Quarta, 3 de março de 2024


Os “Jabutas, Lebres & Traíras”, de preto e óculos escuros, Flávio Moraes e Cristiano Parreira, correndo no Rio de Janeiro e treinando para o mundo. Foto: arquivo pessoal

Abaixo e Acima

São Gonçalo do Rio Abaixo, entre a Grande BH e o Vale do Aço, que se ligam ao município pela BR 381, importante malha viária do Brasil, vive um momento de transformação da sua economia. A cidade está requalificando sua política pública de diversificação econômica, criando novas ferramentas de fomento para desenvolver um ambiente de negócios ainda mais competitivo.

Abaixo por cima

E, claro, trazendo novas empresas, diminuindo a dependência da atividade minerária. E deu outro importante passo, consolidando a ambiência para negócios. Nova legislação para o desenvolvimento e diversificação da economia. Para tal, um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e o Fundo de Desenvolvimento Econômico, atraindo novos empreendimentos.

Asfalto verde

O ecoturismo urbano é uma pérola do turismo, mais precisamente no Vale do Sereno, Nova Lima. A menos de cinco minutos da região Sul de BH, o bairro oferece um oásis de serenidade e beleza natural. O destaque é sua trilha ecológica, ponto de partida do Jardim das Águas, circuito urbanístico ambiental com mais de meio milhão de metros quadrados de Área de Preservação Permanente – APPs.

Asfalto oxigenado

Circuito que será viabilizado por meio de uma Parceria Público Privada - PPP. Dados recentes mostram que o Brasil enfrenta uma crise de escassez de áreas verdes nas cidades, com apenas 12,4% do território coberto por florestas urbanas. Iniciativas como a do Vale do Sereno assumem importância ainda maior na promoção do turismo sustentável e na conservação dos ecossistemas.

Correr é preciso

Cristiano Parreiras, advogado e maratonista nas horas vagas, se prepara para a Maratona de Valência, Espanha. Passou também por Chicago, Berlim, Nova York e Londres. O número de corridas de rua registrou aumento de pelo menos 20%. Foram 1.181 eventos realizados em 2022, contra 1.421 eventos em 2023.

Correr é gostoso

Um relatório do aplicativo “Strava” mostra que a corrida foi o esporte mais popular de 2023 e continua crescendo. A empresa “Tickets Sports” estima que temos, hoje, no Brasil, 13 milhões de adeptos. E não é preciso aplicativo para ver esse crescimento. Quem frequenta a Lagoa Seca, no Belvedere, se impressiona com a quantidade de atletas treinando no começo das manhãs pelas charmosas ruas.

Correr é saudável

Antes do raiar do sol, as assessorias de corrida, estacionam suas vans e montam as tendas de apoio, para receber a turma. Fotógrafos profissionais se instalam em vários pontos do bairro para capturar cliques exclusivos dos corredores em ação, que são orgulhosamente postados nas redes sociais.

Correr é amizade

Com a palavra, Flávio Moraes, o “Mister Jabuta”, líder do grupo “Jabutas, Lebres & Traíras”: “A corrida de rua é o mais coletivo esporte individual. Os atletas sempre treinam juntos, se desafiando e se ajudando a atingir os objetivos. Amizades são criadas, viagens agendadas e novas turmas formadas”.

Correr é rir

“Jabutas, Lebres & Traíras”? Jabutas e lebres vêm da fábula sobre o jabuti e a lebre. Os corredores rápidos são as lebres; os lentos, jabutis (jabutas) e os traíras, uma brincadeira com a competitividade dos participantes, uma “trairagem” saudável. Sim, porque a turma também festeja. Além de treinos e provas, calendário de festas; concorridos encontros, compatíveis com o calendário das principais provas de corrida.


No Coquetel promovido pela Menin Wine Company - MWC, Sérgio Leite Filho, Sérgio Leite, com os  premiados enólogos, João Rosa Alves, mestre da MWC e Tiago Alves de Sousa, eleito no Top 100 Masters Winemakers do Mundo – 2024. Foto: arquivo pessoal


No mesmo evento, o titular da coluna, PN, entre Tânia e Norma Salvador. Foto: arquivo pessoal

Curtas & Finas

*O último evento organizado por Moraes colocou mais de 400 adeptos do esporte para sambar no Carnajabutas!

A corrida de rua é um esporte fácil de ser praticado. Basta um par de tênis e vontade.

Para o CEO da “Ticket Sports”, Daniel Krutman, o sucesso tem a ver com qualidade de vida no pós-pandemia.

As inscrições para as principais provas do mundo são feitas através de disputadíssimo sorteio.

As inscrições para a Meia Maratona do Rio de Janeiro, a principal prova do calendário brasileiro, se esgotaram em menos de 48 horas.

A turma é formada por empresários, profissionais liberais e executivos. Grande grupo de amigos conectados pela corrida.

Fala Flávio Moraes: “Na verdade, minha empresa é do segmento e planejamento financeiro, sucessão empresarial e seguros”.

“O projeto ‘Mister Jabuta’ é um ‘hobby’ onde, como líder do grupo Jabutas, Lebres & Traíras, organizo ações”.

“Corridas, confraternizações e, em paralelo, escrevo sobre corrida de rua e personagens da corrida no perfil Mister Jabuta!”.