Quinta, 18 de dezembro de 2025


Com regência do maestro André Brant, o “Concerto de Natal: Do Barroco ao Jazz”, hoje e amanhã, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Foto: Nelson de Almeida

Jazz em Prelúdio

A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, com o Coral Lírico de Minas Gerais, encerra a temporada 2025 com repertório natalino. Sob a regência do maestro André Brant, o “Concerto de Natal: Do Barroco ao Jazz” tem a participação dos solistas Bárbara Brasil (mezzosoprano), Sandro Assumpção (tenor) e Filipe Santos (barítono).

Jazz Barroco

Participação também do Coral Infantojuvenil Palácio das Artes e do grupo de dança “BeHoppers”. O público aplaudirá séculos e estilos, do barroco de Johann Sebastian Bach à leveza do jazz contemporâneo. Apresentações, hoje e amanhã, às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

Jazz em Madeira

Em sua última exposição de 2025, o Palácio das Artes recebe esculturas e entalhes na exposição, “GTO: De Divinópolis para o mundo”, com obras de Geraldo Teles de Oliveira, o GTO, Mário Teles e Alex Teles, na Galeria Genesco Murta. Período expositivo do dia 20 a 22 de fevereiro de 2026.

Universo em Madeira

Homenagem ao escultor, artista autodidata que inciou-se com uma escultura que viu em sonhos. Na curadoria de Faber Barbosa, o conjunto é apresentado em forma temática, destacando inicialmente as obras de GTO, seu filho e seu neto. As obras talhadas em madeira já visitaram Divinópolis - cidade em que o artista viveu a maior parte de sua vida - e Ouro Preto. Abertura, amanhã, às 19h. A entrada é gratuita.

Cemig na lista

Pelo segundo ano consecutivo, a Cemig está em “A List” de Mudanças Climáticas do “Carbon Disclosure Project”, organização internacional para divulgação de informações ambientais. Mérito que reforça o compromisso com a transparência e a ação frente aos desafios climáticos globais.

Cemig no pódio

A Cemig teve pontuação máxima em 10 dos 16 critérios, respeitando o compromisso de ser “net zero” em 2040. Reconhecida também por produtos de baixo carbono, como a atuação em energia renovável, de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, investimentos de modernização para melhoria dos serviços e na redução das perdas de eletricidade.

Viva Gisele

A Vivara recebe Gisele Bündchen, hoje, em seu jantar de fim de ano, em São Paulo. Rosto e corpo da marca desde 2007, estrela de campanhas que marcaram a história da joalheria, a modelo participa do encontro ao lado de convidados jornalistas e formadores de opinião.

Viva Vivara

O evento reunirá “colegas” da Vivara no diálogo com moda, cultura e estilo de vida. O jantar celebra o encerramento de um ano importante para a Vivara em projetos que aproximaram a joalheria do público com colaborações criativas e ações que reforçam seu papel no mercado de luxo brasileiro.

Altas e baixas

O varejo restrito manteve alta em outubro, com elevação de 0,1% no estado, conforme o Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio/MG. Em setembro, o indicador registrou incremento de 0,5% depois de ficar negativo em julho e agosto. O varejo nacional teve 0,5% de alta. No acumulado do ano, o comércio em Minas registra elevação de 1,6%.

Baixas e altas

Já o comércio ampliado, composto pelos setores atacadista; veículos; peças e material de construção, registrou desaceleração de - 0,3% em outubro, em relação ao mês anterior, depois de alta de 3,4%, em setembro. A média nacional para o ampliado foi de 1,1% de crescimento em outubro.

Vídeo visual

O “Festival de Vídeos IOCM”, da Faculdade Ciências Médicas, concluiu sua 4ª edição, com produções científicas em oftalmologia de todo o país. Entre os participantes, Dr. Leonardo Cesar Gontijo, diretor clínico do Instituto de Olhos Minas Gerais (IOMG). A iniciativa tem como objetivo disseminar, em formato audiovisual, situações reais da prática clínica e cirúrgica.

Visual e ótico

Isso, contribuindo para o aprimoramento da formação médica e a atualização dos profissionais. A edição deste ano atraiu oftalmologistas do Brasil, do exterior e registrou público estimado em 300 espectadores. O corpo clínico do IOMG teve três representantes premiados nas principais categorias. Dr. Leonardo Cesar Gontijo foi eleito “Winner Master”!

Ótico e oftalmológico

Dra. Carolina Brito de Almeida Barbosa recebeu o prêmio de “Winner Surgical Cases” e Dr. Eduardo Alves Gomes de Oliveira, o “Winner Challenging Cases”. O Festival é um dos principais espaços de valorização e difusão do conhecimento científico em oftalmologia no país.


Na Casa Rosada Gasmig Minas, Marcos Ribeiro e Antônio Carlos Lopes de Figueiredo. Foto: Edy Fernandes


No Espaço 156, na Praça da Estação, o casal Rafael Lacerda e Débora Vaz. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*A exposição “Retrato Falado”, da artista Erica Lorentz, continua na Galeria Templuz, até dia 20.

Com curadoria de Mary Arantes e integrando a programação do Ano Mineiro das Artes 2025, a mostra é uma vitrine.

Vitrine das múltiplas camadas da identidade e do autorretrato, tendo o rosto humano como território simbólico de presença, ausência e transformação.

*O Minas Shopping inaugurou a loja Reserva. Com 70 metros quadrados, o espaço foi projetado para oferecer atualidade!

E com, pela primeira vez no centro de compras, itens da linha infantil Reserva Mini.

Camisetas, camisas, polos, calças, bermudas, calçados e acessórios.

*Isabel Dias, gerente da Drogaria Araujo, alerta sobre “uma compra”, somente em farmácias confiáveis e autorizadas.

“As canetas emagrecedoras representam evolução no cuidado da obesidade, mas sua eficácia e segurança só são garantidas quando adquiridas de forma adequada”.

Ela ressalta ainda que versões clandestinas podem conter substâncias desconhecidas, doses incorretas ou agentes tóxicos, além de aumentar a chance de efeitos colaterais.

*Último dia hoje! O restaurante Pacato, do chef Caio Soter, prepara ceia de Natal para clientes que quiserem encomendar e celebrar em casa.

*BH tem ótima programação natalina: o “Magia que Conecta – Natal VLI”, na Rua Sapucaí e no Casarão da VLI até dia 23.

O espaço recebeu a Casa do Papai Noel e vai apresentar, ao longo do mês, atrações musicais, intervenções circenses e cortejos.

E um show de drones em homenagem a Lô Borges, com proposta voltada para todas as idades.