Quinta, 6 de novembro de 2025
Em primeiro plano, a rainha Silvia (de mãe brasileira) e o rei da Suécia Carlos XVI Gustavo, em férias, realizando o desejo de conhecer Ouro Preto, primeira cidade Patrimônio da Humanidade do Brasil e também a obra do Aleijadinho, referência internacional do barroco brasileiro. Foto: Peterson Bruschi
Place Chic
A Patrimar redefine o conceito de luxo e sofisticação, no Vila da Serra, Nova Lima, lançando o “Place Vendôme”. O projeto combina arquitetura, design e arte com nível raramente visto em Minas. No projeto da Dávila Arquitetura, interiores de Débora Aguiar e paisagismo de Benedito Abbud, a tradução da elegância parisiense para o ideal viver.
Praça Chique
Além de seus diferenciais de infraestrutura, sustentabilidade e segurança, o “lounge” de vendas tem fotografias de Henrique Murta, apresentações do pianista Gustavo Figueiredo e ambientação que reflete o estilo refinado do empreendimento, uma celebração à arte de viver bem. Conhecem a verdadeira “Praça Vendôme”? É uma das mais chiques e ricas de Paris.
Praça Única
Lá, além das grifes de moda, moram joalherias de luxo como Boucheron, Cartier, Van Cleef & Arpels. No centro das atenções, o famoso e histórico Hotel Ritz, de onde saiu Lady Di para a morte, em 1997. No centro da praça, a Coluna Vendôme, erguida por Napoleão Bonaparte, com os canhões que derreteu após sua vitória em Austerlitz. Já Vendôme é uma cidade histórica. Palmas para o bom gosto da Patrimar!
Nobres Tons
Amanhã, às 20h, o Grande Teatro Cemig Palácio das Artes recebe o concerto “Sobre Tons”, uma viagem pela tradição cultural afro-americana e afro-brasileira que destaca a contribuição de artistas negras e negros na história da música clássica. A apresentação gratuita reúne a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais.
Sobre Nobres
E mais: as solistas mineiras Edna D’Oliveira e Edineia de Oliveira, sob regência da maestra Ligia Amadio, em repertório que atravessa séculos de história e resistência - de “spirituals” a obras brasileiras. O espetáculo integra o programa “Sobre Tons”, do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado e busca dar visibilidade às pioneiras negras da música lírica no país.
Dançando Beethoven
A Cia de Dança Palácio das Artes - CDPA, corpo artístico da Fundação Clóvis Salgado, lança o espetáculo “Impulsos”. Dividido em duas performances, “60 Grãos” e “PLOT”, o grupo se apresenta até dia 9, no Teatro João Ceschiatti, no Palácio das Artes. As apresentações acontecem às 19h30, com exceção do dia 9, às 18h. As duas coreografias foram criadas pelos coreógrafos convidados Alan Keller e Alex Soares.
Dançando e jogando
“60 Grãos” dialoga com a forma como o compositor alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827) preparava seu café e com o rigor criativo presente em seu processo de composição. “PLOT”, estabelece uma relação com os jogos de RPG para construir uma pequena cidade ficcional, na qual cada intérprete assume um papel social. Os bailarinos enfrentam dilemas, escolhas e zonas de desconforto com desfecho imprevisível.
Conversando sobre Beleza
Incontornável a exposição “Conversando Sobre Pintura”, 12 obras recentes, de Paulo Laender, na Galeria Minas Contemporânea, de Tanit Alvim, dia 8, das 11h às 15h. As obras estão expostas, desde ontem, para atender clientes, amigos e interessados em reservas e vendas da coleção. Mais um gol de placa de Laender, com passe de Tanit Alvim.
Cores Silenciosas
Também dia 8, abertura da exposição “No Silêncio das Cores”, de Eliana Engler, com curadoria de Paula Ladeira Calvo, na Livraria da Rua. “A mostra propõe uma experiência contemplativa: em meio ao excesso do mundo contemporâneo, as pinturas de Eliana convidam à pausa, à leveza e à escuta sensível”. Até dia 8 de dezembro.
