Quarta, 31 de janeiro de 2024


No automóvel Clube, Carlos Alberto Teixeira, Carlos Henrique Martins e Fernando Coura. Foto: Edy Fernandes

Conflito de gerações

Hoje um pouco de “papo-cabeça”, mas só aparentemente. Tem tudo a ver! Embora não possamos fornecer estudos específicos, podemos explorar a ideia de equilíbrio entre a experiência dos mais velhos e a inovação dos mais jovens à luz do conceito taoísta do Yin e Yang. 

Gerações em transe

Assim como Yin e Yang representam forças complementares e interdependentes, a experiência dos mais velhos pode ser vista como o Yin, trazendo estabilidade e sabedoria, enquanto a inovação dos mais jovens seria o Yang, introduzindo mudança e criatividade. 

Transe e equilíbrio

Um estudo poderia investigar como essas duas forças podem colaborar para um equilíbrio produtivo, promovendo o crescimento e a evolução, como organizações ou sociedades. Muitos jovens acreditam, desprezam e até humilham os mais velhos que têm dificuldade em usar novas tecnologias, como WhatsApp e Instagram.

Equilíbrio e percepção

Mas o mesmo jovem, por falta de conhecimento, ignorância e experiência não detecta e acaba disseminando muitas “fake news” ou absurdas besteiras, como fatos, como verdade. A percepção de que os mais velhos têm dificuldade com tecnologias novas, muitas vezes está relacionada à uma possível resistência à mudança ou falta de familiaridade com essas plataformas.

Percepção e comunicação

Isso pode ser devido a diferenças geracionais na exposição a tecnologias modernas. No entanto, é essencial reconhecer que essa generalização não se aplica a todos os mais velhos, pois muitos demonstram habilidades tecnológicas impressionantes. Quanto à propagação de “fake News”, isso pode ser atribuído à falta de alfabetização tradicional e digital.

Comunicação e harmonia

Falta que faz com que algumas pessoas, independentemente da idade, possam não discernir informações confiáveis de informações falsas “online”. Educação sobre o uso ético da tecnologia e a validação de fontes pode ser benéfica para todas as idades. Como sempre, a união entre as gerações deveria fazer a força, mas, a intolerância e falta de comunicação são enormes pedras no meio do caminho.

Mercado quente

Em sintonia com o movimento de expansão do mercado imobiliário de Nova Lima e Belo Horizonte, que teve alta de 14% entre janeiro e setembro de 2023, conforme Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), está a Somattos Engenharia.

Mercado tórrido

A Somattos - que atua nessas regiões - virou 2023 com superação de meta em 73% e crescimento real de 170%. O faturamento que era de R$ 131 milhões em 2022 passou para R$ 355 milhões no final do ano passado. Foi o melhor resultado, historicamente, de todos os anos da empresa.


No mesmo evento, Paulo Brant e Marcio Lacerda. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Dia 2 de fevereiro, o Baretto, bar do Hotel Fasano Belo Horizonte, reabrirá suas portas com nova programação e um projeto de Carnaval.

O Baretto retorna às sextas e sábados das 21h às 3h e terá sempre em sua programação, uma atração musical às 22h30.

Nas duas primeiras semanas de fevereiro, Carnaval. Apresentações de Mariana Sobreira, Pêtra, Adrianna e Índio.

Todos interpretando sucessos de Luiz Caldas, Caetano Veloso, Ivone Lara, Rita Lee, Gilberto Gil, Carmen Miranda, Jorge Ben Jor, entre outros.

Carta de drinques e mais música: DJ Nezt, DJ Marjorie e DJ Dane-se a partir das 21h.

*A Cimed, terceira maior farmacêutica do país em volume de vendas do Brasil, realizou, dia 26, o Milimetric Experience.

Foi um evento imersivo para lançamento de Milimetric Pro, marca desenvolvida exclusivamente para o segmento estético, com aplicação em consultórios e clínicas especializadas.

A nova marca inicia com um portfólio completo de preenchedores injetáveis à base de ácido hialurônico.

Nos próximos anos, também contemplará bioestimuladores de colágeno, fios de PDO e toxina botulínica.

*Minas Gerais está entre as regiões que mais acumulam usuários da maior plataforma de relacionamento Sugar do Brasil, o MeuPatrocínio, com 1.344.078 milhões de pessoas.

Os dados são de pesquisa divulgada pela empresa e Belo Horizonte, cidade mais populosa de Minas, acumula mais de 359 mil pessoas que integram o site.