Sábado, 14 de fevereiro de 2026



A dermatologista Caroline Botelho, que participou do IMCAS, o maior congresso de Estética médica do mundo, em Paris e que, aqui, já expande, bela como ela, sua clínica, em Lourdes. Foto: arquivo pessoal

Fonte de Saúde

Pedindo ajuda aos universitários da Inteligência Artificial, descobrimos muitas coisas interessantes sobre o tema de hoje. Como, por exemplo, a busca do ser humano pela juventude eterna. Não a alquimia, porque a “Fonte da Juventude”, como uma nascente mágica que concede imortalidade, não existe fisicamente.

Fonte de Autoestima

É antigo e romântico mito em diversas culturas. Contudo, pesquisas exploram mecanismos biológicos para o rejuvenescimento e compostos que promovem longevidade. Águas termais são associadas a ela por seus benefícios à saúde. Daí o “Mito da Fonte da Juventude”! Água é a melhor bebida do mundo, mas não faz milagre.

Fonte de Fontes

Como origem, lendas sobre águas milagrosas, em civilizações ainda mais antigas, antes mesmo da versão popularizada por Ponce de León no século 16, que buscava rejuvenescer-se na Flórida. É uma ideia de que a água pode deter ou reverter o envelhecimento, um desejo humano universal de longevidade, presente em mitos gregos, hebraicos e outros.

Fonte de Beleza

Bem mais perto da realidade, existe o IMCAS, um congresso sobre “outras” fontes de juventude. Melhor, é a sigla para “International Master Course on Aging Science” (Curso Mestre Internacional em Ciência do Envelhecimento). Uma organização que realiza um dos maiores e mais importantes congressos mundiais de dermatologia, cirurgia plástica e medicina estética.


Sempre bela e jovial, Renata Fontes. Foto: Edy Fernandes

Beleza Francesa

O congresso é o encontro global para profissionais, pesquisadores e especialistas, focado na troca de conhecimentos de ponta, melhores práticas, inovações e novas tecnologias relacionadas à ciência do envelhecimento e procedimentos estéticos. O “IMCAS World Congress”, acontece em Paris, França e reúne especialistas de diversas regiões do mundo para discutir avanços científicos e práticos.

Beleza Brasileira

Reforça a Dra. Caroline Botelho, referência na Dermatologia em Belo Horizonte que acaba de voltar de lá: “o IMCAS, o maior congresso de Estética médica do mundo reúne, em Paris, sempre no final de janeiro, os maiores nomes da Dermatologia e da cirurgia plástica mundiais. Este ano o foco esteve em tratamentos injetáveis associados à medicina regenerativa”.

Estética Brasileira

“A lipoenxertia autóloga, conhecida como 'nanofat', que possibilita a terapia com células tronco gordurosas, foi um tema recorrente” (procedimento regenerativo minimamente invasivo que utiliza a gordura do próprio paciente, em partículas ultrafinas, rica em células-tronco e fatores de crescimento. Diferente da lipoenxertia convencional, não dá volume).

Estética Mineira

Não dá volume, mas atua no rejuvenescimento, melhorando a textura, cor da pele, olheiras e cicatrizes.  “A palavra do momento é 'biohacking': tradução das estratégias que driblam o envelhecimento celular. A importância na individualização dos tratamentos injetáveis, com ênfase em resultados naturais e sustentáveis foi amplamente discutida”.

Mineira e Inteira

“O ácido hialurônico foi elevado à categoria de ‘insubstituível’, desde que manejado por experts. O entendimento de que esta molécula é um material com comportamento biológico, com longa duração em nosso corpo, demanda mais responsabilidade em sua execução. As técnicas estão mais sofisticadas”.


Exemplo de saúde e beleza, Vanessa Schtz. Foto: Edy Fernandes

Lança-Perfume

*Continua e finaliza, Caroline Botelho: “E técnicas mais sofisticadas, exigem mais experiência dos injetores”.

“Isso para que os resultados sejam sustentáveis ao longo da vida dos pacientes”.

“Finalmente, as tecnologias estão na parte central dos protocolos de rejuvenescimento”.

“Claro, ao lado das terapias regenerativas, do biohacking em clínica e dos injetáveis estrategicamente posicionados”.

*Resumindo: biohackingnanofat, tecnologias coreanas e injetáveis, usados de maneira estratégica, elevam os resultados a outro nível.

Este foi o tema central do IMCAS Paris 2026. Em Belo Horizonte a novidade vem com palpável consequência.

Carolina Botelho está expandindo a clínica, dobrando seu tamanho: “mais bela e superequipada, no Lourdes.