Terça, 1 de abril de 2025
O CEO da Cemig SIM, Iuri Mendonça, dizendo "yes" e "oui" para a expansão. Foto: Divulgação/Cemig SIM
Cemig Yes
A Cemig SIM, que atua no segmento de minigeração fotovoltaica, na modalidade de energia solar remota (assinatura), celebra mais um marco em sua trajetória de cinco anos: a expansão da operação para outras distribuidoras. Um avanço que reforça o cumprimento do plano de investimento de R$3,5 bi até 2029. O portfólio de capacidade instalada atual é de 300 MWp operacionais.
Cemig Agora
Neste momento, a Cemig SIM realiza estudos de viabilidade operacional em diferentes estados do país, com atenção especial para as regiões Sudeste e Centro-oeste, onde a presença da Energia Livre Cemig já é sólida, ratificando uma estratégia de sinergia entre as frentes de negócio do Grupo Cemig.
Cemig Livre
“A ampliação da nossa capacidade de geração seguirá a mesma lógica da comercialização do mercado livre. Daremos nosso primeiro passo fora de Minas Gerais em regiões onde há maior conhecimento da marca e relacionamento com o mercado”, destaca Iuri Mendonça, CEO da Cemig SIM.
Cemig Sempre
O foco do crescimento da empresa está amparado no oferecimento de mais uma alternativa sustentável de energia ao consumidor brasileiro, além de fortalecer o segmento de geração distribuída (GD) em âmbito nacional, fomentando a transição da matriz energética brasileira. “Temos a ambição de atingir 1 GWp de capacidade instalada com essa expansão”, detalha Mendonça.
Maria Fernanda
A Menin Douro Estates lança, pela primeira vez, um vinho da vinícola no Brasil. Rubens Menin e Menin Douro Estates convidam você para jantar de lançamento do vinho “Maria Fernanda”. Entre vinhas centenárias, nasceu este vinho tinto de vinhas velhas dedicado à filha de Menin. É também um vinho em homenagem ao tempo, à contemplação e aos labirintos da existência desenhados pelos socalcos do Douro. Hoje, às 19h30, no Espaço Altíssimo.
Dupla sustentabilidade
A Câmara Portuguesa de Comércio no Brasil - MG abre vagas para o 1º Prêmio Internacional de Sustentabilidade Brasil-Portugal. A iniciativa busca reconhecer projetos inovadores na área de meio ambiente e sustentabilidade, tanto brasileiros como portugueses. Os interessados devem se inscrever até o dia 20 de junho pelo site www.premiobrasilportugal.com.br.
Sustentabilidade irmã
O prêmio tem como tema o ESG (Ambiental, Social e Governança), modelo que orienta e avalia práticas sustentáveis. O troféu "Prestígio Sustentável" será concedido a iniciativas de cidades, empresas, startups e centros de pesquisa do Brasil e de Portugal que apresentem projetos, pesquisas ou soluções inovadoras para a sustentabilidade ambiental.
Sustentabilidade da hora
As categorias de inscrição dos projetos são alinhadas aos pilares do tema ESG, além de uma categoria especial para o Prêmio Master de Sustentabilidade. Todos os inscritos deverão seguir os parâmetros estabelecidos no “Regulamento da Premiação”, disponibilizado no site do prêmio.
Seminário crucial
Dias 8 e 9 de abril, das 14h às 18h, a Associação Brasileira de Comunicação Pública - ABCPública realizará o 1º Seminário Regional de Comunicação Pública de Minas Gerais. O evento, online e gratuito, é voltado para profissionais, acadêmicos, gestores públicos e demais interessados no tema.
Seminário seminal
O seminário terá inscrições disponíveis no site seminariominas.abcpublica.org.br, com vagas limitadas. A programação contará com palestras, mesas-redondas e painéis que discutirão a Comunicação Pública como instrumento de cidadania e combate à desinformação.
Seminário estratégico
Na abertura, a palestra “Comunicação estratégica em Comunicação Pública”, ministrada por Jorge Duarte, presidente da ABCPública e servidor da Embrapa. Na sequência, a mesa-redonda “Os princípios da Comunicação Pública contra a desinformação e para o fortalecimento da democracia”.
As belas e iluminadas, Myrthes Ganz e Luiza Sales. Foto: Edy Fernandes
Curtas & Finas
*Ainda sobre o “1º Seminário Regional de Comunicação Pública de Minas Gerais”.
A mesa-redonda reunirá Armando Medeiros de Farias (LCM Conexão Pública), a professora Drª. Ângela Cristina Salgueiro Marques (PPGCOM/UFMG).
E Bernardo Miranda (Cemig), sob a mediação do professor Dr. Leandro Heringer (PUC Minas / SES-MG).
*Vale muito conferir a exposição “Cosmogonias”, na Praça da Liberdade, em frente ao Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Liberdade.
A mostra traz as obras das artistas indígenas Liça Pataxoop e Kawany Tamoyos, que ocuparão os tapumes da fachada do museu enquanto ele passa por obras de renovação.
A exposição, que integra o projeto Memorial Vale Itinerante, propõe uma reflexão sobre identidade.
Identidade, ancestralidade e a força das mulheres indígenas, transformando o espaço urbano em um território de memória e resistência.
*O primeiro e maior concurso de butecos do Brasil começa, dia 11 de abril, sua 25ª edição.
Até 11 de maio, os belo-horizontinos vão poder saborear os petiscos do Comida di Buteco em 125 bares da cidade.
Isso, além de escolherem o melhor buteco por meio de votação popular somada às avaliações de um júri especializado.
A lista com todos os participantes acaba de ser divulgada no https://comidadibuteco.com.br/_. Os pratos terão preço único de R$ 35.