vitrine Especial de São José, no Centro de Artesanato Mineiro, no Palácio das Artes.
Bons artesões
Elas foram feitas por 30 artistas diferentes, de 14 municípios de Minas Gerais e todas estão disponíveis para venda imediata. Além da exposição “São José – O Artesão”, a Semana do Artesão promove diversas atividades de 19 a 22 de março em Belo Horizonte e em outros municípios mineiros.
Lindo trilhão
Todo mundo já sabe, mas queremos parabenizar o Governo de Minas e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio, que nos passou a excelente notícia: o PIB de Minas ultrapassa R$ 1 trilhão pela primeira vez na história. De novo: o Governo de Minas alcançou seu maior Produto Interno Bruto - PIB de todos os tempos.
Almoço Harmonizado
O Pacato, em Lourdes, e a Vinícola Luigi Bosca, convidam para almoço, hoje, das 12h às 15h, com cardápio harmonizado com os vinhos da Bodega Luigi Bosca. Conduzindo a experiência, o enólogo chefe, Pablo Cúneo, símbolo da valorização da natureza, dos cultivos e dos ingredientes.
Almoço Regado
Fundada há mais de 120 anos pela família Arizu, a Bodega Luigi Bosca tem cuidadosa e inovadora vinificação, com a tradição de aproveitar apenas o melhor “terroir” de Mendoza, Argentina. Será um prazer receber um grande abraço do Chef Caio Soter.
Ainda comemorando o aniversário do diretor da Detronic Desmontes e Terraplenagem S.A., Ayres Barreto, no espaço Lanai Eventos, Pampulha, Leonardo e Paula Leal. Foto: Arquivo pessoal
Mais dois incontornáveis convidados de Ayres Barreto, Regina Porto e Marco Antônio Gontijo. Foto: Arquivo pessoal
Curtas & Finas
*Expressar as riquezas da musicalidade brasileira por meio de sons múltiplos e vibrantes que ecoam da viola caipira sob o comando de artistas regionais.
É o “Festival Viola Orgânica” que estreia em Contagem, dia 24, às 11h, no Parque Ecológico do Eldorado.
Com entrada gratuita, o evento contará com apresentações musicais, pintura artística em grafite e feira orgânica.
*A Feira Nacional do Artesanato, realizada há 34 anos, é hoje considerada uma das maiores do segmento na América Latina e traz a versão digital como inovação.
A edição 2024 acontecerá em dezembro, mas até lá, a variedade e a beleza do artesanato nacional estão no link www.eravirtual.org/feira2023.
*Agências de modelos perdem mercado para a Inteligência Artificial - IA. Idem dubladores de filmes.
Mulheres criadas por IA estão chegando para roubar o trabalho das estrelas da pornografia.
A IA mudará o entretenimento adulto para sempre, mas os riscos para as profissionais do sexo e para todas as pessoas são profundos.
*A Ibi – Internet Brasileira Incrível, provedora de internet em fibra ótica, está contratando profissionais de diversas áreas.
Áreas para atuação em Ipatinga, Governador Valadares, Caratinga e Juiz de Fora.
*Nasce mais um projeto de luxo da Patrimar, em Lourdes, a um quarteirão do Minas Tênis Clube.
O empreendimento José Torres Franco conta com diversas possibilidades que começam com um lazer premium, conforto e requinte.
E vão até apartamentos de quatro suítes, com plantas que privilegiam a circulação e integração dos ambientes.