Quinta, 25 de julho de 2024
Autoridades e equipe criativas e vencedoras do desfile “Moda no Jardim Sensorial”, dia 28, no Palácio da Liberdade. Foto: Ana Luiza Sampaio
Moda na Passarela Liberdade
Dia 18, um café da manhã apresentou os oito novos criadores, que somar-se-ão aos 48 veteranos, no desfile “Moda no Jardim Sensorial”, dia 28, nos jardins do Palácio da Liberdade, contou com estelares presenças, como a da subsecretária de Cultura, Nathalia Larsen, representando o secretário de Estado de Cultura e Turismo – Secult/MG, Leônidas Oliveira; Cris Kumaira, diretora de Comunicação Empresarial e Sustentabilidade da Cemig; Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Fundação Clóvis Salgado - FCS.
Desfile Sensorial
E mais: Natalie Oliffson, coordenadora executiva do Circuito Liberdade e Wanessa Cabidelli, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Também presentes, jornalistas, influenciadores, apoiadores, como a Casa Dorada, que abrigou o evento e a “Ma Perle”. O desfile “Moda no Jardim Sensorial”, uma das ações do projeto “Passarela Liberdade”, da Secult/MG, é promovido pela Associação dos Criadores e Estilistas de Minas Gerais - A.Criem.
Arte Sensorial
Os novos criadores são Érik Belício, Julya Oliveira, Miguel Bonomo, João Marcos Lisboa, João Frederico Almeida, Otávio Augusto, Gabriela Vilhena e Maria Lúcia Cepellos, selecionados via edital da associação. É a terceira ação da A.Criem possibilitada pela parceria do governo do Estado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura - LEIC/edital Cemig. Na primeira, a referência foi o barroco mineiro visto sob um olhar tecnológico. A segunda, em outubro de 2023, homenageou a dobradinha moda e arte, no foyer do Palácio das Artes.
Design Sensorial
Criações exclusivas e originais, exibindo a força do design mineiro, valorizando os responsáveis pelo aclamado estilo “made in” Minas, conforme o objetivo da entidade fundada no final de 2019: “agregar os profissionais da área, incentivar o sentimento de pertencimento e de coletividade, valorizar o potencial criativo dos estilistas mineiros”.
Sempre à frente
Após quatro anos na chefia de redação da BandNews FM Belo Horizonte, Lucas Catta Prêta chefiará a redação da TV Band Minas, durante a licença-maternidade de Fantine Godoy. Ele também deixa a apresentação do BandNews Minas 1ª Edição, mas continua com o programa “Por Trás das Marcas”, com Fabi Lopes. E na TV, Lucas já apresenta o “Band Eleições”, ouvindo especialistas, cientistas políticos e candidatos.
Sempre liderando, Lucas Catta Prêta, chefiando a redação da TV Band Minas. Foto: Divulgação/Band Minas
“Jisele-Jítsu”
Praia de Algodões, Maraú, sul maravilha da Bahia. Marise Rache e Toninho Guimarães, casal conhecido e querido aqui de BH, cuja família é pioneira na região, hospedaram a eterna top model Gisele Bündchen e o namorado, Joaquim Valente. “La” Gisele que, passou o aniversário de 44 anos com a irmã gêmea, Patrícia, e que adora a natureza, encantou-se com o paraíso baiano. Valente, carioca, que mora em Miami é amigo da família Guimarães e professor de jiu-jítsu, incluindo a namorada. Sortudo! Deve ser ótimo “lutar” com a linda! Até de kimono...!
Cabelo e bigode
A CASACOR Minas, até 15 de setembro, no Espaço 356, Olhos D’Água, receberá, pela primeira vez, uma barbearia. O ambiente, que continuará em funcionamento depois da realização da mostra, tem projeto assinado pela experiente Andrea Buratto e será operado pela Barbearia Max Visual, no mercado há 23 anos. Outra novidade é a Terratile, fundada por João Grillo.
Papo e Confraternização
A Terratile escolheu celebrar seus 40 anos com um ambiente na CASACOR Minas. No projeto de Felipe Soares, há um espaço para abrigar os eventos ao longo da mostra. É lá que acontecerão alguns bate-papos e várias confraternizações. Tudo cercado por precisa curadoria de produtos que fazem parte do acervo da empresa, especializada em revestimentos, louças e metais.
