Sexta, 12 de dezembro de 2025


No espaço “Villa Bisutti Cardoso de Melo”, em São Paulo, na festa de fim de ano da Stellantis, o vice-presidente de Comunicação Corporativa da Stellantis para a América do Sul, Fabrício Biondo; o titular da coluna, Paulo Navarro; o CEO da Stellantis para a América do Sul, Herlander Zola e a colunista, Helenice Laguardia. Foto: Arquivo Pessoal

Reforçar é viver

Para quem chegou, ontem, de Plutão, via Marte, a Stellantis “é uma montadora líder global, comprometida em oferecer aos seus clientes a liberdade de escolher a maneira como se movem, adotando as tecnologias mais recentes e criando valor para todos os seus ‘stakeholders’”. Em seu “humilde” portfólio, grifes como Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, FIAT, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.

Viver é comemorar

Do alto desta pirâmide, dia 8, durante encontro com a imprensa para o encerramento do ano, a Stellantis celebrou as conquistas, recordes e resultados, mirando o futuro e antecipando importantes anúncios para as operações da companhia no Brasil em 2026. Começando pelo Polo Automotivo de Goiana (PE), com quatro novidades.

Comemorar é reconhecer

A fábrica terá quatro produtos com a tecnologia ‘Bio-Hybrid’, desenvolvida no Brasil para atender os desejos do consumidor local. O anúncio acontece após a confirmação da produção da “Leapmotor”, reafirmando a capacidade de localização, autonomia e implantação de inovações tecnológicas da Stellantis no Brasil e na região.

Reconhecer é crescer

“Após o anúncio da produção do Novo Jeep Avenger no Polo Automotivo de Porto Real (RJ), a fábrica sul-fluminense - 25 anos em 2026 – prepara-se para inaugurar um segundo turno. O movimento, que atenderá a produção deste modelo inédito, além da gama de produtos Citroën produzida, representará a geração de empregos qualificados e a ampliação do desenvolvimento socioeconômico para a região”.

Crescer é inovar

“O próximo ano será particularmente especial para o Polo Automotivo de Betim (MG) e para a Fiat, que completam 50 anos de Brasil, com o início da produção de um modelo inédito em nosso país. Com mais de 18 milhões de veículos produzidos, a fábrica mineira é referência global na Stellantis e continuará se reinventando com novos produtos”.

Inovar é liderar

“Neste ano, reforçamos nossa liderança comercial, operacional, industrial e estratégica no mercado automotivo brasileiro. À medida que a Stellantis amadurece, a capacidade de investir nas nossas marcas também melhora a cada ano, o que reflete nos números em 2025”, celebra Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul.

Liderar é vencer

“Com a eletrificação da mobilidade, ampliamos nosso alcance no mercado: novas tecnologias, novos consumidores. Nosso objetivo é pensar o necessário para atender os consumidores brasileiros e sul-americanos. Nossa autonomia reforça o empenho da Stellantis em continuar desenvolvendo produtos pensando nos clientes e se manter como a empresa com o maior índice de nacionalização industrial da região”, completa Zola.

Vencer é ficar

“A Stellantis continua acelerando seu plano estratégico, com o investimento de R$32 bilhões, o maior da história da indústria automotiva sul-americana. Em 2026, a companhia prepara 16 novos modelos e atualizações, incluindo seis veículos equipados com a tecnologia ‘Bio-Hybrid’, que já ultrapassa 50 mil unidades produzidas pela companhia, entre Fiat Pulse e Fastback e Peugeot 208 Hybrid e 2008 Hybrid”.

Ficar é estrelar

“Além das novidades anunciadas para o Brasil, na Argentina o Polo de Córdoba assume o protagonismo das picapes na região, completando 30 anos de história com o início de produção da Ram Dakota. No Uruguai, a Stellantis se fortalece como um ‘hub’ estratégico de veículos comerciais com Jumpy, Expert e a nova linha Ducato”. Viva a estrela e a constelação da Stellantis!

