Segunda, 19 de janeiro de 2026

Alexandre Cavalcanti, diretor comercial para Miami, América Latina e Caribe da American Airlines. Foto: Divulgação/American Airlines

Saudade da Panair

Em 2025, a American Airlines completou 35 anos de Brasil. Com equipe de umas 500 pessoas, essa história se confunde com a de Alexandre Cavalcanti, diretor comercial para Miami, América Latina e Caribe: 25 anos na empresa, onde começou como estagiário. É um especialista em reestruturações, em meio a choques econômicos, crises e mudanças tecnológicas.

Saudade da PanAm

“Nunca tive pressa de cargo, sempre preferi a experiência”, disse Cavalcanti em entrevista à Forbes Brasil. “Antes de entrar na American, eu jamais imaginava onde estaria 25 anos depois. A meta era estar, um dia, entre os que tomavam decisões estratégicas, mesmo que isso exigisse abrir mão de cargos mais altos no curto prazo.

Saudade da Varig

A American vive, no Brasil, fase de reconstrução. O país segue entre os mercados mais relevantes da companhia na América Latina, disputando com o México a liderança em importância financeira, mas com lógica mais focada em eficiência, rentabilidade e alocação criteriosa de capital; refletindo um setor que saiu da crise com leitura rigorosa sobre onde e como crescer.

Saudade da Cruzeiro

Crescer deixou de ser sinônimo de expandir a qualquer custo e passou a exigir decisões mais seletivas. “Não existe um modelo único para a América Latina. Cada país é diferente, e o que funciona no Brasil não necessariamente funciona na Argentina ou no Chile”. Meta: fortalecer produto, relacionamento comercial e presença de longo prazo.

Viva a American

Hoje, essa relevância se traduz também em escala operacional. A American vem ampliando gradualmente sua presença no país, com um aumento consistente de frequências semanais a partir do Brasil - movimento que reflete tanto a retomada da demanda quanto uma alocação mais criteriosa de frota.


Paulo Emílio, CEO do Grupo CDM, mandando bem e nas "4 linhas". Foto: Carol Castro

Fora JBS

A Plena Alimentos, uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do país, foi destaque nos principais rankings empresariais de 2025. Também se consolidou entre as maiores do agronegócio brasileiro. Por exemplo, no ranking “500 Maiores do Agronegócio” da Revista Globo Rural, elaborado em parceria com a Serasa Experian.

Fora J&F

A Plena, do Grupo CDM, aparece na 128ª posição por receita líquida, com avanço de 12 posições em relação ao levantamento anterior. No recorte setorial, a empresa ocupa o 8º lugar entre as maiores companhias de proteína bovina do Brasil, além de se destacar com a primeira colocação em liquidez corrente entre as empresas do setor.

Ferro de plástico

Após ciclo marcado por elevada volatilidade, o mercado global de minério de ferro caminha, em 2026, sob cenário de preços mais pressionados, demanda ainda enfraquecida e aumento da oferta internacional. Para o Brasil, segundo maior produtor mundial e altamente dependente da arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), o momento exige atenção redobrada por parte de estados e municípios mineradores e afetados.


Dando boas vindas a um feliz novo ano, Mariana e Virginia Nogueira. Foto: Edy Fernandes


No Empório, Bárbara Paz entre o casal Mateus Gontijo e Fernanda (Fera) Carvalho. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Ainda sobre o ardiloso mercado de minério de ferro. A análise foi apresentada no Boletim Econômico.

Boletim produzido e divulgado pela Associação Brasileira dos Municípios Mineradores, publicado dia 13.

Em 2025, o país arrecadou aproximadamente R$ 7,9 bilhões em CFEM, crescimento de pouco mais de 6% em relação a 2024, quando a receita somou R$ 7,4 bilhões.

*O supermercado Verdemar e a cerveja Lagunitas, do portfólio da Heineken, lançaram o concurso “Lagunitas DayTime Verdemar”.

Campanha que reforça a parceria entre varejo e indústria e aposta no engajamento digital com o consumidor.

Até dia 1º de fevereiro, convida os clientes “Meu Verdemar” a responderem, nos comentários do post oficial da campanha no perfil @supermercadoverdemar no Instagram.

Responderem à pergunta: “Como seria seu dia perfeito com a cerveja ‘Lagunitas DayTime?’”.

O comentário mais criativo será premiado com uma cervejeira recheada de produtos Lagunitas.

*A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes, do dia 23 ao dia 31, terá 137 filmes em pré-estreia, de 23 estados, em mostras temáticas e competitivas.

O evento também traz debates, fóruns, atividades formativas e encontros com realizadores.

Com o tema “Soberania Imaginativa”, a Mostra propõe um olhar sobre a invenção como gesto central do cinema nacional.

A edição homenageia a atriz, roteirista, diretora, Karine Teles e traz sessões, como a abertura com um filme inédito de Julio Bressane.