Quinta, 9 de outubro de 2025


No lançamento do “3º Prêmio Cumbucca de Gastronomia”, a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega. Foto: Francisco Dumont


No mesmo “3º Prêmio Cumbucca de Gastronomia”, o idealizador do projeto e diretor da Cumbucca - Multiplataforma de Turismo Gastronômico, Marcelo Wanderley, com o jornalista Luís Otávio Pires. Foto:  Francisco Dumont


Coroando a noite do "3º do Prêmio Mercúrio", da Fecomércio, dia 2, no Minascentro, o Rei, Roberto Carlos recebeu, em seu camarim, Renata Araújo e o presidente do Sistema Fecomércio, Nadim Donato. Foto: Arquivo Pessoal

Prêmio saboroso

Com coquetel, no Novotel Savassi, o lançamento do “3º Prêmio Cumbucca de Gastronomia” reuniu, dia 30 de setembro, autoridades, jornalistas, representantes do poder público em noite que marcou também a abertura das votações, já disponível no site www.cumbucca.com.br/premio, até dia 23.

Prêmio suculento

Voltada ao desenvolvimento dos territórios e ao fortalecimento do turismo gastronômico em Minas Gerais, a premiação vai destacar os destaques do setor. Os vencedores serão revelados na cerimônia de premiação, dia 18 de novembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Suprassumo do Ápice

BH acolheu o “RH Summit ABRH-MG 2025”, o maior encontro de capital humano de Minas. Foram 1.500 participantes, entre CEOs, CFOs e líderes de pessoas das maiores empresas do Brasil. Na pauta, desafios e oportunidades que moldam o futuro do trabalho e da gestão de pessoas. Em debates, cases inspiradores e nomes de destaque, o Summit reforçou o papel estratégico da liderança na construção de negócios mais humanos, sustentáveis e inovadores.


No “RH Summit ABRH-MG 2025”, Roberto Zica, Gustavo Chalfun, Juselder da Mata, Flaìvio Roscoe e Ezequiel Ribeiro. Foto: Alex Ayala

Perigo no ar

Da Dra. Ingrid Souza Lima, especialista em alergia e imunologia pela ASBAI/AMB. A baixa umidade do ar agrava os problemas respiratórios como a rinite alérgica, a asma e também os de pele. O ressecamento da mucosa nasal facilita a penetração de alérgenos como os ácaros da poeira de casa, há maior suspensão de poeira o que piora os sintomas como nariz entupido, coceira nasal e espirros, podendo levar a infecções secundárias como a sinusite.


A Dra. e especialista em alergia e imunologia, Ingrid Souza Lima, com Paulo Navarro. Foto: Arquivo Pessoal

Ar precioso

“Vítimas” da asma podem apresentar mais tosse, chiado e falta de ar. Na pele, problemas como a dermatite atópica também se agravam, piorando a coceira. Para melhorar, a lavagem nasal com soro fisiológico ajuda na hidratação e remoção de crostas nasais comuns nessa época do ano. Quando há sangramento nasal, soro fisiológico em forma de gel, ajudam e aliviam essa situação!

Ajuda preciosa

Umidificadores ajudam. Manter a recomendação do seu médico quanto à prevenção e cuidados constantes e uso das medicações prescritas, colaboram para o controle dos sintomas respiratórios! Para a pele, o uso de sabonetes e hidratantes adequados e de forma contínua, minimizam os sintomas! “Procure sempre seu médico e siga seus conselhos! Prevenir é sempre o melhor remédio”.

Ainda não

A Amcham Brasil, com a Humanizadas, lançou, dia 25 de setembro, a pesquisa Panorama 2026, que ouviu 629 executivos de médias e grandes empresas. Embora a Inteligência Artificial tenha se consolidado como enorme prioridade, 77% das companhias ainda investem até 2% de seu orçamento na tecnologia. Logo, 61% dos líderes afirmam não ter percebido impacto relevante nos resultados.

Ainda artificial

“O Panorama 2026 revela um paradoxo: a IA é a prioridade número 1 das empresas no Brasil, mas o investimento não acompanha o discurso. A empresa que não investir nem aprender a criar modelos e processos a partir destas oportunidades tecnológicas abrirão uma lacuna que poderá inviabilizar a competitividade do seu negócio”, afirma Marcelo Rodrigues, diretor executivo de Inovação e Novos Negócios da Amcham Brasil.

Subida corrida

Dia 26, a “biO2 Primeira Corrida de Montanha de Piranguçu”, conectando performance, natureza e nutrição consciente. O evento acontece em Piranguçu (MG), que abriga a Floresta biO2 e é conhecido como “paraíso das trilhas” pela diversidade de percursos, altimetria e paisagens naturais. Serão mais de 300 atletas no desafio do “trail running”.

Corrida na subida

E em quatro modalidades: 6Km, 12Km, 25Km e 50Km. Mais do que uma competição, a iniciativa reforça o compromisso da biO2 com a recuperação ambiental, o incentivo ao esporte ao ar livre e o fortalecimento do ecoturismo responsável. A realização é assinada pela Piranguçu Ecoturismo e Corridas de Montanha, com a biO2 como patrocinadora master.

Curtas & Finas

*BH tem a maior concentração de mercados do Brasil, que nasceram para abastecer comunidades.

Hoje são pontos turísticos, que refletem a história da cultura alimentar da população local.

Assim, BH está prestes a conquistar o reconhecimento de “Cidade dos Mercados”, da plataforma multimídia Cumbucca.

O projeto ‘BH, Cidade dos Mercados’ vai acontecer entre os dias 15 e 18, na “2ª Bienal da Gastronomia de Belo Horizonte”, com programação em seis estabelecimentos.

Para o idealizador do projeto, Marcelo Wanderley, a chancela de Cidade Criativa da Gastronomia, concedida a Belo Horizonte pela UNESCO ajudou.

Incentivou a criação e o fortalecimento de iniciativas com repercussão permanente para o setor.

*A Saramenha Artes e Ofícios e a Palco Marketing Cultural, sob a curadoria de Paulo Rogério Lage, brilharam mais uma vez.

Realizaram no fim de semana, o “4º Festival Cordas do Brasil”: música, cultura e gastronomia em Ouro Preto.

Inspirado nos antigos Festivais de Inverno, o evento promoveu troca entre artistas, alunos e público, um intercâmbio cultural.

*Palmas para a histórica edição de “Jornalistas&Cia” que celebrou 30 anos.

Palmas também para a festa em homenagem aos “100+Admirados Jornalistas do Brasil”, tendo como destaque, Caco Barcellos.

Muita gente elegante e talentosa de todo o Brasil desfilando pelas 73 páginas.