Terça, 14 de janeiro de 2025
No Ponto Savassi, quatro mentes brilhantes: Nestor de Oliveira, Fernando Fantini, Juarez Machado e Roberto Brant. Só faltou o Lauro Diniz. Foto: Arquivo Pessoal
Boas da Forbes
Com o fim das festas e férias, muita gente tem dificuldade de voltar ao trabalho. É a “ressaca pós-férias“. Essa mudança abrupta pode gerar ansiedade, sensação de perda e aumentar o estresse, já que o contraste entre férias e as responsabilidades do trabalho dificulta ainda mais a motivação nesse período.
Boas e poucas
No entanto, adotando algumas estratégias e mudanças de mentalidade, é possível vencer. Permita-se retomar o trabalho gradualmente. Em vez de focar nos desafios, crie uma expectativa positiva para o ano novo. Você transforma os meses monótonos do início do ano em possibilidades.
Boas e muitas
Antes de voltar ao trabalho, reintroduza gradualmente a rotina, ajustando o sono, planejando refeições ou organizando seu espaço de trabalho para entrar no clima. Use técnicas como meditação ou respiração profunda. Seja grato: reconheça os aspectos positivos de sua vida profissional, como os colegas, o impacto do seu trabalho ou as oportunidades que ele oferece.
Boas e certas
Resiliência! Lembre-se de que pequenas dificuldades são temporárias. Reaproxime-se dos colegas e fortaleça suas relações. A interação social no trabalho pode aumentar a motivação e o senso de pertencimento, o que te ajuda a se reconectar com o ambiente e começar o ano com energia renovada. De Jack Kelly, colaborador sênior da Forbes USA.
Minas Ancestrais
Mestres da arte mineira estão na exposição “Ancestral: Afro-Américas - Estados Unidos e Brasil”, no Museu da Arte Brasileira da FAAP – MAB/FAAP, em São Paulo, até dia 26, com entrada gratuita. Sob a curadoria dupla da brasileira Ana Beatriz Almeida e da americana Lauren Haynes e direção artística de Marcelo Dantas, a mostra destaca a arte afro-diaspórica nos EUA e Brasil.
Minas Internacionais
Em pauta, os trabalhos de Sônia Gomes, Paulo Nazareth, Sebastião Januário e Davi de Jesus Nascimento ao lado de trabalhos de outros 70 artistas nacionais e internacionais, como Abdias do Nascimento, Rosana Paulino, Bispo do Rosário, Nari Ward e Simone Leigh.
Minas Nacionais
Após encerrar sua estreia em São Paulo, “Ancestral” seguirá em itinerância pelo Brasil, passando pelas unidades do Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília e, finalmente, pelo Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira - MUNCAB, em Salvador.
Assunto da hora
Na educação, saúde, agricultura, varejo, entretenimento, finanças e em tudo a inteligência artificial transforma nossas vidas. Vilã ou heroína, não tem volta, veio para ficar, mudar e exigir seu lugar de copiloto. Cabe a nós sermos os pilotos. À medida que seu uso se expande e sua influência cresce, torna-se indispensável discutir suas implicações éticas.
Assunto de hoje
Com o objetivo de fomentar esse debate, a PUCPRESS, editora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, lança a tradução inédita de "A ética na inteligência artificial: princípios, desafios e oportunidades". Na obra, Luciano Floridi apresenta uma análise sobre os impactos da IA na sociedade contemporânea, abordando questões éticas fundamentais que moldarão o futuro da tecnologia.
Assunto de sempre
Em suas reflexões, Floridi desafia visões alarmistas sobre a inteligência artificial. "O desenvolvimento de IAs não é ficção científica. O Exterminador do Futuro não está chegando”. Para ele, a revolução IA está na forma como enxergamos a nós mesmos e nossas responsabilidades. “Ela nos convida a refletir sobre quem somos, poderíamos ser e gostaríamos de nos tornar; sobre nossas responsabilidades e autoconhecimento. Isso desafiará profundamente nossa identidade”.
Não falta mais, eis o elegante e não menos brilhante, Lauro Diniz, ausente da Savassi, mas já de volta, porque estava aí, deixando-se levar, no Beco dos Ventos, em Nova Viçosa, Bahia. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*A Fundação Dorina Nowill para Cegos, em São Paulo, é referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão.
Fundação que confirma o nome de Eduardo de Oliveira como o novo presidente do Conselho Curador, com mais de duas décadas de contribuição à Fundação.
Eduardo assume o cargo para o mandato de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2027, trazendo vasta experiência e compromisso com a causa da inclusão.
*A comunicadora, influenciadora, escritora, educadora e palestrante Cíntia Chagas, chega dia 24 de março, estreando a turnê “Chique, Chiquíssima!”, no BeFly Minascentro.
Belo Horizonte, cidade natal de Cíntia, foi escolhida devido ao carinho que ela tem pela cidade.
Figura de destaque nas redes sociais, onde acumula quase sete milhões de seguidores, Cíntia Chagas transmite muita elegância e sofisticação.
Isso, com seu jeito chique de viver e de se comunicar, aliado a um humor ácido e inteligente, o que atrai o público do mundo inteiro.