Quinta, 31 de julho de 2025
Em evento no Porks Cidade Nova, a gerente, Samara Silva e o sócio proprietário, Marcelo Gouvêa. Foto: Edy Fernandes
No mesmo evento no Porks, a assessora de comunicação, Viviane Furst e Ana Cecília Rezende. Foto: Edy Fernandes
Visão Holística
De Humberto Vieira, diretor da Primus Turismo, que passa boa parte do ano, em sua casa, em Orlando, na republicana e ensolarada Flórida, nos Estados Unidos, de Donald Trump, que quer negociar com gente séria: “A taxação, em 50%, a partir de 1º de agosto, sobre os produtos brasileiros é apenas reação contra um pais governado por ‘amorosos democratas’ de esquerda e populistas mal-intencionados, que só falam besteira e cometem bravatas insanas”.
Visão Realista
“Vivendo entre o Brasil e EUA há mais de 35 anos, vivenciei inúmeras crises, na grande maioria, provocadas por ações e planos econômicos brasileiros dos últimos 25 anos. Agora, percebo aqui, grande reação favorável dos americanos em apoio às decisões de seu presidente. Mandar os imigrantes de volta, em minha opinião, é um ato democrático”.
Visão Sensata
“Democrático porque, afinal, imigrantes, em sua maioria, ilegais, vêm para os Estados Unidos sonhando em ganhar a América, aceitam qualquer subemprego e não contribuem em nada com impostos. Usam da estrutura da seguridade social dos americanos, não pagam e deixam um legado de crimes e contravenções”.
Visão Imparcial
Sim, quem viu o filme, “Um dia sem Mexicanos”, de 2004, quando 14 milhões de hispânicos ‘desaparecem’ da Califórnia, gerando caos social e econômico, conhece a importância da boa imigração; de imigrantes sérios, que trabalham, contribuem, assimilam cultura, hábitos e costumes. Tiram trabalho dos norte-americanos?
Visão Dupla
Nem sempre! Afinal, fazem o trabalho braçal que os nativos não querem, daí sua importância. O que interessa, no caso, são os imigrantes perigosos. Com a política de Trump contra os ilegais, empresários já sentem falta de mão de obra, principalmente dos ilegais honestos e trabalhadores.
Visão Pessoal
“Em minha opinião, Trump faz o que o ‘nosso’ presidente deveria fazer, tornar o pais grande novamente. Com relação ao turismo, que é a minha área, posso dizer que em nada tais medidas serão prejudiciais, pois o turista brasileiro já é extremamente prejudicado pelo seu próprio governo”.
Visão Seletiva
“Governo que impõe a cobrança descabida de IOF pelo uso de cartão de crédito no exterior e taxa qualquer remessa de dólar para pagamento de serviços pelo mundo, com cobranças de IR e do mesmo IOF, naturalmente embutidos nos preços dos serviços”. Pois é, aqui, aceitamos passivamente as sanções e novos impostos quase diários, mas metemos o bedelho nos impostos de Trump. Tão Brasil.
DNA cooperativista
Em bela noite no salão do Minas Tênis Clube 2, Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, e Samuel Flam, vice-presidente da entidade, receberam lideranças políticas, empresariais e representantes de cooperativas de Minas para a celebração dos 103 anos do Dia Internacional do Cooperativismo, em um ano reconhecido pela ONU.
DNA da hora
Entre os nomes que reforçaram o apoio, esteve o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo na Assembleia de Minas, que fez questão de marcar presença em um ano simbólico para o setor, reconhecido pela ONU como o Ano Internacional das Cooperativas. “A saída está no cooperativismo, ‘porto seguro’ para o produtor mineiro”, resumiu Arantes.
Programa de investimento
O Instituto MRV&CO oficializou R$ 2 milhões ao Fundo do Programa de Bolsas da Fundação Dom Cabral - FDC. A cerimônia foi realizada no Campus Aloysio Faria, Nova Lima, e reforçou a mobilização de recursos privados para ampliar o acesso à educação de excelência. Desde a década de 1990, a FDC concede bolsas via programa estruturado, que passou a contar em 2025 com um fundo patrimonial.
Programa de futuro
Tendo como pilar aporte inicial de R$ 20 milhões, o fundo é composto por doações de empresas e indivíduos, com rendimentos integralmente destinados às bolsas. Com o investimento do Instituto MRV&CO, a expectativa é ampliar em 20% o número de bolsas ainda este ano. Para 2026, a projeção é de crescimento de 25%, podendo ser maior com novos doadores.
Planejar o Poder
O autor e pesquisador em gestão pública, Alisson Moraes, lançou o livro “O Poder do Planejamento: Reflexões, Contextos e Estratégias para a Excelência na Gestão Pública”. Presentes, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), autoridades, o presidente do TCE-MG, Durval Ângelo e o ex-vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant, que participaram de um colóquio sobre a obra.
Samuel Flam, vice-presidente do Sistema Ocemg; o deputado estadual, Antônio Carlos Arantes e Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg. Foto: Divulgação/Sistema Ocemg
Curtas & Finas
*Os diretores da CASACOR Minas Gerais, Eduardo Faleiro e Juliana Grillo, convidam-nos para mais uma edição da mostra.
Este ano, o coquetel de inauguração acontecerá dia 14 de agosto, na PUC Lourdes.
*Transformar experiências gastronômicas em momentos de afeto e significado.
Assim, o restaurante Omilía, Vila da Serra, vai participar da campanha “Chefes contra o Câncer”.
Nobre iniciativa que reúne nomes expressivos da gastronomia em apoio ao tratamento de pacientes com câncer.
A 11ª edição do jantar beneficente “Chefs contra o Câncer” acontece dia 30 de setembro, em prol da Cape - Casa de Acolhida Padre Eustáquio.
O projeto ganha novidade: o “Circuito Chefs contra o Câncer”, que, durante setembro, mobilizará estabelecimentos gastronômicos de BH e região em prol da causa.
*Um espaço dedicado a oferecer serviços de saúde gratuitos a moradores de Belo Horizonte e Região Metropolitana, incluindo atendimentos em medicina, odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia.
É a Clínica Integrada do UniBH que fechou o primeiro semestre de 2025 com 13.595 atendimentos, crescimento de quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram efetuadas 10.517 consultas.
Localizada no campus Buritis, a unidade de assistência é equipada com alta tecnologia e disponibiliza um ambiente onde a integração entre especialistas, docentes e estudantes enriquece a experiência clínica e acadêmica.