Quinta, 22 de fevereiro de 2024



A bela modelo, Tâmara Kehrwald, em foto para a coluna que, depois de Minas e Rio Grande do Sul, empresta sua impecável plástica a São Paulo. Foto: Arquivo Pessoal

Santas Minas

Depois de “importar”, de reverter a tradição do Carnaval, do interior de Minas, para Belo Horizonte, com o Carnaval da Liberdade, sem negligenciar o Carnaval da Tranquilidade, nas Cidades Históricas, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, “ataca novamente”. E, com mais ousadia, mira a Semana Santa.

Santa Liberdade

Com ou sem procissão, ainda não sabemos, mas Leônidas de Oliveira já avisou, aqui mesmo, em O TEMPO, que uma das sacrossantas ações será a encenação da Paixão de Cristo, no Palácio da Liberdade. O fato inédito promete emocionar fiéis que partirão da igreja da Boa Viagem, em cortejo (procissão?), até a Praça da Liberdade. 

Santa Semana

Mas o “Minas Santa 2024” é muito mais. Em 2023, o programa de valorização do patrimônio cultural e turístico da Semana Santa foi decisivo para que Minas registrasse, em abril, segundo o IBGE, crescimento recorde na movimentação turística, 720% acima da média nacional. 

Santa Pesquisa

Outro dado promissor, de acordo com a Pesquisa de Demanda Turística do Observatório do Turismo de Minas Gerais 2022, é que 36% dos turistas que visitam Minas têm como principal motivação conhecer seu patrimônio histórico-cultural, gerando movimentação econômica de cerca de R$ 5 bilhões.

Santa Diversidade

Em 2024, com 600 municípios, o objetivo continua sendo colocar Minas como um dos principais destinos turísticos no país, também ou principalmente durante a Semana Santa, dando protagonismo às 1001 expressões culturais e religiosas (católicas, evangélicas, de matrizes africanas) relacionadas à fé, e valorizar nosso patrimônio cultural material e imaterial.

Santa Religião

Nas expressões de matriz africana, temos a Feitura do Cordão de São Francisco, no terreiro do Quilombo Pena Branca, município de São Francisco; o Recolhimento da Tenda de Umbanda Pai Xangô, em Formiga e a Celebração Quaresmal.

Santa Paisagem

Sem esquecermos a tradicional Festa do Boi Balaio, em São Geraldo da Piedade, todas no catálogo “Celebrações e Ritos da Semana Santa em Minas Gerais”, do Iepha. O “Minas Santa”, projeto síntese da fé e devoção, foi lançado dia 19, no Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. Arte, cultura e turismo a favor da promoção dos nossos roteiros da fé. A Fundação Clóvis Salgado, pérola da Secult/MG, cuidará das atrações no Circuito Liberdade, em BH.

Boa e dupla surpresa

Ilustrando a “coluna coruja” de hoje, o filhão, João Paulo Wiegratz Navarro. A foto, sem modéstia, merece duplo aplauso. Primeiro, pelo retratado, mais elegante e fotogênico impossível. Segundo por mostrar um outro lado do nosso fotógrafo, Edy Fernandes que, além de arrasar aqui, nas fotos de belas e poderosos, prova que também manda bem quando o assunto é um belo retrato. 


O promissor garoto-propaganda, João Paulo Wiegratz Navarro, modelando e modelado, pelas lentes do fotógrafo Edy Fernandes. Foto: Edy Fernandes

Volta do Profeta

O espetáculo “O Profeta” retorna à capital mineira, de 1 a 3 de março, no Teatro Sesiminas. Baseada no livro “best-seller” de Gibran Khalil Gibran, a obra trata do que toca a alma e os sentimentos. O livro ganhou releitura filosófica de Lúcia Helena Galvão. No palco, o músico e cantor libanês Sami Bordokan, dando vida a Al Mustafa, o profeta. A direção é de Luiz Antônio Rocha, nosso entrevistado, aqui, dia 26. 

Curtas & Finas

*Dia 20, a Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais - CMI/Secovi-MG agiu e bem.

Apresentou as tendências e perspectivas para o mercado imobiliário em 2024, além de analisar o desempenho do setor no ano passado. 

*A coluna, salivando, agradece os convites para a Feijoada do Country, com o show do Jorge Aragão, dia 24, das 12h às 17h, no Minas Country, Taquaril.

*Dias 24 e 25 de fevereiro, às 10h30 e às 15h, ateliê aberto inspirado no trabalho e na pesquisa da artista Julia Arbex, em exposição na Casa Fiat de Cultura com a mostra "Três Tempos".

O ateliê explora as múltiplas possibilidades de uso do carvão como matéria-prima para a produção de arte.

*A partir de amanhã, o DiamondMall recebe a exposição “Bolinho: Além do Arco-íris”, que contará com 37 peças confeccionadas no grafite e que retratam o famoso Bolinho.

Bolinho é o personagem em forma de “cupcake”, que virou sensação em diversos pontos de BH, acompanhado pela temática divertida do arco-íris. 

A atração é gratuita e estará disponível até o dia 22/03, no Piso L3 do shopping.