Sinal vermelho

Soprando velinhas no Ramada Encore Luxemburgo, nosso querido Thiago Romano ladeado por Douglas Drumond e a CEO da Vert Hotéis, Érica Drumond
Foto: Edy Fernandes

Sinal vermelho
De José Aparecido Ribeiro, consultor em assuntos urbanos. Esta overdose de sinais vermelhos no trânsito roxo de Belo Horizonte não é paranoia. Também não é porque “a cidade é para as pessoas, e não para os carros”. A onda vermelha ataca onde não há nem vestígio de pedestres ou trânsito. Embora ninguém seja a favor dos apressadinhos, o correto seria uma onda verde que privilegiasse a fluidez.

Sinal de desperdício
Fluidez  se a velocidade de 60km/h for respeitada. Mas nem os 60km/h, em corredores que poderiam ser 70km/h, sem riscos para a vida, têm sido suficientes para nos deslocarmos com um mínimo de previsibilidade e rapidez por BH. Perda de tempo, dinheiro, trabalho e paciência.

Sinal de acefalia 
O gestor do trânsito não se contenta em estreitar vias, manter piso em estado lastimável, instalar sinais, radares, detectores de avanço e invasão de faixas. Eles seguem perseguindo e dificultando a vida de quem tem carro, numa demonstração inequívoca da sua ineficiência.

Sinal de atraso
Mesmo que Buenos Aires tenha metrô há mais de 100 anos, parece que nem em 200 teremos em BH. Enquanto isso, vão atravancando o caminho dos carros,  enfiando péssimo transporte coletivo goela abaixo da população que deseja deslocar-se de carro, lotando a cidade de prédios em ruas que não podem crescer, inventando paliativos que não duram um ano e, de 50 em 50 anos,  fazendo obras em canteiros, em vez de túneis, viadutos, trincheiras, pistas rápidas, entre outras estranhas manias do século 21.

A competente equipe do Ouro Minas: a gerente marketing Monaline Alvarenga, o chef do restaurante Quinta do Ouro Hélio Santos e a assistente de marketing Rebecca Freitas
Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

* A Primus avisa: a Emirates utilizará o A380 entre Dubai e São Paulo a partir de 26 de março. É o primeiro voo regular com esta aeronave para a América do Sul.

A mudança para o A380 oferece, pasmem!, um total de 959 assentos adicionais por semana em cada direção, o que vai ao encontro da demanda crescente de viajantes na rota.  Com a mudança, São Paulo entra para o seleto grupo do A380.

* Sem humor negro, mas comentário geral. Com tanta rebelião em presídios, e se uma delas ocorrer na Papuda ou em Bangu, onde estão as celebridades do PT e em particular, o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral?

* Vão se rebelar por mais mordomias ou serão vítimas? Provavelmente a segunda opção, já que as brigas são entre facções. A concorrência dos bandidos com meliantes do PMDB e PT é covarde e grande!

* Abertura da exposição "Prazer e Morte: a escultura atemporal de Marco Aurélio R. Guimarães", dia 23, 19h, na Casa Fiat.