Quinta, 29 de fevereiro de 2024
No Dia Mundial dos Raros, eles são muitos e queridos, a começar, por Théo, aqui, com sua amorosa e orgulhosa mãe, Larissa Carvalho, dois oceanos de esperança. Foto: Leo Lara
Dia dos Bissextos
Hoje é o Dia Mundial dos Raros. Eles são raros, mas são muitos! No Brasil, são 13 milhões; no mundo, 300 milhões. Théo Carvalho Mangabeira, filho de nossa amiga e colega, Larissa Carvalho, é um deles. A doença do Théo acontece com um bebê a cada 150 mil. Larissa confessa: “Já tirei meu bilhete premiado. Nem jogo mais na loteria”.
Bissextos e muitos
Doença rara é aquela que atinge 1.3 pessoas a cada dois mil habitantes. Existem de seis a oito mil doenças raras descobertas. A “Lei do Théo” é a 14.154, de 26 de maio 2021. Vai melhorar o teste do pezinho do SUS. Em vez de detectar apenas seis doenças como hoje, vai rastrear mais de 50. E que diferença isso faz?
Bissextos e vários
Descobrindo a doença nos primeiros dias de vida, a chance da criança não ter sequelas pode ser acima de 80%. Minas se antecipou e expandiu seus exames, de seis pra 15 doenças. A cidade de São Paulo e o Distrito Federal também, detectando mais de 50.
Bissextos e queridos
Tudo isso depois da luta do Théo e do Instituto Vidas Raras. E na rede particular, em laboratórios e hospitais, um bom teste do pezinho custa de 500 a 2000 reais. “É muita luta, mas vamos seguir. Pelos Théos que virão”, diz Larissa.
Bissextos e geniais
Ao assinar o Decreto Municipal de 29 de fevereiro de 1944, ano bissexto, o então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek, não poderia imaginar que, 80 anos depois, o antigo Instituto de Belas Artes, hoje Escola Guignard – UEMG, estaria consolidado como uma das mais importantes escolas de belas artes do País.
Bissexto e ímpares
Hoje, no dia de outro ano bissexto, quando a Escola completa oito décadas de história, o Palácio das Artes inaugura a exposição “A Paixão Segundo Guignard”, com curadoria de Paulo Schmidt, ex-aluno e pesquisador da trajetória do personagem que ficou eternizado com o nome da escola. A curadoria adjunta será de Cláudia Renault.
Bissextos e pródigos
A mostra reunirá cerca de 200 obras, entre trabalhos do próprio Guignard, de dois professores assistentes do artista nos primeiros anos da escola, Edith Behring, Franz Weissmann e de alunos que estudaram com Guignard durante o período em que foi professor do curso de desenho e pintura, entre 1944 e 1961.
Bissextos e únicos
Fazem parte da exposição obras de nomes como Amílcar de Castro, Yara Tupinambá, Jarbas Juarez, Maria Helena Andrés e Augusto Degois. Após a abertura, hoje, a exposição ficará aberta ao público até 12 de maio, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard. Pronto! Acabaram de descobrir por que a mais nobre galeria de Belo Horizonte foi assim batizada. Para sempre!
Recordar é viver, reviver, dividir e comemorar, com Chris e Ramaya Vallias. Foto: Edy Fernandes
Ainda em 2023, com tudo de ótimo para 2024, Eduardo Faleiro e Luciana Avelino. Foto: Edy Fernandes
A vice-presidente da Cimed, uma das maiores farmacêuticas do Brasil, Karla Marques Felmanas, que lançou seu primeiro livro, “Oi, Tchurma”, em São Paulo. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*Ao completar 50 anos, a empresária Karla Marques Felmanas lançou, ontem, na Livraria Travessa do Shopping Iguatemi, em São Paulo, seu primeiro livro, em depoimento a Udo Simons, “Oi, Tchurma”.
De forma leve e profunda, reflexões e pensamentos sobre a maternidade, carreira, família, sexo, amizade, além do significado da fé e da disciplina em sua história.
Ela conta o início como personalidade pública, o que a motivou e a fez pensar em compartilhar sua trajetória.
Fala ainda sobre momentos delicados que viveu com a mãe e conselhos valiosos que recebeu do pai.
A coragem de tomar decisões e fazer mudanças para viver uma vida em harmonia; sua evolução profissional.
E mais: o convívio familiar, a importância da autonomia e da independência financeira da mulher.
*O Belvedere ganha o restaurante Macaréu do chef Léo Paixão: frutos do mar e de peixes amazônicos.
Paixão leva também para o recém-inaugurado Meeting Shop, o Nicolau Bar, fechado recentemente no Horto.
Ambos ocuparão o “rooftop” do luxuoso shopping, afinado com a proposta da família Menin, proprietária do empreendimento.
*Dia 26, a Faculdade Unimed e a Amazon Web Services (AWS) apresentaram a primeira edição do webinar.
Webinar que tem como objetivo destacar a importância do digital para o setor da saúde.
*Depois de um adiamento, finalmente, a primeira edição da Feirinha Aproxima 2024 acontecerá, dia 2 de março, no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto.
*A Temporada 2024, da Filarmônica de Minas Gerais, começa, dia 2 de março, às 18h, na Sala Minas Gerais, apresentando os “Pilares da Ópera Alemã”: Mozart, Gluck, Wagner e Strauss.