Quinta, 5 de fevereiro de 2026


Na temporada de esqui, em Beaver Creek, no Colorado, Estados Unidos, o casal Humberto e Regina Vieira. Foto: arquivo pessoal

O Brasil do Amor

Este “samba” vai para quem não vive de Bolsa Família. O aumento expressivo dos casos de estresse, ansiedade e afastamentos por transtornos mentais têm reposicionado a saúde mental como um dos principais desafios do ambiente corporativo. O crescimento de licenças médicas associadas ao sofrimento psíquico é acelerado e constante.

O Brasil dos Impostos

O aumento revela que parcela significativa dos profissionais convive com pressão constante, queda de engajamento e sensação de esgotamento emocional no trabalho, muitas vezes sem que esses sinais sejam reconhecidos a tempo pelas organizações. Esse cenário é reforçado por levantamento divulgado em 2025 pela “Mental Health First Aid England”.

O Brasil da Picanha

Nove em cada dez profissionais relatam altos níveis de estresse ou pressão no trabalho, enquanto cerca de um em cada cinco já precisou se afastar por questões ligadas à saúde mental, como estresse e ansiedade. Esses sinais são frequentemente associados apenas ao desempenho profissional, mas costumam ter origens mais amplas.

O Brasil da Cervejinha

E se manifestam sutilmente: alterações de comportamento, retraimento repentino, perda de sentido e mudanças no nível de participação. Fala o psicólogo Pedro Sampaio; “muitas vezes, uma tristeza persistente ou uma ansiedade intensa são interpretadas como algo normal do dia a dia, quando na verdade expressam um sofrimento psíquico que encontra no trabalho um espaço de manifestação”.

Pesadelo em BH

O chef Erick Jacquin agitou BH em janeiro, com gravações de TV e de eventos para seu “Pesadelo na Cozinha em BH”. O alvo foi o Café Cultura Bar, em um casarão histórico na região Centro-Sul. O chef retorna a BH, em março, e será o convidado de honra da primeira “Festa Francesíssima”, festival que celebra a cultura e a alta gastronomia francesa.

Sonhos em BH

Jacquin explorou pontos como o Mercado Central e a Praça da Liberdade, elogiando a culinária local e expressando o desejo de gravar o “MasterChef” no mercado. Polêmica arquitetônica: o furacão Jacquin gerou debate após sua produção pintar a fachada do casarão tombado do Café Cultura sem a devida autorização prévia dos órgãos de patrimônio.


O chef Erick Jacquin que adorou BH em janeiro e por isso volta, em março, como convidado de honra da primeira “Festa Francesíssima”. Foto: Divulgação/Band

Teclando o inimigo

Da Dra. Mônica Campanha. As redes sociais aproximam telas, mas não substituem vínculo, presença e troca real. Socializar não é só “fazer companhia”. É fator de proteção emocional, cognitivo e até físico. É saúde. No consultório, vejo todos os dias: pessoas que não estão doentes, mas sozinhas.

Tocando os amigos

E isso impacta a forma como envelhecem. Envelhecer bem exige cuidado com o corpo, mas também com os vínculos. Menos solitários. Mais solidários e humanos. Esse também é meu papel como geriatra: olhar para além dos exames e ajudar a construir uma vida com mais presença, sentido e vitalidade.

Tiradentes Virtual

A Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita de cinema brasileiro, exibe filmes da “Mostra de Cinema de Tiradentes”. Até dia 15, a IC Play exibe seis filmes de diferentes seções do evento, como as mostras “Homenagem” e “Panorama”, com curadoria feita para a plataforma. São documentários e ficções que atravessam temas como o amor, a criação artística e as culturas indígenas.


O “Jornal MG Turismo” homenageou, com almoço no “Topo do Mundo”, o ex-governador Eduardo Azeredo - pela sua participação na Fam Press da Abrajet/MG aos Açores - com a proprietária, Ludmilla Rettore e o presidente do “MG” e da Abrajet/MG, Antônio Claret Guerra. Foto: arquivo pessoal


O CEO da Somattos, Humberto Mattos, prepara uma série de ações para celebrar os 50 anos da construtora, com clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores. Foto: Pedro Vilela

Curtas & Finas

*Esse ano a Somattos Engenharia, construtora de alto padrão mineira que hoje também está em São Paulo, comemora 50 anos. Parabéns e mais 50!

*As vantagens de preservar e proteger o patrimônio arquitetônico nas cidades. Sempre Tiradentes!

A 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes encerrou sua programação reafirmando o papel estratégico no calendário cultural brasileiro.

Evento como espaço de lançamento, reflexão crítica, formação e articulação do audiovisual nacional.

Durante nove dias, a mostra promoveu intensa programação gratuita.

Mais de 38 mil pessoas participaram das ações da Mostra, que movimentaram a cidade e seu entorno, gerando impacto direto na economia local.

Estima-se que mais de R$10 milhões tenham sido injetados na economia do município e da região, via cadeia produtiva da cultura, do turismo e dos serviços.

Foram contratadas 280 empresas mineiras, com a geração de mais de 2.500 empregos diretos e indiretos.

*A intenção de consumo em BH subiu para 86,4 pontos em janeiro, impulsionada pela maior segurança no emprego e confiança na renda.

Segundo análise da Fecomércio/MG, embora o índice geral ainda busque o patamar de satisfação, a perspectiva de consumo futuro já supera os 100 pontos.

O otimismo é maior entre famílias com renda acima de 10 salários, refletindo um cenário de resiliência no varejo.

*Amado Batista, um dos faróis da música brasileira, se apresenta no Shopping do Avião, em Contagem.

Show, que também terá a presença de Vagninho e Raquel Lídia, será dia 7, com portões abertos às 19h.