Quarta, 31 de julho de 2024
Em evento no Ponteio Lar Shopping, Alberto Faleiro, Carol Toledo e Benjamim Nunes. Foto: Edy Fernandes
Na CASACOR Minas 2024, no Espaço 356, os arquitetos Cristina Morethson e Ângelo Coelho Filh. Foto: Edy Fernandes
LPG Total
O cumprimento da Lei Paulo Gustavo – LPG em Minas avança. Até dia 17, aplaudam: 97,6% das propostas selecionadas na primeira chamada da LPG receberam os recursos, somando RS 153,3 milhões, em diversas regiões de nosso estado. Cerca de R$ 40 milhões ainda serão repassados aos proponentes que constavam como suplentes e agora estão sendo convocados e aprovados nos dez editais.
LPG Geral
Assim, trabalhadores da cultura executam projetos, fazendo a cadeia produtiva do setor girar, gerando emprego e renda e estimulando a economia da criatividade em centenas de municípios. É o caso do festival “Filme de Bairro”, que incentiva e promove a produção e o intercâmbio audiovisual em seis cidades do Sul de Minas: Alfenas, Boa Esperança, Serrania, Elói Mendes, Paraguaçu e Areado.
LPG Fundamental
Após cada uma delas receber, em junho, oficinas de roteiros com o acompanhamento de profissionais, moradores desses locais mergulharam na criação, edição e finalização dos curtas-metragens. A etapa de exibição dos seis filmes, que começou dia 19/7 e terminou dia 21/7, será realizada em Elói Mendes, em mostra competitiva. Mais informações: imprensa@secult.mg.gov.br
Viúva alegre
Para os amantes de vinho, incluindo seu rei, o espumante, dia 1º de agosto de 2024, o Brasil conhecerá o filme sobre Barbe Nicole Ponsardin, “Veuve Clicquot” para os íntimos. A Viúva (“veuve”, em francês) ou Madame Clicquot, aos 27 anos, revolucionou o mundo de Baco na região de Champagne, França, deixando um legado sem fim.
Viúva inovadora
Ela inventou técnicas empresariais para a vinícola, desenvolvendo o método de “remuage”, segredo de outro método, o “champenoise”. É quando a segunda fermentação se dá nas garrafas, exigindo a agradável de tarefa de girar todas elas durante semanas, conduzindo as leveduras ao gargalo e criando a característica única do champagne.
Viúva saborosa
A borbulhante história chega ao cinema no grande estilo francês, que pudemos observar na abertura dos jogos olímpicos de Paris. O trailer já está no Youtube. Ou seja, dá tempo de todos irmos às compras e levar uma caixa de champagne para acompanhar, não a pipoca, mas algo como caviar ou semelhantes.
Vale repetir
Vem aí “Insanidade - Casa di Praia”, da Casa da Insanidade Mental, dia 3 de agosto, das 16h às 23h55, na Rodovia Stael Mary Bicalho Motta Magalhães, 1800, BH. É a “Festa da Insanidade”, para curtir o pôr do sol, com “O Baile do Vinny” e nossos queridos DJs Leandro Rallo e Michele Luz!
Vale insistir
“O Baile do Vinny” é um projeto do cantor que faz o Brasil balançar os esqueletos ao som de seus “hits” dançantes como “Shake Boom”, “Requebra”, “Na Gandaia” e “Uh Tiazinha”. E mais! Sucessos de Tim Maia, Lulu Santos, Jorge Ben, Seu Jorge, Skank e etc. “É pra dançar e cantar. É pra chegar na festa arrumadinho, voltar feliz e extasiado”.
Tânia Bilhões
Tania Bulhões é proprietária da clássica fábrica francesa de porcelana, fundada há 227 anos, em Limoges, França, desde 2023. A Royal Limoges já tinha parceria com Tânia há 25 anos, tendo a grife representando 50% de sua produção, faísca que acendeu o desejo da brasileira em incorporar o “templo”.
Tânia Trilhões
Aos 34 anos, a marca Tania Bulhões floresceu como referência nacional em luxo, oferecendo produtos para casa, cuidados com a pele e perfumaria. “Acredito que o diferencial de nossos produtos é a mistura de exclusividade, brasilidade e sofisticação”, concluiu.
Curtas & Finas
*Sucesso absoluto na Savassi, o bar “Tatu Bola” inaugura mais um endereço, desta vez na região da Pampulha.
O novo Tatu fica na avenida Fleming, tradicional endereço de gastronomia e diversão, no bairro Ouro Preto.
A casa estará oficialmente aberta ao público a partir de hoje.
*Interessante pesquisa publicada na revista internacional BMC Pediatrics, conduzida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP.
Interessante por revelar que 81,3% dos adolescentes brasileiros apresentam dois ou mais fatores de risco comportamentais para doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).
A pesquisa destaca que adolescentes mais velhos (16 e 17 anos), residentes da região Sudeste, e com pior autopercepção de saúde são os mais afetados.
O estudo envolveu 121.580 adolescentes de 13 a 17 anos.
Foram avaliados sete fatores de risco: consumo irregular de frutas e vegetais, consumo regular de refrigerantes e guloseimas.
Atividade física insuficiente, sedentarismo, tabagismo e consumo de álcool. A falta de atividade física foi o fator de risco mais prevalente, atingindo 71,5% dos jovens.