Reunião de Amigos

Amigos viajantes; cúmplices no Turismo, na boa conversa, nas boas coisas da vida e de sempre. Com estes convidados, Super Maria Elvira Salles Ferreira recebe os correligionários da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet/MG, para “Confraternização de Natal”, oportunidade em que será comemorado o aniversário do presidente da associação, Antônio Claret Guerra (dia 16). Na Casa dos Anjos, Pampulha, dia 14, a partir de meio-dia.


Suely Calais Guerra, seu marido, presidente da Abrajet/MG e aniversariante do dia 16, Antônio Claret Guerra, com a anfitriã, Maria Elvira Salles Ferreira, anfitriã, dia 14, na “Confraternização de Natal”, em sua "Casa dos Anjos", futuro museu, na Pampulha. Foto: Arquivo Pessoal

Orquestra Gadú

A Orquestra Opus recebe a cantora e compositora Maria Gadú, em concerto de encerramento das atividades da Opus, neste 2025. Com regência do maestro Leonardo Cunha, o concerto apresenta arranjos inéditos para canções consagradas da artista, que ganharam o público ao longo de sua trajetória.

Orquestra Poética

Beleza e poesia em versões sinfônicas exclusivas. Canções como “Bela Flor”, “Tudo Diferente”, “Quase sem querer”, “Altar Particular”, “Lanterna dos Afogados”, “Ne me quitte pas” e “Oração ao Tempo”. Dia 14, às 20h, no Palácio das Artes. Ingressos disponíveis na plataforma Eventim.


Maria Gadú e a Orquestra Opus, dia 14, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Foto: Naiara Napoli

Emoções na Tela

O Cine Humberto Mauro, também no Palácio das Artes, oferece a mostra “Bonecos na Tela”, presença dos bonecos e demais figuras animadas no cinema. Expandindo o belo horizonte do cinema de animação, a programação focaliza os bonecos e suas aparições, desde os primórdios. “Bonecos na Tela” é um dos desdobramentos da “Ocupação Giramundo” no mesmo Palácio das Artes.


Na mostra "Bonecos na Tela", no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, o clássico "Conto de Natal dos Muppets". Foto: Brian Henson

Tela em Transe

“Bonecos na Tela” tem curadoria de Vitor Miranda, gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado e programador do Cine Humberto Mauro; com a colaboração de Marcos Malafaia, diretor do Grupo Giramundo e de Vera Matysikova, da CzechArte, programa mantido pelo Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, que apoia a realização.

Transe Animado

As exibições começaram dia 10 e vão até dia 21, “domingo de pipoca”. Muito importante, para evitar surpresas desagradáveis: a entrada é gratuita e metade dos ingressos fica disponível pelo Eventim, a partir de meio-dia do dia da sessão. O restante é distribuído na bilheteria do Cine Humberto Mauro, meia hora antes de cada exibição, mediante apresentação de documento com foto.

Último dia!

Sim, acaba hoje! A Plataforma Fartura - Gastronomia do Brasil transforma o CRESAN - Mercado da Lagoinha em espaço de discussão e celebração da gastronomia mineira. O Festival Fartura Lagoinha, gratuito, reúne chefs e especialistas em aulas, debates, workshops, além de cozinhas ao vivo para que o público possa experimentar os pratos dos chefs, ao som de shows e DJs pensados para fechar a programação.

Estudando Inimá

Estudantes da Escola Fundação Bradesco de São João del-Rei ganham destaque na exposição “CeleBRAções: olhando juntos para a arte brasileira”, com abertura, hoje, às 10h, no Museu Inimá de Paula. 35 trabalhos entre pinturas, esculturas, colagens e fotografias que reinterpretam o legado do artista mineiro, Inimá de Paula, a partir do olhar das novas gerações.

Garimpando Inimá

Resultado que uniu História, Ciências, Geografia, Português e Artes. O ponto de partida foi o painel “Mineração” (1970), de Inimá de Paula, na Coleção Bradesco de Arte Brasileira. A vivência do estudo despertou reflexões sobre identidade, território, preservação do meio ambiente e memória, inspirando os jovens a produzirem obras que conectam arte, educação e cidadania. Até 9 de março.