Eliana Engler que, dia 8, abre a exposição “No Silêncio das Cores”, na Livraria da Rua. Foto: Arquivo Pessoal
Natal Del Rey
Para marcar a chegada do Papai Noel e a inauguração da decoração de Natal, o Del Rey prepara grande festa, dia 9, a partir das 15h. Programação repleta de música, diversão, emoção e surpresas. Ao comando, o personagem Pisca - anfitrião do Natal do shopping, mantendo a energia do público em alta.
Gelo Del Rey
“Com uma decoração imponente e surpreendente, predominantemente, em tons de verde e de vermelho, a cenografia promete muita interatividade e encantamento. A pista de patinação no gelo, integrada à decoração, traz ao público a oportunidade de viver a atmosfera afetiva dos Natais clássicos das telonas, com muita alegria e entretenimento”.
Na entrega do Prêmio Ser Humano, no Minas 1, David Braga, presidente da ABRH-MG; Renata Santana, vice-presidente da ABRH-MG; Leyla Nascimento, presidente da ABRH Brasil e Paulo Sardinha, presidente do Conselho Deliberativo da ABRH Brasil. Foto: Alex Ayala
Ser e Ser
Dia 30 de outubro, o Minas Tênis Clube abrigou o “Prêmio Ser Humano 2025 da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Minas Gerais - ABRH-MG”, uma das maiores premiações do país dedicadas à valorização de líderes e projetos que impulsionam a gestão de pessoas e o desenvolvimento organizacional.
Ser e Vencer
Realizado anualmente, o evento reuniu executivos, gestores e profissionais de capital humano de diversas empresas do estado. A solenidade teve a presidente da ABRH Brasil, Leyla Nascimento, o presidente da ABRH-MG, David Braga e a diretora do “Prêmio Ser Humano”, Isabella Torres, que conduziram as homenagens aos vencedores.
O jornalista e superintendente da Associação Mineira de Municípios – AMM, Lu Pereira, com o diretor social do Automóvel Clube, Franklin Bethônico que recebeu mais um título, agora o de “Notáveis do Ano de Minas Gerais”. Foto: Arquivo Pessoal
Também aplaudindo Franklin Bethônico, como um dos “Notáveis do Ano de Minas Gerais”, no Automóvel Clube, os amigos de mil aventuras, Walter Navarro e Íris Chaves. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*Ainda sobre o “Prêmio Ser Humano”. Segundo David Braga, “não é apenas sobre vencer - é sobre elevar a régua do mercado”.
“Compartilhar o que funciona e fortalecer a comunidade de RH”.
“Quando RH e C-level caminham juntos, a empresa cresce com mais produtividade, reputação e resultados sustentáveis”.
*Dia 31, o Reserva Mall, novo “street mal”, Bairro das Indústrias 1, Barreiro, deu início às suas operações.
A data foi marcada pela inauguração de duas importantes lojas: uma unidade da rede Supermercados BH e outra do Atacarejão do Lar.
*A promotora de Justiça, Dra. Cláudia de Oliveira Ignez, convida para o lançamento do Livro “ Reurb Por Mulheres -Rumo à COP 30".
No Centro Social e Cultural Padre João Marcelino - Cineminha, Centro, dia: 14, das 10h às 12h.
*O BH Shopping começará sua sexta expansão, como um dos principais centros de compras e convivência do país.
Com taxa de ocupação de 99,3% no terceiro trimestre de 2025, o empreendimento demonstra sua força no varejo e sua capacidade de atrair marcas e consumidores.
A previsão de inauguração é o primeiro semestre de 2026, com investimentos de cerca de R$ 30 milhões.
A nova área adicionará 1.962 m² à Área Bruta Locável, representando crescimento de 4,1% sobre o tamanho atual.
O projeto será viabilizado por meio da conversão de uma área de estacionamento coberta, otimizando o uso do espaço já existente e reduzindo os custos de construção.
*”MercadoComum”, há 33 anos formando opinião. A edição 351 - novembro de 2025 – já está disponível.
Entre os temas: “FMI estima que a economia brasileira continuará crescendo abaixo da média mundial”.


