Quinta, 15 de agosto de 2024


O advogado escritor, escritor e advogado, Fábio Tavares, convidando para uma viagem com muito rock, pelos anos 80 no Brasil. Foto: Arquivo Pessoal

História de estórias 

O criminalista mineiro, radicado em São Paulo, Fábio Antônio Tavares, não perde a mineiridade. Lançou outro romance, “Uma história de rock”, misturando ficção a personagens reais, contando a história de jovens, que, no ano de 1982 e seguintes, formaram uma banda de rock em BH e daqui alçaram voo e alcançaram o sucesso.

História de memória

Tavares reconstrói o cenário do rock brasileiro nos anos 80, revisita os olhares da juventude, da política e da transformação do país com a redemocratização. Como cenário, o antigo colégio Pitágoras, o “Rock in Rio 1”, o “Circo Voador” e outras paragens da década dourada do rock nacional.

História de sonhos

Para o autor, advogado de grande militância, poder escrever sobre os anos 80 e sua efervescência cultural foi incrível diversão, não só pela nostalgia, indagações sobre o processo de criação e inspiração artística, mas pela história que trata de amizade, sonhos e realizações juvenis. Leitura para jovens e cinquentões que viveram aquela época mágica.

Bem-vinda a bordo

A Fundação da maior produtora de aço no Brasil e líder global, a ArcelorMittal, recebeu importante reforço. Camila Valverde assume o cargo de diretora-superintendente da Fundação ArcelorMittal e se junta aos empregados e parceiros na jornada para a transformação da vida de crianças e jovens do Brasil. Com 25 anos de atuação na sustentabilidade, responsabilidade social e projetos ESG, a última experiência de Camila foi como COO no Pacto Global da ONU.


Camila Valverde, nova diretora-superintendente da fundamental Fundação ArcelorMittal. Foto: Alexandre Rezende/NITRO

Elegância com decadência

Do FFW Oficial, no Instagram: crise e desaceleração no mercado de luxo, depois de breve aquecimento no fim da pandemia. O que parece estar acontecendo, com o estopim do paiol de pólvora para 2026. O primeiro semestre de 2024 não foi dos mais animadores nem para LVMH, nem para seu rival, o grupo Kering, este, inclusive, com números alarmantes.

Luxo com decadência

Em julho, o jornal “Women's Wear Daily – WWD” anunciou que a Kering teve queda de 50% no lucro líquido. A responsável? A cereja do conglomerado, a italiana Gucci que coleciona série de números arrepiadores, colocando Sabato de Sarno, diretor criativo atual, nos holofotes, não pelos melhores motivos. A marca ocupa o 10º lugar do “ranking” da plataforma Lyst, que também não é agradável termômetro.

Estrelas em decadência

O momento é tão crítico que não cabe o ditado “a grama do vizinho é sempre mais verde”, já que as receitas da LVMH caíram pelo segundo trimestre consecutivo, aquém das previsões. A queda de 14% nas vendas na Ásia (excluindo o Japão) é outro ponto. Mesmo as marcas mais estelares do grupo - Louis Vuitton e Dior - estão alertas para lidar com os principais clientes: chineses e norte-americanos.

Princesas vivas

Dia 10 de agosto, no Diamond Mall, a protagonista Pietra Quintela se reuniu com a escritora Paula Pimenta na pré-estreia do longa, "Princesa Adormecida" que, hoje, chega aos cinemas do Brasil. Dirigido por Claudio Boeckel, o filme faz uma releitura contemporânea do conto da Bela Adormecida.

Princesas de sempre

O livro homônimo de Paula Pimenta faz parte da série “Princesas Modernas” e traz para a atualidade as histórias de algumas princesas clássicas dos contos de fadas. A série já rendeu a adaptação para os cinemas de “Cinderela Pop”, protagonizado por Maisa, com cerca de 500 mil espectadores.

Show de Franquias

Um dos principais eventos de franquias do Brasil chega a Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Aqui, a “Feira da Franquia” acontecerá nos dias 23, 24 e 25, no BH Shopping, das 14h às 20h. Objetivo: novas oportunidades de investimento às cidades, proporcionando um ambiente de negócios que aproxima investidores, empreendedores e franqueadores.

Franquias Gerais

A feira é referência fora do eixo Rio-São Paulo e atrai grandes marcas como Casa Bauducco, Cacau Show, Não+Pelo, iGUi Piscinas, BR Mania e CredFácil. A estimativa é receber mais de quatro mil pessoas, especialmente empreendedores e investidores buscando diversificar seus negócios. Visibilidade, networking, palestras e oportunidades de negócios.


O casal nº 1 do jornalismo, Benny Cohen e Laura Lima. Foto: Edy Fernandes


O casal nº 1 da Stock Car, Sérgio e Janaína Sette Câmara. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Ainda sobre a “Feira da Franquia”. Além da experiência enriquecedora, negócios são realizados e potencializados.

Belo Horizonte, com uma população de 2.315.560 pessoas, é considerada a melhor capital do Sudeste para empreender.

Isso, registrando aumento de 30,9% no número de unidades de franquias, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising - ABF.

*O programa de pré-aceleração do Ibmec Hubs BH tem inscrições até dia 19. A iniciativa é gratuita e oferece mentoria especializada para startups e projetos inovadores.

Podem participar alunos, ex-alunos e toda a comunidade de Belo Horizonte e região.

O espaço colaborativo é dedicado ao fomento de startups, projetos inovadores e ao desenvolvimento de novos negócios.

*Uma viagem musical com destino a ritmos vibrantes, rimas e batidas eletrônicas.

É o “Nas nuvens”, amanhã, a partir das 22h, no rooftop do Shopping do Avião, Contagem.

Shows e representantes da cena musical, como o rapper Hungria, grande nome do hip hop e rap nacional.

*O aclamado espetáculo, "Os Mundos de Chico Xavier", conquistou plateias em diversas cidades brasileiras como São Paulo e Uberlândia.

Agora, em Belo Horizonte, única apresentação, dia 17, às 19h, no Cine Theatro Brasil Vallourec.

A peça, de Miguel Filliage, com direção de Carlos Meceni, apresenta um encontro emocionante entre o médium Chico Xavier e Bezerra de Menezes.

*O segmento de óticas cresce em vendas e no número de franqueados. É grande a procura por lentes de correção.

Segundo Ophthalmology Journal, nos Estados Unidos, até 2050 metade da população mundial precisará das lentes.

A rede de óticas mineira Centro Visão detém 2,5% de todas as vendas do segmento em Minas Gerais.