Terça, 18 de novembro de 2025


No diário de bordo da Abrajet/MG, nos Açores e em Lisboa, Portugal, o presidente da associação, Antônio Claret Guerra; o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro e o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo, durante "happy hour" oferecida aos mineiros na Residência da Embaixada, na Estrada das Laranjeiras. Foto: arquivo pessoal


A secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas dos Açores, Berta Cabral. Foto: arquivo pessoal

Ilha Maravilha

Finalmente o relato de nossa visita, como integrantes da delegação de Minas Gerais, pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Abrajet/MG, à Região Autônoma dos Açores (Ilha de São Miguel), de 25 a 29 de outubro, com chegada na maior cidade da região, Ponta Delgada. Ao comando, o presidente da associação, Antônio Claret Guerra.

Ilha da Fantasia

Fazendo parte da delegação, não apenas jornalistas, mas também, o ex-governador de Minas Gerais, Eduardo Azeredo; o titular da coluna e seu filho, João Paulo Navarro; Antônio Claret Guerra e sua esposa Suely; o vice-presidente da Abrajet/MG, Ozório Couto; o jornalista, Marden da Motta e a jornalista, Luana Couto.

Ilha da Alegria

O “Fam Press” (viagem de familiarização para a imprensa) foi o primeiro internacional na História da Abrajet/MG e teve o apoio do Governo da Região Autônoma dos Açores, por meio do diretor regional das Comunidades, Jose Andrade; do diretor geral das Américas da TAP, Carlos Antunes e do diretor de Marketing do Vila Galé, Pedro Ribeiro.

Ilha das Delícias

Passemos ao que mais interessa os leitores, os atrativos turísticos dos Açores, segundo o próprio Antônio Claret Guerra. “Os Açores são, atualmente, o melhor destino de aventura da Europa, com oferta múltipla e variada de produtos turísticos, com a particularidade de serem vividos em contato com a natureza, de forma sustentável”.

Ilha de Atrações

Continua Claret: “Quem diz isso é a ‘32ª. World Travel Awards’, ao lembrar que os Açores têm cerca de 89 trilhas homologadas e sinalizadas, em extensa rede de caminhos classificados segundo o grau de dificuldade. O golfe é outra atração, já que o clima permite jogar em qualquer estação do ano”.

Ilha e Ilhas

“Os passeios a cavalo são outra forma de conhecer as nove ilhas. Os Açores são um lugar vivo e autêntico, durante todo o ano. Ao longo dos séculos, o povo açoriano manifestou elevada consciência política que ajudou a moldar personalidades ilustres, como o primeiro presidente da República de Portugal, o açoriano Manuel de Arriaga e seu sucessor Teófilo Braga”.

Ilhas de Vida

Com a palavra o principal anfitrião da viagem, o diretor regional das Comunidades do Governo da Região Autônoma dos Açores, José Andrade: “temos duas importantes missões estratégicas, a devida valorização dos açorianos residentes no exterior e a plena integração dos cidadãos estrangeiros que escolhem nossas ilhas para viver”.

Ilha de Irmandade

E atualizando, semana passada, José Andrade resumiu a oportunidade: “O ‘Fam Press’ da Abrajet de Minas Gerais estreitou a distância geográfica e temporal entre os pequenos Açores e o imenso Brasil. A comunicação social dos jornalistas mineiros deu e continuará dar, em 2026, um contributo determinante para que os Açores sejam cada vez mais conhecidos e apreciados no Brasil”.

Ilhas de Náufragos

“Mais de 6.000 imigrantes de 95 países residem em 19 municípios das nove ilhas dos Açores, com destaque para os brasileiros que já representam mais de 20 % desse total. São todos bem-vindos. Minas registra importante contribuição aos açorianos em seu povoamento. Nosso desafio é colocar Minas no mapa açoriano do Brasil, com a recente criação da Casa dos Açores no Estado”.

Ilha de Tesouros

Todo o grupo do “FAM Press” da Abrajet ficou hospedado no centro de Ponta Delgada, no famoso e luxuoso Hotel Vila Galé Collection, presente do diretor Comercial e de Marketing, Pedro Ribeiro. Instalado em imóvel histórico, é uma unidade de charme português, com restaurante de alta qualidade dedicado à gastronomia regional.


O ex-governador, Eduardo Azeredo, o Duque de Bragança e chefe da Casa Real Portuguesa, Dom Duarte Nuno Pio; o vice-presidente da Abrajet/MG, Ozório Couto; Suely Calais e Antônio Claret Guerra, no restaurante Gambrinus, pérola gastronômica de Lisboa. Foto: arquivo pessoal


O diretor do Departamento de Comunicação e Promoção Turística da Visit Azores, Nuno Martins, e o diretor de Comunidades dos Açores, José Andrade. Foto: arquivo pessoal


Os participantes do "Fam Press" da Abrajet/MG, nos Açores. Foto: arquivo pessoal

Curtas & Finas

*Piscina externa, “Satsanga Spa & Welness”, com piscina interior, massagens e tratamentos estéticos.

É também unidade temática, dedicada à história dos Açores, mas também da aviação e das comunidades açorianas.

Na Praça de São Francisco, permite rápidas deslocações para descobrir as principais atrações turísticas de Ponta Delgada.

Além de outros pontos turísticos da ilha de São Miguel. Seus 92 quartos esbanjam a hospitalidade portuguesa.

Obrigado à TAP, no ano em que completa 17 anos de voos diários Belo Horizonte/Lisboa.

A TAP, via seu diretor-geral para as Américas, Carlos Antunes, foi a transportadora oficial dos jornalistas mineiros até Lisboa.

De lá, partindo do Aeroporto Humberto Delgado, os profissionais de turismo seguiram para a Ilha de São Miguel.

É a mais conhecida das nove ilhas do Arquipélago, chegando ao meio do Atlântico Norte, na altura do Canadá, em voo de 2h30.

“Confuso” horário de apenas três horas acima do Brasil (Lisboa tinha quatro).

O trecho BH-Lisboa, num Airbus A-330 Neo, oferece eficiência energética e menor impacto ambiental.

Antunes destaca o “Programa Stopover”, premiado internacionalmente.

Programa que permite aos passageiros até 10 dias em Portugal, em escala até qualquer destino final na Europa.

Ops! Sem custo adicional, fortalecendo a experiência turística no país.

Poliglota e conhecedor profundo do turismo internacional, Carlos Antunes é formado em vendas e marketing.

MBA em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

A TAP é a companhia que mais voos tem para o Brasil, em 102 frequências semanais.

Presença em 13 capitais brasileiras, sendo o Brasil o mercado mais importante da empresa depois de Portugal.