Quarta, 8 de outubro de 2025


A arquiteta Lívea Esteves estreou na 30ª edição da CASACOR MINAS assinando o espaço Chalé Brastemp. Foto: Bárbara Dutra

Melhores destaques

Dia 2, pelo terceiro ano consecutivo, a Fecomércio/MG premiou empresas no setor do comércio de bens, serviços e turismo, no Minascentro. O Prêmio Mercúrio brindou 19 empresários do estado. A Medalha da Ordem do Mérito Institucional foi entregue pelo governador Romeu Zema Neto ao Procurador Geral do Estado, Eduardo Nepomuceno de Sousa. Sérgio Lupércio Rocha, proprietário da Sergio’s, recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Comercial.

Melhores reações

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, disse que é Fecomércio na veia porque ainda criança já frequentava o Sesc. Damião enfatizou que trabalha pela desburocratização entre a prefeitura, os empreendedores e convocou: “devemos agir em parceria, empreendedores, colaboradores e funcionários”.

Melhores parceiros

Zema reforçou que é prática de seu governo ouvir o setor produtivo e enalteceu a relação com a Fecomércio. “Acho que não passo uma semana sem encontrar o Nadim”. O presidente do Sistema Fecomércio/MG, Nadim Donato, concordou com Zema sobre o bom relacionamento. Donato lançou proposta para mudar o modelo de trabalho brasileiro.

Melhores soluções

A contratação por hora trabalhada, segundo o presidente, pode ser a solução para o atual modelo de trabalho que não atende as necessidades de quem busca um emprego fazendo crescer o fenômeno da uberização e o emprego informal. “Vamos propor ao governo brasileiro um debate tripartite”, disse, referindo-se a trabalhadores, empresários e governo.

Beleza extrema

Puro êxtase é o objetivo do concerto “Paixões Extremas”, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. A apresentação terá regência da maestra titular, Ligia Amadio, e participação especial da mezzosoprano convidada Carolina Faria. No menu, Beethoven, Mahler e Tchaikovsky garantem uma noite de emoções intensas. Hoje, às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.


Com a regente, Ligia Amadio, hoje, no Palácio das Artes, as extremas paixões de Beethoven, Mahler e Tchaikovsky. Foto: Paulo Lacerda

Palácio das Crianças

A Fundação Clóvis Salgado com programação bacana e “0800”, para toda a família, de amanhã ao dia 12. Exposições, oficinas, apresentações musicais, teatro, cinema e toneladas de etc. tomam conta do Palácio das Artes, em um brinde às crianças e à cultura.

Palácio de Todos

Nos dias 9 a 11, o projeto "Palco Aberto" é vitrine para estudantes do Cefart e outros artistas, destacando o lado dedicado às artes negras, em parceria com o MPMG, dentro do programa "Sobre Tons", que valoriza a cultura afro-brasileira e combate o racismo.

Espelho meu

Segundo a Associação Brasileira de Clínicas e Spas, mais de 30% dos pacientes de clínicas de estéticas no Brasil são homens. A sociedade moldou padrões de aparência e comportamento para homens e mulheres. No entanto, esses moldes associados aos cuidados masculinos avançam, mostrando que estética, como os anjos, não tem sexo.

Amigos solidários

Em setembro, BH viveu o show beneficente “Manu Diniz & Amigos”, na Cervejaria Monka. Como emocionante apresentação do Corpo de Baile “O Proação”. Na sequência, Julia Menotti encantou o público com sua voz, seguida pelo DJ Junio Assisi, que preparou o clima para o show de Manu.

Amigos sensíveis

Manu Diniz conduziu o espetáculo com talento, sensibilidade e generosidade, convidando vários artistas que celebraram a diversidade musical, entre emoção e euforia; conexão genuína com o público. 100% da bilheteria do evento foi revertida para os projetos mantidos pelo “O Proação”.


Na noite com o show beneficente “Manu Diniz & Amigos”, na Cervejaria Monka, em prol de "O Proação", Luisa Prudente, Manu Diniz, PJ e Luiz Felipe. Foto: Alberto Wu

Amigos transformadores

Projetos como as casas de acolhimento “Filhos de Nazaré”, “Mãos de Maria”, além do projeto “Ritmo e Movimento”, que utiliza a arte e o lazer como ferramentas de inclusão, formação e transformação. Direção criativa de Gabriel Reis, produção executiva de Karine Moreira e direção geral de Márcia Prudente e Ana Géo.


Na feijoada do Barroca Tênis Club, José Mauricio de Miranda Gomes, vice-presidente administrativo e Mário Arthur Brandão de Souza, presidente do Sindibares e SindiHoteis. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*O festival, “Rio de Janeiro Int'l Film Festival”, o maior festival de cinema da América Latina acontece até dia 12.

Em sua 27ª edição, o Festival do Rio ocupará diversos espaços na cidade, além do tradicional circuito de cinemas comerciais.

A sede do festival segue no Armazém da Utopia e abrigará o RioMarket em sua sede, área de mercado e negócios, com centenas de profissionais do audiovisual brasileiro e internacional.

*A “Gudinaite” volta para mais uma noite dedicada ao público 50+.

O evento é dia 11, no Rust Music Bar, Estoril, com sucessos das décadas de 1970 e 1980. E o melhor: começa cedo, às 18h.

*Pelo “Outubro Rosa”, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Grupo Orizonti anuncia importante iniciativa de saúde pública.

Por meio do Hospital Orizonti, Casa Delas Breast Center e Oncomed, serão doadas 140 mamografias para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

E também para a população em geral da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A ação visa ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, fundamental na luta contra a doença.

*Mais de 45 anos como referência em ortopedia e traumatologia!

O Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte - NOT tem nova sede.

Desde 29 de setembro, a equipe passou a receber pacientes na unidade da Rua da Bahia.

*Um em cada três moradores (33%) da Região Metropolitana de Belo Horizonte tem como um dos principais motivos para adquirir um imóvel, ter uma garantia.

Isso associando o bem à construção de patrimônio e segurança financeira.

É o que revelou a pesquisa “Retratos do morar”, da Ipsos-Ipec e encomendada pela imobiliária QuintoAndar.

Os dados foram divulgados na CASACOR Minas 2025.