Quinta, 11 de dezembro de 2025


No "Café com a Imprensa" da Associação Mineira de Municípios - AMM, o superintendente da entidade, Lu Pereira, entre Wagner Espanha e Paulo Navarro. Foto: Divulgação/AMM


No mesmo dia do "Café com a Imprensa", gravando o “podcast”, "Prosa Mineira", o presidente da Associação Mineira de Municípios - AMM, Luís Eduardo Falcão e a coordenadora de Comunicação, Thalita Marinho. Foto: Divulgação/AMM

Culpa do mordomo

Dia 5, a Associação Mineira de Municípios – AMM apresentou, durante o “Café com a Imprensa”, resultados da Opus Pesquisa: os prefeitos são os mais pressionados pelos cidadãos, embora grande parte das demandas recaia, por lei e orçamento, sobre os governos estadual e federal. A população cobra do prefeito serviços que não são de responsabilidade municipal.

Mordomo da hora

Serviços como saúde de média e alta complexidade, segurança pública, obras estruturantes, manutenção de estradas estaduais e políticas educacionais estaduais e federais. O prefeito é o gestor mais próximo e acessível, logo, é o primeiro a quem o cidadão recorre. Mas tem outro problema.

Mordomo Herói

Estado e União repassam atribuições aos municípios sem o devido financiamento, o que gera déficits, sobrecarga e expectativas impossíveis de atender apenas com recursos locais. Atualmente, cerca de 70% de tudo que o brasileiro paga de impostos fica em Brasília, aproximadamente 20% com o Estado e o restante, cerca de 10%, com os municípios.

Bloco do Eu

Só se fala em solidão, solitários, gente sozinha, no “antes só que mal acompanhado” ou que solidão é sabedoria, caminho para a felicidade, inclusive para, depois, vivermos em sociedade e curtir melhor família e amigos. Afinal, quem não consegue ficar e viver sozinho não sabe apreciar a melhor e mais sincera companhia do mundo, a própria. Viver sozinho é uma arte e tem nada de solidão, mas opção. Este assunto é o mais frequente nas redes sociais.

Eu Sozinho

Deu até no “67digitalnews”: Estamos entrando na era do solitário conectado. Nunca houve tantos “eus” e tão poucos “nós”. O que antes era etapa de transição vira agora estilo de vida: morar sozinho, viajar solo, priorizar a liberdade e até contar com a Inteligência Artificial como companhia, contra a Burrice natural. Nos países nórdicos, um terço dos adultos já vive só - e essa tendência se espalha pelo mundo.

Outros sozinhos

A página “mulher.que.fala” fala mais e melhor: a solidão deixou de ser apenas um sentimento e se tornou um problema global de saúde. Estima-se que cerca de 100 pessoas por hora perdem a vida no mundo por causas relacionadas ao isolamento social e o impacto é ainda mais grave entre os jovens.

Todos sozinhos

Hoje, muitos convivem com a sensação de vazio, mesmo cercados de gente, presos a rotinas digitais que aproximam na tela, mas afastam na vida real. A solidão aumenta o risco de ansiedade, depressão, abuso de substâncias e até doenças cardíacas. Silenciosa, ela se instala sem alarde e se intensifica quando falta diálogo, apoio; motivação, objetivos, perspectivas.

Todos juntos

Falar sobre isso importa. Estender a mão importa. Ninguém deveria atravessar seus dias sozinho. Quando a conexão verdadeira acontece, a vida muda, o mundo alivia e o coração encontra direção. Nossa pergunta: Por que tanta solidão, tanta gente sozinha? Por que tanta gente infeliz? A resposta é simples e aponta para um mesmo culpado, o suspeito de sempre: Bolsonaro! Piada! Podem rir, mas discretamente.

Nano Gigante

O Centro de Tecnologia em Nanomateriais e Grafeno da Universidade Federal de Minas Gerais - CTNano/UFMG, referência nacional em nanotubos de carbono, grafeno e nanomateriais, completa 15 anos. Para brindar, irá realizar um seminário com especialistas e estudiosos, hoje e amanhã, em sua sede, Engenho Nogueira, em Belo Horizonte.

Gigante e Excelente

“Desde sua fundação, o Centro se consolidou como uma referência nacional em nanotubos de carbono, grafeno e outros nanomateriais, unindo excelência acadêmica à capacidade de transformar conhecimento em soluções reais”, afirma o professor titular de Física da UFMG e coordenador do Centro, Rodrigo Gribel Lacerda.

Excelente e Inovador

“Mais do que um centro de pesquisa, a instituição tornou-se um ambiente de formação, colaboração e inovação aberta, formando profissionais que hoje atuam em todo o país e no exterior, conectando universidade e indústria e ampliando a presença de Minas e do Brasil no cenário internacional da nanotecnologia”, destaca a professora de Química da UFMG e vice-coordenadora do Centro, Glaura Goulart Silva.


Andréa Cabral e Maria Teresa Barbosa, encerrando 2025 com apresentação de Jazz, da Escola Primeiro Ato, no Teatro Sesiminas. Foto: arquivo pessoal

Curtas & Finas

*Após o sucesso do “Rock Ballads”, com mais de 30 milhões de visualizações no YouTube, no Brasil e no exterior, a banda mineira “Rocknights” apresenta seu mais novo projeto.

É o DVD “Acoustic Nights”, com três partes. A primeira, que será lançada amanhã, reúne dez canções com versões inéditas.

Inéditas e disponíveis em todas as plataformas musicais, como Apple Music, Deezer, Spotify e no YouTube.

O projeto audiovisual, gravado ao vivo em Belo Horizonte, conta com 32 músicas e sucessos mundiais.

Canções que marcaram gerações e continuam entre as mais tocadas até hoje, como “Is this love” (Whitesnake), “Pretty Woman” (Roy Orbison) e “Hotel California” (Eagles).


Pedro Guerra inaugurando a Oli & Lino, na Casa do Sol Botânico, no Botânico Shopping, Belvedere. Foto: Divulgação/Casa do Sol

*Belo Horizonte terá novo e exclusivo espaço de moda infantil com peças sofisticadas.

A Casa do Sol, tradicional rede de casa de festas e entretenimento infantil de Minas Gerais, inaugura em breve a primeira loja física de sua marca de roupas, Oli & Lino.

Loja em sua mais recente unidade, a Casa do Sol Botânico, no Botânico Shopping, Belvedere.

A Oli & Lino é o novo passo na visão empreendedora do diretor proprietário Pedro Guerra, que sempre buscou integrar os valores da Casa do Sol.

Valores como magia, criatividade e a celebração de um novo ciclo, em produtos que representassem a essência da infância com sofisticação e bom gosto.

*Belo Horizonte ganha um sabor inédito neste verão, com o Bloco Besourinhos, conhecido por homenagear os Beatles no Carnaval da capital.

O bloco se uniu à Cervejaria Trinca para lançar a “Let it Beer”, a primeira cerveja original criada por um bloco de rua de Belo Horizonte.