Terça, 12 de novembro de 2024
Os mineiros, Sérgio Myssior e Thiago Metzker, entre os Observadores Internacionais, na Conferência das Partes sobre as Mudanças Climáticas - COP 29, no Azerbaijão. Foto: Estático Zero
Olhos de águia
Desde ontem, o urbanista Sérgio Myssior e o biólogo Thiago Metzker, especialistas mineiros em ESG, à frente do Grupo MYR e do Instituto Bem Ambiental (IBAM), estão entre os Observadores Internacionais selecionados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a Conferência das Partes sobre as Mudanças Climáticas - COP 29.
Olhos de lince
Até dia 22, representantes de 198 países, ONGs e líderes estarão em Baku, Azerbaijão, buscando reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Um dos pilares propostos é o financiamento climático, subsidiando recursos para a adaptação dos grupos, cidades e países mais vulneráveis à loucura climática que assombra a Terra.
Começou a acabar
Sim, idolatradas e queridos, já começou a séria série, “onde você vai passar o ano? ”. Então vamos à primeira dica de 2024, para 2025, o “Réveillon dos Sonhos” no Vila Chalezinho: com “open bar e open food premium”. Cada detalhe um brinde à chegada do novo ano, com suas dores e delícias. Ingressos já no Sympla.
O chef, Alex Atala, saudando a mandioca, em Harvard. Foto: Jairo Goldflus
Riram da Dilma
Alex Atala foi o único brasileiro escolhido por Harvard para participar da “Science and Cooking Lecture Series 2024”. Em parceria com os espanhóis Ferran Adrià e José Andrés, o projeto reúne professores da instituição, chefs célebres e grandes especialistas da gastronomia mundial para apresentar a ciência que existe por trás das diferentes técnicas de cozinha.
Riam de Alex
No caso do chef brasileiro, que fez palestra aberta, ontem, e dá uma aula, hoje, para aproximadamente 200 alunos da Harvard, o tema escolhido é “A ciência por trás da tapioca: notas sobre fermentação e cultura brasileira”. Autor de diversos livros, entre eles o “Mandioca: manihot utilissima pohl”, Atala diz que a ideia não é se colocar como um expert em fermentação.
Riam da Ciência
Atala prefere levar uma reflexão, reconhecendo o valor desta ciência originária brasileira e milenar, de um ingrediente que já existia “muito antes de o Brasil ser o Brasil”. “A fermentação faz parte de todas as camadas que derivam da mandioca. Vira goma, líquido, farinha. Só ciência moderna? A milenar não seria tão valiosa quanto? ”, questiona.
Porta de Saída
Os avanços de infraestrutura do BH Airport foi um dos temas abordados, durante o “1º Seminário de Investimentos e Oportunidades de Infraestrutura em Minas Gerais”, dia 29 de outubro, no Teatro Sesiminas. A apresentação foi conduzida pelo CEO do BH Airport, Daniel Miranda, durante o painel “Concessões em Minas Gerais”.
Porta de Entrada
Painel que discutiu avanços e desafios das concessões no estado, o papel do setor privado no desenvolvimento da infraestrutura e as melhores práticas para eficiência, inovação e sustentabilidade nas concessões públicas. Daniel evidenciou o antes e depois do terminal, desde a concessão há 10 anos.
Porta do Futuro
E mostrou a evolução do BH Airport, que já recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos de infraestrutura na última década sendo, uma das mais importantes, a construção de um novo terminal, que ampliou a capacidade do aeroporto de 10 milhões para 32 milhões de pessoas por ano, elevando a qualidade do atendimento aos passageiros.
No “1º Seminário de Investimentos e Oportunidades de Infraestrutura em Minas Gerais”, no Teatro Sesiminas, o CEO do BH Airport, Daniel Miranda. Foto: Divulgação/BH Airport
Prefeitos desafiados
Os prefeitos eleitos de 5.569 cidades brasileiras terão 1001 desafios, além dos gargalos de sempre: mobilidade urbana, moradia, educação, segurança, saúde e, uma questão mundial, a crise climática. A resolutividade dependerá da identificação minuciosa desses e de outros problemas com celeridade.
Prefeitos preparados
As inovações tecnológicas podem ser importantes aliadas. O aplicativo “Cidades Inteligentes”, nos sistemas Android e IOS, quer desburocratizar a relação entre cidadãos e prefeituras, buscar soluções e garantir uma administração eficiente e integrada, contribuindo para o desenvolvimento do município.
Lis Cereja, cujo sobrenome é uma redundância, que lançou o lindo e delicioso livro, “Vinho Natural”, dia 8, no restaurante Abasto. Foto: Katiuska Salles
Curtas & Finas
*O Far East, Nova Lima, desempenha importante papel social para os moradores do Jardim Canadá, como o Natal do Bem.
O evento prevê atender cerca de 250 crianças e adolescentes, dia 27, das 13h às 16h, no Espaço Far East.
Com a ajuda de empresários locais e parceiros, a confraternização proporcionará tarde de brincadeiras, interação e muita diversão.
Tudo para receber alunos de instituições atendidas que receberão presentes, antes da chegada do Papai Noel.
*O bairro de Lourdes está cada vez mais o que já foi a Savassi, que também parece ressuscitar dos limbos do abandono. Oremos!
Assim, a Somattos Engenharia amplia investimentos na região, onde já atua há muitos anos.
Dia 5, a empresa apresentou seu novo empreendimento de luxo, “Casa Aleixo”.
Com Valor Geral de Vendas - VGV estimado em R$ 100 milhões, o residencial está em fase de pré-lançamento.
*"Um coração gentil é responsável por aproximá-lo de Deus e de todas as coisas boas que ele preparou para você", afirma o teólogo e pastor Naor Pedroza no livro "Na presença do Pai".
Pedroza diz que ser mais gentil com o próximo e grato pelas coisas mais simples pode ajudar a melhorar sintomas como ansiedade e estresse.
Bom presente de Natal e até de amanhã, Dia Mundial da Gentileza.