Quinta, 28 de novembro de 2024


Na mais recente investida da “Plataforma Fartura Gastronomia do Brasil”, em Lisboa, Portugal, Rodrigo Ferraz, Alberto Fonseca e Karla Arantes. Foto: Fred Pontes

Minas além-mar

A “Plataforma Fartura Gastronomia do Brasil”, o Governo de Minas Gerais, o Sebrae e a CEMIG ofereceram nova etapa do projeto “Minas em Portugal”. Entre os dias 9 e 15, a "Semana da Cozinha Mineira" teve três etapas em Lisboa, com a participação no evento “Essência do Vinho” e ações no restaurante estrelado pelo guia Michelin, na “Sála de João Sá” e no “Hotel Vila Galé Arcos”.

Minas em Fartura

"A história do Fartura com Portugal começou em 2018. Nosso objetivo é mostrar a riqueza de Minas Gerais para o mundo. Assim, Minas afirma-se como um destino atrativo para os portugueses, sendo o segundo maior mercado para os turistas", comenta o diretor da Plataforma, Rodrigo Ferraz.

Minas no Espelho

Para o governador de Minas, Romeu Zema Neto, “Minas e Portugal têm ligações profundas: a língua e raízes culturais históricas; desde as ruas de nossas cidades, à mesa do povo. Com apenas algumas horas de distância, acreditamos que, ao fortalecer a cooperação e as relações bilaterais, podemos aumentar o fluxo turístico entre os dois destinos, além de oportunidades de negócios para portugueses e brasileiros”.

Ainda em Lisboa, Portugal, em roda de conversa, após reunião que tratou da “Rota de Vinhos de Portugal” e da “Rota de Vinhos de Minas Gerais”, Maurício de Oliveira Campos Jr., Leônidas Oliveira, Romeu Zema Neto, Nuno Pires e Dora Simões. Foto Divulgação/CCILB

Sempre em Lisboa, "A Grande Família Minas Portugal", com todas as cores da amizade e das oportunidades. Foto: Divulgação/ CCILB

Minas na Rota

Na sequência do “Fartura”, dia 16, Minas voltou a encontrar Portugal, em mais uma via de mão dupla. Foi o “Encontro Rota dos Vinhos Verdes”, com o Governo de Minas. A Câmara de Comércio e Indústria Luso-brasileira - CCILB promoveu o palatável colóquio, com representantes da rota e do Governo de Minas. Entre os anfitriões, a presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes – CVRVV, Dora Simões.

Minas na Hora

E mais! A vereadora do Turismo do Porto e vice-presidente da “Great Wine Capitals”, Catarina Santos Cunha; o editor-chefe da revista “Gula”, no Brasil, colaborador da “Revista de Vinhos”, Alexandre Lalas e o diretor do “Monverde Wine Experience Hotel”, Miguel Ribeiro, apresentaram a experiência de Portugal como forma de contribuição para consolidação da “Rota de Vinhos de Minas Gerais”. Destaque e palmas para Nuno Guedes Vaz Pires.

Minas em Essência

Nuno Pires é sócio-fundador da “Essência Company”, diretor das publicações, “Revista de Vinhos” e “Blue Travel (Portugal) e “Gula” (Brasil). Pires foi o principal organizador do evento. Mais que organizador, “engenheiro” da sólida ponte entre as rotas dos vinhos de Portugal e os de Minas Gerais.

Minas em Evidência

Também na impecável organização, o vice-presidente da CCILB, Maurício Campos de Oliveira Júnior e Alaor Leite, também da CCILB. Completando o time campeão, o governador Romeu Zema Neto, o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o secretário de Desenvolvimento, Fernando Passalio, o diretor da CODEMGE, Helger Marra Lopes, o presidente da CDL e do Conselho Deliberativo do SEBRAE Minas, Marcelo Souza Silva.

Tudo Tudor!

A suíça Tudor, relógios de luxo, continua sua expansão no Brasil, agora em Belo Horizonte, na Savine Joias, de Claudia Sabino e Romero Pimenta, no Savine Mall. A joalheria tem criações exclusivas e representa selecionadas marcas da alta relojoaria. Com a Tudor, atendimento especializado sobre relógios icônicos como as peças das famílias “Black Bay, Pelagos e Clair de Rose”.

Tudo Suíço

Com campanha que leva a assinatura “BornToDare”, a Tudor ressalta seu DNA desafiador, audaz e ambicioso; com o legado centenário do fundador Hans Wilsdorf, que também criou a Rolex. A chegada da Tudor marca mais um passo na estratégia de expansão global da marca que está em mais de 110 países. 


Em noite de Tudor, na Savine Joias, de Claudia Sabino e Romero Pimenta, no Savine Mall. Foto: Divulgação/Savine


Continuando o elegante clima Tudor, Alberto Alkmim e Cláudia Sabino. Foto: Divulgação/Savine

Quase 90

O Minas Tênis Clube comemora 89 anos, amanhã, às 20h, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas, com jantar na Arena UniBH. Presentes, diretores, conselheiros, patrocinadores, parceiros e autoridades; recebidos pelo presidente, Carlos Henrique Martins Teixeira; pelo vice-presidente Wagner Furtado Veloso e pelo presidente do Conselho Deliberativo Kouros Monadjemi.

Quase tudo

Durante a cerimônia, homenageado com o “Escudo de Ouro do Mérito Minastenista”, a mais alta comenda do clube, Efigênio José Pinto. Ricardo Vieira Santiago, ex-presidente e vice-presidente do Conselho Deliberativo, recebeu o título de Sócio Benemérito. Também homenageada, Blenda Bartels, com o “Diploma Atleta Ouro do Minas”, pela bela contribuição à vitoriosa história do esporte minastenista.

Quase e mais

Bartels se destacou como levantadora por clubes e pela seleção brasileira de vôlei feminino. No Minas, jogou por 12 anos, de 1972 a 1983, conquistando diversos títulos. A cerimônia deste ano tem como tema os “Jogos Olímpicos Paris 2024”, em comemoração às duas medalhas de bronze conquistadas por atletas do Clube: Thaisa, com a seleção de vôlei feminino, e Guilherme Schimidt, pela disputa por equipes no judô.


Curtas & Finas

*E continuando a trajetória do Minas Tênis Clube, em Paris, homenagens também aos seus 11 representantes.

O evento celebra também o trabalho de formação esportiva do Clube, referência nacional no segmento socioesportivo.

*Joias exclusivas, em materiais antigos, foram lançadas, dia 23, na primeira coleção da Ywí, das arquitetas e urbanistas Aninha Loyd e Sheyla Passos.

Peças em madeira que carregam histórias e memórias, com toques de prata reciclada e cobre. O lançamento foi no Ateliê Thais Mor, Santo Antônio.

*Lançamento do novo livro de Alexandre Atheniense, “Golpes Digitais”, dia 7 de dezembro, às 11h, na Livraria da Rua, Savassi.

*Reforçando: a corrida Lagoa dos Ingleses, dia 15 de dezembro, marca o final das celebrações de 10 anos do projeto CSul Lagoa dos Ingleses.

As inscrições já começaram para os atletas que quiserem participar de qualquer um dos três circuitos disponíveis.

*Entre os dias 13 e 15 de dezembro, as artes circenses e do cinema estarão no Parque Fernão Dias, em Contagem.

Experiências culturais, difundindo a cultura circense e valorizando os espaços públicos.

O “6º Festival CircoLar”, do Instituto Cultural CircoLar – ICC tem espetáculos e oficinas gratuitas de palhaçaria e mágica.