Quinta, 4 de abril de 2024


A psicanalista, Cristina Medioli, estrelando a “Noite de Vinhos & Queijos com Diálogos Psicanalíticos”, em torno de seu livro, “Versões do Corpo – Um Percurso na Psicanálise e na Arte”, amanhã, no espaço “Exoticus”, na Pampulha. Foto: Arquivo Pessoal

Saboroso e Inteligente

Amanhã, às 20h, um programa dos mais interessantes, combinação impecável: “Noite de Vinhos & Queijos com Diálogos Psicanalíticos”, em torno do instigante livro, “Versões do Corpo – Um Percurso na Psicanálise e na Arte”, de Cristina Medioli. No espaço “Exoticus”, na Pampulha.

Pertinente e Inteligente

“Cristina Medioli, psicanalista há mais de 20 anos, analisa representações do corpo, utilizando exemplos artísticos e teorias; conceitos de Lacan e Freud. Na obra, explora casos clínicos em filmes como ‘A Garota Dinamarquesa’, ‘Cisne Negro’ e movimentos de dança, examinando a relação entre desordens psíquicas e a inadequação entre o corpo e sua representação”.

Inteligente e misterioso

Exploração “destacando que algo sempre escapa, pois há um Real difícil de ser apreendido”. Medioli “abordará especificamente o capítulo que explora a intrincada relação entre o corpo e a alimentação, estabelecendo paralelos entre os temas do livro e o impactante filme, ‘To the Bone’, de Marti Noxon”.

Misterioso em gotas

Em “A Garota Dinamarquesa” (2016), de Tom Hooper, “Na Copenhague de 1926, os artistas Einar e Gerda Wegener se casam. Gerda então decide vestir Einar de mulher para pintá-lo. Einar começa a transformar-se em mulher, Lili Elbe”. Em “Cisne Negro” (2011), de Darren Aronofsky, “Uma bailarina perde a compreensão da realidade quando uma sensual colega ameaça sua posição de protagonista em ‘O Lago dos Cisnes’”.

Gotas em ossos

Em “To the Bone” (2017), “Uma jovem lida com a anorexia. Sem perspectivas de vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. É quando encontra um médico pouco convencional que a desafia a enfrentar sua condição, abraçar a vida e tudo mudar”. É! A noite promete!

Ufanismo com Café

No dia seguinte, 6, das 11h às 13h, outro ótimo livro será lançado. A editora “Quixote+Do” lança “Nezinho, o ufanista”, de Lucas Picchioni, na Livraria Do Café, no Café com Letras, Savassi. “Quando o prefeito Nezinho é surpreendido com a notícia da visita do presidente da República à cidade, seu desejo é recebê-lo com grande festa”. 

Ufanismo com Letras

“Mas com os cofres públicos vazios, o político não tem outra alternativa senão pedir um empréstimo à Dona Patrocínio, a cafetina da região. O que deveria ser segredo vem à tona, provocando grande alvoroço na vida do pacato lugarejo”.

Ufanismo com humor

Uma sátira em quatro partes, seguindo quatro diferentes personagens. “Nezinho, o ufanista” retoma a tradição literária do humor, realizando uma crítica às questões sociais e políticas. A tradição satírica faz parte da história da novela ocidental, desde o Século 2.

Ufanismo com sátira

“Nezinho, o ufanista” penetra essa tradição milenar de rirmos dos absurdos da nossa sociedade, onde a política é, muitas vezes, prostituição. Principalmente hoje. Apaixonado por contar histórias, Lucas Picchioni é publicitário e roteirista. Natural de BH, viveu em Londres e Nova York.

Ufanismo com base

Em Nova York estudou no Conservatório de Roteiro Audiovisual da New York Film Academy. De volta ao Brasil, Lucas faz sua estreia com “Nezinho, o ufanista”. A obra é baseada em um roteiro de curta-metragem de 2019 e tem como inspiração a rica tradição narrativa do povo mineiro.

Saúde Musical

Comemorando o Dia Mundial da Saúde, dia 7, estreia a temporada 2024 do Festival Meu Vizinho Pardini, criando laços com a comunidade e os espaços públicos. O evento será na Praça da Liberdade, das 10h às 18h30, com atrações como: Geraldo Azevedo, Rádio Caos, Blazz Quartet, Trio Amaranto, CircoLar, Fanfarra Fantasia FM e Melissa Duque.


Lucas Picchioni lançando seu primeiro livro, “Nezinho, o ufanista”, dia 6, na Livraria Do Café, no Café com Letras, Savassi. Foto: Arquivo Pessoal


No melhor bistrô de BH, o D’Artagnan, a chef e anfitriã, Marise Rache, com uma das atrações do espaço, a estonteante amiga, Josefina Pontes. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*Até amanhã, o DiamondMall recebe uma exposição inédita de fotos realizada em parceria com o Instituto Mano Down.

O instituto promove a autonomia e inclusão de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências.

A mostra traduz em fotos as oportunidades e os sentimentos de pessoas que buscam reconhecimento pelo potencial e por suas capacidades, através do trabalho da Instituição.


A cantora Ina Magdala, no show “Navegando Entrelinhas”, dia 13, no Baretto, do Hotel Fasano e dia 14, na Praça de Savassi. Foto: Arquivo Pessoal

*Depois de arrasar em São Paulo, a cantora mineira Ina Magdala volta a Belo Horizonte.

Em duas apresentações do show “Navegando Entrelinhas”, dia 13, no Baretto, do Hotel Fasano e dia 14, na Praça da Savassi.

Mesclando clássicos atemporais e composições autorais, Ina propõe um mergulho além das superfícies.

Explorando nuances e significados que se escondem nos labirintos das histórias cantadas. 

O show contará com releituras de Nina Simone, Elis Regina, Beatles e Djavan.