Quinta, 16 de outubro de 2025
Confraternização no premiado restaurante D’Artagnan: Paulo Navarro entre Fabrício "Stellantis" e Flávia Biondo, Adriana e Gustavo "Gerdau" Werneck. Foto: Arquivo Pessoal
Em agenda oficial na Embaixada do Brasil, em Bruxelas, Bélgica, um encontro mineiro entre a assessora especial do governador, Romeu Zema Neto, Andreza Gischewski e o empresário Didier Robbe. Foto: Arquivo Pessoal
Lírico Brahms
Saindo do “forno”, na série “Lírico no Museu", o Coral Lírico de Minas Gerais se apresenta, hoje, às 19h, no Palácio da Liberdade, com pérolas da obra coral de Johannes Brahms, compositor alemão do século 19 e mestre do Romantismo. Regência do maestro Lucas Viana, tendo, ao piano, o prodígio, Fred Natalino.
Romântico Brahms
A entrada é gratuita, sem retirada prévia de ingressos e espaço sujeito à lotação. O programa reúne três ciclos corais que ilustram a amplitude estética da obra do compositor, ou seja, a pole position de Brahms no repertório coral: música que brilha entre “o rigor da tradição erudita, o lirismo da canção romântica e o frescor das inspirações populares”.
Brasil Pandeiro
“Brasil, esquentai vossos pandeiros, iluminai os terreiros, que nós queremos sambar”. Conhecem a Orquestra Mineira de Pandeiro (OMP)? E sua apresentação, “Pele, Metais e Madeira”, no Teatro Francisco Nunes? Pois é! Será dia 18, às 20h, sob a direção musical de Manu Ranilla e Markus Buraku. Uma vibrante celebração da música mineira e das raízes afro-brasileiras, tendo o pandeiro como protagonista.
Brasil Verdadeiro
A OMP reúne artistas e amantes do pandeiro em uma epopeia sonora de educação musical, pesquisa e celebração cultural. Mais um passo importante na trajetória da orquestra, que estreou, em 2024, na Funarte MG. Agora chega ao Francisco Nunes para compartilhar o resultado de intenso processo de criação, estudos e ensaios coletivos. Ingressos no Sympla.
Sentar e ouvir
“Matéria/Som – Instalação”, de hoje ao dia 19, na “Semana Criativa de Tiradentes”, com André Ferri Atelier e Vito Quintans. No lado Ferri, a gente percebe que sentar-se é ação tão corriqueira que esquecemos o quanto pode ser inventiva. No concreto, o corpo descobre modos inesperados de sentar: movimento, balanço, proximidade, suspensão”.
Ouvir e sentir
“A matéria dura revela sua potência poética quando provoca o corpo a sair da postura automática e encontrar outras possibilidades de apoio, equilíbrio e descanso”. No lado Quintans, estar em Tiradentes vai muito além da arquitetura e da culinária: o badalar dos sinos, o apito do trem, o ritmo das charretes, as músicas que atravessam as ruas, as vozes, as risadas, as missas, as festas e o labor dos artistas-artesãos.
Sentir e viver
O resultado é uma obra de caráter sensorial e contemplativo, onde a cidade se traduz em som. Instalada na praça principal de Tiradentes (Lago das Forras), a obra de André Ferri e Vito Quintans convida-nos a sentar, escutar e deixar-se atravessar pelo diálogo entre corpo e cidade. Mais que repousar, uma abertura à escuta atenta.
Retrato falante
A artista Erica Lorentz apresenta a exposição “Retrato Falado”, na Galeria Templuz, até 8 de novembro. Com curadoria de Mary Arantes, a mostra mergulha nas múltiplas camadas da identidade e do autorretrato. “Retrato Falado”, que integra a programação do Ano Mineiro das Artes, apresenta obras que transitam entre a pintura, o desenho, a fotografia e a arte têxtil.
Derrubar muros
Ajudar as pessoas a descobrirem seus dons e talentos únicos para uma vida com mais verdade, presença e propósito. Para tal, a escritora e publicitária Sarah Zampier escreveu “Unlock – Desbloqueie todo seu potencial”. Um guia prático que nos convida a assumir o comando da vida. Lançamento, amanhã, das 18h30 às 21h30, na Livraria Leitura, Pátio Savassi.
Aeroporto escola
No mês das crianças e dos professores, o BH Airport reforçou o compromisso com o desenvolvimento social da comunidade do entorno e com o futuro educacional no “Festival de Educação Liga da Gide - Gestão Integrada da Educação”, no Expominas. O evento reuniu mais de 12 mil protagonistas em busca das melhores práticas para transformar o cenário atual e garantir um futuro acessível.
Escola voadora
Futuro de cultura, inspiração, conhecimento e conexão para o sistema de aprendizagem no Brasil. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Confins e a FdG (Fundação da Gide), o BH Airport apoia duas escolas de ensino fundamental, ampliando as oportunidades de conhecimento para os alunos do município.
Fabiana Diniz, Simone Bento e Elisangela Oliveira, em noite descontraída, no espaço Outland. Foto: Edy Fernandes
No lançamento do empreendimento, Portal do Velho Chico, os sócios proprietários, Josué Mello, Daliene Barbosa e Robson Nogueira. Foto: Edy Fernandes
Curtas & Finas
*No BH Shopping, diversão para as crianças. Em cada canto, uma aventura à espera dos pequenos.
Brinquedos e parques temáticos para descobrir e viver momentos em família.
De espaços cheios de imaginação, até opções radicais para quem busca adrenalina. Oficinas, parques internos e atividades ao ar livre.
*Noite de celebração, dia 9, com a Tetum Engenharia, empresa do Grupo Somattos, reunindo os futuros moradores do Evolution.
O coquetel comemorou a entrega do empreendimento, na área de lazer do residencial, com bufê e música ao vivo.
Eis o 10º projeto da Tetum no Buritis, um dos bairros que mais cresce em valorização na capital mineira.
*Tecnologia, desafios e entretenimento no DiamondMall!
É a “Experiência Interativa Disney Plus”, um universo de emoção, aventura e magia.
Até dia 30 de novembro, no Piso L4, de terça a domingo, das 12h às 20h.
*Entre os dias 17 e 19, a final estadual do “Duelo de Mc’s”, com a exposição do projeto Oficinas e Circuito de Arte Digital da Casulo Cidadania.
Vitrine do resultado das formações realizadas ao longo do ano com crianças, jovens e adultos de escolas públicas de BH.
A exposição é bem tech e conta com instalações multimídia, além de celebrar os 96 anos do viaduto Santa Tereza, palco da arte periférica de BH.