Quarta, 6 de agosto de 2025
Cris Carneiro que abre a exposição, “A Pintura como Linguagem", hoje, no Museu Inimá de Paula. Foto: Ramon Rodrigues
Campeão Brasileiro
Do Instagram, @governomg, no final do dia 4, texto devidamente ilustrado pelo vídeo de uma bandeira nas alturas: “subimos ao ponto mais alto em que avistamos Minas, para fixar a bandeira do que acreditamos: o trabalho. É daqui, do Pico da Bandeira, no Caparaó Mineiro, que avisamos todo o Brasil: alcançamos a marca histórica de um milhão de empregos com carteira assinada, criados para os mineiros. Compromisso do Governo de Minas que melhora a vida de todos os mineiros. Minas tá no caminho certo pra avançar”.
Primeira e inesquecível
Como adiantamos, ontem, Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais e Museu Inimá de Paula convidam para o coquetel de abertura da exposição de Cris Carneiro, encontro entre arte, sensibilidade e celebração. Hoje, das 19h às 22h, no Museu Inimá de Paula. Agora, mais detalhes sobre “A Pintura como Linguagem: a Primeira Exposição de Cris Carneiro”.
Primeira e nuclear
Na fronteira entre ciência e poesia, a “arte que pulsa como coração e vibra como pensamento; o mergulho em um universo de cores, camadas e sentidos”. Filha de um cientista nuclear e de uma artista plástica, Cris cresceu entre desenvolvimento de tecnologias e cavaletes, absorvendo o rigor da pesquisa e a liberdade do gesto criativo.
Primeira e poética
Sua arte é fruto desse pitoresco encontro. Mais que telas, são portais. Cada pincelada, cada textura, carrega um código, “uma mensagem, uma tentativa visceral de traduzir o invisível. Pintar, para Cris, é comunicação em estado bruto. Sua produção surge como uma extensão do corpo e da mente, como uma carta aberta ao mundo”.
Primeira e sensível
“Nesta exposição inaugural, os visitantes encontrarão obras que transitam entre o abstrato e o simbólico, onde cada quadro é uma paisagem emocional, gesto de escuta, convite ao diálogo sensível. Trabalhos que falam sobre tempo, memória, silêncios e intensidades que não cabem na linguagem verbal.
Forno de História
Conhecida como uma das fundadoras da mineira, pioneira e simbólica marca, “Forno de Minas”, Hélida Mendonça conta sua trajetória de vida e empresarial no livro “Mulheres que Transformam Vidas – Histórias Inspiradoras de Mulheres Empreendedoras”. Sob a coordenação de Silvana Lages, a obra é assinada por 26 coautoras.
Forno de Sucesso
26 mulheres de diferentes gerações, referências em empreendedorismo e liderança em Minas e no Brasil, que contam suas histórias de superação e sucesso. Lançamento, amanhã, das 19h às 22h, na Parrilla Savassi, Funcionários. O livro quer ampliar a voz da mulher.
Hélida "Forno de Minas" Mendonça que, amanhã, na Parrilla Savassi, lança o livro, “Mulheres que Transformam Vidas – Histórias Inspiradoras de Mulheres Empreendedoras”, do qual é uma das 26 coautoras. Foto: Toni Y.A.A.
Forno de Inspiração
Quer inspirar e valorizar “o protagonismo feminino nos negócios, por meio dos relatos de vidas e carreiras das coautoras, cujas experiências e vivências são comuns para muitas brasileiras. São histórias carregadas de desafios, superações, erros e acertos, aprendizados, ressignificação, recomeços, legados, diversidade e sororidade”, explica Hélida.
Forno de Força
“Um livro sobre protagonistas reais, que fizeram de seus caminhos uma ponte para outras mulheres atravessarem. Nosso intuito é mostrar o potencial do olhar feminino para transformar realidades, abrir novas oportunidades de carreiras, humanizar processos e construir um mercado de trabalho mais empático, forte e justo”, afirma a editora Silvana Lages.
Brasil do L
O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado de Minas Gerai, indignado com as declarações do ministro dos Transportes sobre a possibilidade de extinguir a obrigatoriedade da formação em autoescolas para a obtenção da carteira de motorista.
Brasil do P
A entidade classifica a fala como “intempestiva” e denuncia a ausência de diálogo prévio com o setor por parte da Secretaria Nacional de Trânsito, órgão regulador do tema. Para o sindicato, a medida pode gerar consequências gravíssimas à segurança no trânsito e à economia do estado.
Brasil do T
“Arriscamos o desmonte de um serviço de relevância social, com impactos diretos na segurança”, diz o presidente do SindiCFC/MG, Alessandro Dias. A formação é essencial para preparar condutores. “Sua retirada pode agravar os já alarmantes índices de acidentes em todo o país”, completa.
Véspera e Dia
O restaurante Gero, do Hotel Fasano Belo Horizonte, preparou cardápio à la carte para o Dia dos Pais, no almoço do dia 10. Completando, o hotel terá espaço dedicado à recreação das crianças das 13h às 17h. Já no Baretto, bar do hotel, sábado, dia 9, o Muzzi Quarteto e clássicos do jazz.
Em cerimônia de posse, na Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Camarb, o novo presidente, advogado Christian Sahb Batista Lopes e a ex-presidente advogada Flávia Bittar. Foto: Edy Fernandes
O cirurgião plástico, que redescobre a beleza real, Dr. Jorge Menezes e sua fiel escudeira, Juciara Dias. Foto: Edy Fernandes
Curtas & Finas
*Ainda no universo Baretto. Dia 23, a compositora e cantora Anna Setton, singular artista de jazz brasileiro.
Navegou pelas noites de jazz de São Paulo e percorreu o mundo por cinco anos ao lado da grande lenda, Toquinho.
Mergulhou nos universos do jazz, da bossa nova e da MPB, e de lá emergiu com uma música fresca, melódica e original.
Neste show, Anna apresenta suas próprias composições e arranjos, destacando sua voz poderosa e intimista ao lado do compositor e arranjador Edu Sangirardi.
*Cultura alimentar, história e inovação conectadas em experiências sensoriais ao ar livre.
É a proposta do primeiro projeto “De Pão & Queijo - Arte, Sabores e Modos de Fazer”, que abriga também o Festival “Convergência", nos dias 15 e 16, no Parque do Palácio.
O evento, de Aluizer Malab, quer integrar culinária, arte e tecnologia.
“Este projeto nasceu do desejo de unir a força da nossa tradição alimentar com as linguagens contemporâneas da arte e da inovação”.
O pão de queijo é apenas o ponto de partida para mesclar cultura, afeto e futuro, explica Malab.
*Dia 17, a Lagoa dos Ingleses abrigará um encontro musical inédito e memorável!
A Orquestra Ouro Preto e o DJ Kvsh, combinando a intensidade da música eletrônica com a sofisticação orquestral.
O evento gratuito, apoiado pela CSul Lagoa dos Ingleses, será realizado às margens da Lagoa.