Terça, 17 de setembro de 2024
Em almoço de lançamento da Campanha "Mergulhe nesta ideia", no PIC Cidade, o diretor financeiro da APPA, Guilherme Domingos, e o presidente do PIC, Antônio Eustáquio da Rocha Soares. Foto: Edy Fernandes
No mesmo evento no PIC Cidade, o empresário Celso Picchioni e o jornalista Eujácio Silva. Foto: Edy Fernandes
Mergulhe nesta ideia
O Pampulha Iate Clube - PIC, comandado pelo presidente Antonio Eustáquio da Rocha Soares, lançou a campanha “Mergulhe nesta ideia”, a fim de captar recursos para a restauração do painel “Peixes”, de autoria do artista brasileiro Candido Portinari. O projeto de recuperação da obra, elaborado pela Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes – APPA, foi aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. Os interessados em fazer doação podem abater o valor no Imposto de Renda devido - até 4% para as empresas (pessoas jurídicas) e 6% para as pessoas físicas.
Salve o “Peixes”
Inaugurado juntamente com a sede do PIC, na Pampulha, em 1961, o painel “Peixes”, de Portinari, é uma das dez obras do gênero existentes no Brasil. Com 2,90m de altura e 6,50 m de comprimento, ele é composto por 817 azulejos, cada um medindo 15 cm x 15 cm. Nas cores azul e branco, a obra abstrata traz peixes figurativos e expressivos e mostra, ainda, o movimento das águas e dos recifes. A montagem do painel foi feita pela empresa Casa Conrado, de São Paulo, a primeira empresa de vitrais do Brasil.
Reconhecimento
Nossos cumprimentos ao executivo Júlio Damião Soares, CFO Global do PTC Group e presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF-MG, eleito o “Administrador do Ano 2024” pelo Conselho Regional de Administração de Minas Gerais – CRA. O prêmio representa o reconhecimento à trajetória e à contribuição do executivo para o desenvolvimento da administração e da sociedade. Júlio Damião tem mais de 23 mil seguidores no LinkedIn e é autor do livro sobre finanças “Tecla SAP”.
Júlio Damião, eleito o “Administrador do Ano” pelo CRA-MG. Foto: Davi Martins
Clima de insegurança
Os moradores e comerciantes do bairro Belvedere estão preocupados com a onda de assaltos, alguns em plena luz do dia, que têm sido registrados na região, nos últimos meses. Diante do clima de insegurança, quem caminha pelas ruas tem que esconder o celular e não pode ostentar adereços de valor. Tem até quem faça questão da companhia de um pastor alemão para afastar os mal-intencionados. Nem a Base Móvel Comunitária, da Polícia Militar, que faz a segurança do bairro, parece assustar os bandidos.
Cuidado: buraco!
Ainda sobre as mazelas de BH, dá tristeza caminhar pela Praça Mendes Júnior, próxima à Praça da Liberdade. Em frente à Biblioteca Pública e ao QG da PMMG, de um lado, e seguindo o “muro cego” lateral do Palácio da Liberdade, do outro lado da rua, os passeios de pedra portuguesa, que deveriam embelezar a área, estão cheios de buracos e pedras soltas. São uma ameaça à integridade física de quem se arrisca a andar a pé por lá. E fica a pergunta: quem é o responsável pela manutenção dos passeios?
Janela para a cidade
Outra questão que intriga este colunista apaixonado por BH: por que não trocar aquele “muro cego” lateral do Palácio da Liberdade, voltado para a Praça Mendes Júnior, por uma estrutura que possibilite mais interação com a população? Como seria agradável passar por ali e poder apreciar os jardins do Palácio! Um exemplo do impacto positivo de edificação que proporciona o diálogo da instituição com a cidade está a apenas um quarteirão de distância do Palácio da Liberdade: o Minas Tênis Clube, outro símbolo da nossa paisagem urbana.
Janela para o Minas
Como parte do Plano Diretor de modernização do Minas I, o muro de cimento de seu entorno foi substituído por um belo portal de vidro, na rua da Bahia, e janelões de vidro, na rua Antônio de Albuquerque. E mais, para preservar a vida dos pássaros, que não conseguem perceber o vidro como uma barreira, o Minas providenciou a aplicação de adesivos especiais, com arte exclusiva, no portal e nos janelões. A população, os turistas e a natureza agradecem!
Curtas & Finas
*A Casa Fiat de Cultura convida para o bate-papo, hoje, às 19h30, com o artista visual Rafael Vilarouca, titular da exposição “Babel”, em cartaz na Piccola Galeria. Convites: Sympla.
*A italiana Azimut Yachts, maior produtora de iates de luxo do mundo, apresentará seu novo modelo da Coleção Flybridge, o Azimut Fly 56, no São Paulo Boat Show 2024, de 19 a 24 deste mês, na capital paulista.
Imagens da primeira unidade foram reveladas em preview fechado para clientes, no litoral de Santa Catarina, onde se localiza a sede da fábrica brasileira da marca.
*A 18ª Mostra CineBH e 15º Brasil CineMundi promovem o “Ciclo de Debates” sobre as transformações e as perspectivas do mercado audiovisual brasileiro e as conexões globais, abordando temas como políticas públicas, diversidade, novos modelos de negócio e oportunidades no setor. Inscrições até o dia 20, pelo site cinebh.com.br.