Quinta, 7 de agosto de 2025


Esquentando os tamborins, Wagner Espanha, Larissa Carvalho e Lu Pereira, que comanda sua festa de aniversário, "O Rebu", amanhã, no Automóvel Clube. Foto: Arquivo Pessoal


Maria Elvira de Sales Ferreira, uma das coautoras do livro “Mulheres que Transformam Vidas - Histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras”, com lançamento, hoje, no restaurante Parrilla Savassi, a partir de 19h. Foto: Arquivo Pessoal

Outra Mulher

Voltando e continuando o tema de ontem, pergunta-se: “E se as mulheres tivessem voz? E se fosse possível conhecer suas histórias em uma obra de alto nível e carregada de aprendizado, emoção e inspiração? É a premissa do livro, “Mulheres que Transformam Vidas - Histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras”. 26 histórias de superação, empreendedorismo e propósito feminino, mostrando que toda mulher carrega dentro de si a força para transformar.

A Mulher

Entre as histórias, está a de Maria Elvira de Sales Ferreira: o desejo de transformar o mundo e a coragem de ocupar espaços. Com seus irmãos, fundou o Centro Universitário Newton Paiva Ferreira. Depois, foi deputada estadual, federal e a primeira mulher Secretária de Turismo de Minas e candidata a prefeita de Belo Horizonte em 2000. Na Associação Comercial de Minas, criou o Conselho da Mulher Empresária. Lançamento, hoje, das 19 horas às 22 horas, no restaurante Parrilla Savassi, Funcionários.

A cor dos sonhos

Entre os dias 15 de agosto e 5 de outubro, BH recebe a 30ª edição da CASACOR Minas. Considerado um dos eventos mais longevos do estado, a mostra é importante plataforma de inspiração, conteúdo, entretenimento e networking. Com o tema “Semear Sonhos”, apresentará reflexões sobre o futuro das cidades e moradias, que impactam diretamente o presente.

A casa dos sonhos

A CASACOR escolheu um edifício de importância histórica. É a sede da PUC Minas Lourdes. Abrigando o Instituto Metodista Izabela Hendrix, o prédio foi inaugurado em 1941. Chama à atenção pela imponência e relevância histórica. É tombado pelos órgãos competentes, integra o Circuito Liberdade e foi projetado, em 1938, pelo arquiteto italiano Raffaello Berti.

A história dos sonhos

Berti, autor de mais de 200 obras, como a prefeitura, o Minas Tênis Clube, a Santa Casa, os Correios, etc. O prédio sediou a faculdade de arquitetura e urbanismo do já citado Izabela Hendrix. Adquirido em 2023 pela PUC, o imóvel abriga os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Jogos Digitais, Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

Galeria Urbana

Um alívio exemplar em meio ao lixo! Poste na calçada, em frente ao Edifício Contorno II, na Savassi, estava sujo, com restos de cartazes e pichado. Para melhorar o visual da região, o conselho do condomínio resolveu dar um banho de arte no poste enfatizando os pontos turísticos da capital mineira, através do trabalho do artista VINI.SIM.

Legião Urbana

Trata-se de uma ação que ocorre pelas ruas da Savassi, com a participação dos moradores e proprietários de estabelecimentos comerciais. O visual poluído vai dando espaço à arte. Outras intervenções estão próximas aos restaurantes Moema e Redentor, nas ruas Sergipe e Fernandes Tourinho. Passem por lá e confiram!

Óbvio ululante

Pesquisa E-commerce 2025, da Fecomércio MG, com 406 empresas, mostrou que estabelecimentos comerciais ampliam presença na internet. Em 2023, as empresas com operações online eram 57,1%. Em 2024, 64,3% e, em julho de 2025, 76,6%. Entre as empresas online, 59,5% vendem pela Internet e 33,8% mantêm presença na rede sem realizar vendas.

Óbvio bom

O comércio virtual é justificado por ser uma tendência ou por demanda do consumidor, de acordo com 58,9% e 48,1% dos estabelecimentos. A maioria trabalha com vendas online entre três e cinco anos (43,8%), enquanto 5,9% trabalham há mais de 10 anos. A maioria usa o WhatsApp Business.

Óbvio fundamental

75,1% delas utilizam o aplicativo para estar online e vender. Apenas 2,2% utilizam o aplicativo, mas não vendem por ele. O WhatsApp também concentra ações de 61,5% das empresas que fecham a venda no aplicativo e recebem por outro meio de pagamento. Para 34,3% dos estabelecimentos, o catálogo do WhatsApp é utilizado para a inclusão de produtos e preços.


Bons ecos ainda dos 70 anos do titular da coluna, no bar Baretto, Hotel Fasano Belo Horizonte, com os amigos, Paulo Laborne, Helmur Kalume, Celso Picchioni e Toninho Guimarães. Foto: Edy Fernandes


No mesmo clima, na mesma data querida, no mesmo Baretto, Ronei Rezende e Mônica Meira. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Dia 29 de setembro, Belo Horizonte recebe o “RH Summit MG – Liderança em Movimento”, o maior congresso de Capital Humano do estado.

Realizado pela ABRH-MG, o evento reunirá CEOs, executivos de RH, CFOs e especialistas na Sala Minas Gerais.

O objetivo é discutir os desafios do mundo corporativo, as transformações no trabalho e o papel estratégico do RH na construção de negócios sustentáveis e inovadores.

*Uma economia de tempo que parece pequena, mas faz grande diferença na rotina de um aeroporto.

O BH Airport teve avanço em sua operação: cada aeronave que sai economiza, em média, 49,8 segundos no taxiamento.

O resultado, da implementação de pushbacks coordenados, representa impacto direto na eficiência operacional.

Reflexos na pontualidade dos voos, na redução da emissão de poluentes e na melhoria dos resultados financeiros das companhias aéreas.

*As Conselheiras do Instituto Mano Down convidam para a “3ª Feijoada Solidária”, dia 24, às 13h, no Minas Tênis Clube 1.

Evento beneficente que tem o objetivo de reunir pessoas para apoiar os projetos sociais do Mano Down.

Instituto que hoje atende mais de 1,2 mil famílias de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais de todas as idades.

*A Lápis Raro promoveu Grasi Scalioni a CEO e Cris Cortez a CCO.

Carla Madeira, que comandava a agência, assume as posições de presidente e conselheira da agência.

Isso, para conciliar a agenda corporativa com sua atuação na literatura - ela é autora de obras como “Tudo é Rio”.