Quinta, 8 de fevereiro de 2024
Promovendo, em grande estilo, o baile de carnaval, “Seu Budão”, Helmut Gondim e Soraia Campos. Foto: Edy Fernandes
Novo Horizonte
Caribe, França, Espanha, África e os povos originários do sul dos Estados Unidos fizeram de Nova Orleans um dos lugares mais especiais do Ocidente, berço do jazz e de uma culinária única, onde as gastronomias Cajun e Creole se revelam como protagonistas. Causa certa estranheza pratos que misturam camarão com carne de porco e outras especiarias. Mas...
Novo Sabor
Como também um prato totalmente diferenciado, comunhão de crustáceos, frango e carne suína. O que surpreende é o momento em que degustamos um dos clássicos do GumboSoulFood, seja a receita que deu seu nome à casa, ou a famosa Jambalaya – inusitada “prima” da paella espanhola.
Novo Mistério
Cercada de lendas e misticismo, Nova Orleans é icônica cidade do Golfo do México, daí o trânsito de diferentes povos, línguas, influências e culturas. A arquitetura, a música, o passado marcado por uma elite branca e escravagista, e a integração da cultura negra com a latina.
Novo Mundo
Latina, principalmente francesa e espanhola. A mistura fina e única de diversidade deram a Nova Orleans uma alma própria onde hoje a festa alcança todos os sentidos: sonoros, visuais ou degustativos. Outros atrativos: o Gumbo abre às quintas e sextas, das 18h às 00h e sábados das 16h às 00h. Galeria São Vicente, em frente à Praça Raul Soares, avenida Amazonas.
Sempre decolando
Com índice de 2%, o BH Airport alcançou o melhor resultado em qualidade de serviços em aeroportos concedidos. A medição anual, da Agência Nacional de Aviação Civil - Anac, baseia-se em Indicadores de Serviço - IQS: conforto térmico, elevador, escada rolante, tempo em fila de inspeção, restituição de bagagem, limpeza, custo-benefício dos restaurantes, acesso à informação e aos terminais.
Sempre vencendo
Amparada por esses indicadores, a Anac monitora se os aeroportos concedidos à iniciativa privada oferecem serviço apropriado. O desempenho impacta o reajuste tarifário anual dos operadores aeroportuários, podendo influenciar na redução do valor máximo de cobrança e gerar multa, de acordo com as regras estabelecidas no contrato de concessão.
Sempre superando
A Anac baliza o reajuste tarifário anual pelo Fator Q, instrumento de qualidade dos serviços prestados. A variação de desempenho aferida pelo Fator Q vai de -7,5% a 2%. “A excelência está em nosso DNA e esse resultado demonstra o compromisso em oferecer a melhor experiência aeroportuária aos nossos passageiros”, comemora o diretor-presidente do BH Airport, Daniel Miranda.
Memória do Futuro
A Radio Memory – a empresa mineira líder no Brasil na criação de tecnologias para radiologia odontológica – lança software nacional, Radio BOT, que utiliza Inteligência Artificial (IA) para relatórios e gráficos odontológicos. O programa realiza uma análise utilizando IA, em radiografias panorâmicas, exame mais utilizado por dentistas no mundo.
Promovendo, em grande estilo, o baile de carnaval, “Seu Budão”, Helmut Gondim e Soraia Campos. Foto: Edy Fernandes
No mesmo dia 3, os anfitriões da casa, no Espaço 158, Savassi, Letícia Gontijo e Marcelo Solmucci. Foto: Edy Fernandes
Curtas & Finas
*A campanha Fevereiro Roxo visa conscientizar sobre o diagnóstico precoce de doenças como Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia.
Apesar da ausência de cura, valem os diagnósticos corretos para tratamentos eficazes.
A médica e professora da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Marayra França, enfatiza que o Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal.
De acordo com a especialista, somente no Brasil, mais de um milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência.
Em todo o mundo, ao menos 44 milhões de pessoas vivem com demência, tornando a doença uma crise global de saúde.
*A exposição “Arte Brasileira: a coleção do MAP na Casa Fiat de Cultura” apresenta coleção rara de cerca de 200 obras, nunca expostas em conjunto.
E maravilha! Terá seu período de visitação ampliado até 3 de março.
As obras passam pelos mais importantes movimentos artísticos do país nos séculos 20 e 21, com pinturas, fotografias, gravuras, instalações, vídeos, esculturas e desenhos.
A mostra reúne a relevante coleção do Museu de Arte da Pampulha - MAP.
Essa é a maior montagem já feita fora do MAP e reafirma a importância do acervo, com artistas e ações que reverberam para além do país.
Toda a programação da Casa Fiat de Cultura é gratuita. Mais de 80 mil pessoas já visitaram a exposição.