Copo e Gastronomia
No lado boa gastronomia, os visitantes terão confeitaria do buffet Célia Soutto Mayor. O espaço é assinado pelo escritório Pega Projeto e será aberto ao público. Ou seja, estará antes da bilheteria. A equipe do Cabernet Butiquim estará à frente do “Bar de Vidro”, da Balsa Arquitetura, com pegada bem cosmopolita, no estilo e no cardápio.
Café e Cabra
No “Elisa Café”, projeto de Roziane Faleiro. No badalado bar do “Jangaliti”, projeto de Junior Piacesi. A marca registrada será o restaurante “O Chef e o Cabra”, do paraibano Onildo Rocha, eleito várias vezes como um dos melhores chefs do país. Nesta edição, o restaurante tem projeto assinado pela Life Projects.
Liberdade de Julho
Chegou com tudo o “2º Arraiá da Liberdade”, de hoje ao dia 27, pela primeira vez, no Palácio das Artes, com entrada gratuita. A iniciativa faz parte do Minas Junina, promoção do Governo de Minas Gerais, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - Secult, com apoio da Fundação Clóvis Salgado -FCS e patrocínio da Companhia de Gás de Minas Gerais – Gasmig.
Liberdade de Sempre
O “Arraiá da Liberdade” faz parte da programação do “Palco Aberto”. Um projeto do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart que vai criar um ambiente para diálogo entre estudantes e artistas de diversas linguagens em clima descontraído, a céu aberto, nos jardins internos do Palácio das Artes.
Tabuleiro bem recheado
O Tabuleiro Jazz Festival, em Conceição do Mato Dentro, começa em BH, dia 27, na “Autêntica”, com o grande mestre Hermeto Pascoal & grupo. A noite será fechada pelo Chico Amaral Quarteto. Em Tabuleiro, distrito de Conceição, a programação acontece de 8 a 11 de agosto, com atrações internacionais.
O mestre de todos os mestres, Hermeto Paschoal, na Autêntica, abrindo em BH, dia 27, o "Tabuleiro Jazz Festival”, em Conceição do Mato Dentro. Foto: Gabriel Quintão
Em evento no Ponteio Lar Shopping, Jackie Verneuil, Jajá Jacome e Mariângela Lima. Foto: Edy Fernandes
Henrique, Luciana e o filho João Gabriel Freire, no "Festival de Cerejeiras" do Condomínio Morro Do Chapéu. Foto: Arquivo Pessoal
Curtas & Finas
*Ainda sobre o Tabuleiro Jazz Festival. O curador, Aliéksey Vianna, explica que a escolha dos artistas passou pela qualidade e diversidade musical.
“Teremos desde o guitarrista Rez Abbasi, que mistura o jazz com suas origens paquistanesas, até Kevin Hays, um dos mais importantes pianistas da cena nova-iorquina”.
“Passando pelo lirismo do trompetista sul africano Feya Faku e ritmos frenéticos da Venezuela explorados pelo contrabaixista Roberto Koch”.
A cada edição, o evento homenageia um artista mineiro por sua contribuição para a música instrumental.
Este ano, o prêmio Carlos Brandão será concedido ao saxofonista, flautista, compositor e arranjador Nivaldo Ornelas.
*Palmas para o “Tudo é Jazz”, evento pioneiro do gênero em Minas Gerais e um dos maiores do país, apresentado pela Gerdau.
Em sua 22ª edição, o festival homenageará os geniais Ray Charles e Pixinguinha e acontecerá até dia 28.
Os shows acontecem ao ar livre, no Beco do Drummond (Praça Carlos Drummond de Andrade), na lateral do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal.
“A mudança promete tornar a experiência ainda mais agradável e acolher o público para curtir os espetáculos diretamente na Praça da Liberdade”, explica Rud Carvalho, diretor geral do festival.
*Dia 27, o Festival de Inverno de Nova Lima 2024 comemora 10 anos, com encontros imperdíveis entre montanhas, à margem da Lagoa dos Ingleses.
E envolvendo o melhor da música e gastronomia de qualidade, além de atrações imperdíveis para um público especial.
*A Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas - ADCE/MG encerra julho com nova edição do “Café com Fé”.
Amanhã, às 8h, na sede da Clementino e Teixeira Advocacia, Vila da Serra.
O encontro é uma oportunidade para interação, troca de ideias e de celebração. As vagas são limitadas.