Quarta, 29 de maio de 2024


Geraldo Alves, que cuidava, com zelo, dos jardins e canteiros do Belvedere, cansado de catar m... Ou, "gente fina é a mesma coisa". Foto: Arquivo Pessoal

Mundo animal

De Ubirajara Pires, presidente da Associação dos Amigos do Bairro Belvedere, há 24 anos, sobre moradores do nobre bairro que não recolhem o cocô de seus cachorros em torno da Lagoa Seca. Ou seja, falta de educação de moradores de dinheiro novo: “é nossa maior luta, com o funcionário Geraldo – herói que trabalha comigo há 43 anos – que não suporta mais varrer o que deveria ser recolhido com um simples saco plástico”.

Animal humano

Continua Bira: “A praga é culpa dos donos dos cachorros. Pessoas que amam e protegem animais deveriam pensar, primeiro, nas pessoas. Geraldo, que cuidava do paisagismo, aposentou-se esta semana. Poderia continuar trabalhando, mas não quer por causa deste desaforo diário. Gente que sai às ruas, deixa os bichinhos fazerem, à vontade, suas necessidades e volta para casa impunemente”.

Humano e suíno

Fala Bira: “deveria haver uma legislação para que os bichinhos se aliviassem na casa de seus donos e só depois saíssem. Nas esquinas do Belvedere só sentimos cheiro de urina. Cada um faz e vive como quer, mas isso me contraria muito. Tenho que comprar vassoura, mandar varrer, comprar saco plástico para apanhar; à tarde carregar tudo e colocar no lugar certo. 

Suíno e quadrúpede

“E tem que ser saco preto, exigência da prefeitura. Se não fizermos, diariamente, as lixeiras da Lagoa Seca ficam cheias. Se a gente parar acabou, mas não sei até quando vamos aguentar isso. Peço, educadamente, às pessoas e elas respondem que a rua é pública, é de todos. Eu diria, de todos que têm educação e sabem respeitar o próximo”, finaliza um desolado Bira.


A ortodontista, Paula Salles, com seu fiel escudeiro, ensinando e mostrando como recolher e se desfazer das necessidades dos bichinhos do Belvedere, infestado por humanos de comportamento selvagem. Foto: Arquivo Pessoal

Quadrúpede e eleitor

Isso no Belvedere, um dos poucos bairros onde os carros param, respeitando a faixa de pedestres. Por outro lado, estes sem noção. A Patrimar encheu as ruas com portadores de sacos plásticos e as pessoas nem aí! Quem anda sobre a sujeira é obrigado a tapar as fezes caninas com folhas de árvores, o que, aqui entre nós, só piora, é jogar a sujeira sob o tapete. Um absurdo de moradores e forasteiros de fim de semana. 

Pratos de platina

Foram anunciados os 21 restaurantes brasileiros agraciados com estrelas no Guia Michelin. A publicação é a “Bíblia” da gastronomia. A cerimônia foi realizada no Copacabana Palace, Rio de Janeiro, e contou com sete estreantes. A seguir, quem levou duas estrelas: D.O.M. (SP); Oteque (RJ); ORO (RJ); Lasai (RJ); Tuju (SP); Evvai (SP). Parabéns Rio e São Paulo.

Pratos de ouro

A seguir, os reconhecidos com uma estrela: Kinoshita (SP); Maní (SP); Jun Sakamoto (SP); Huto (SP); Kan Suke (SP); Picchi (SP); Mee (RJ); Cipriani (RJ); San Omakase (RJ); Fame Osteria (SP); Kazuo (SP); Kuro (SP); Murakami (SP); Oizumi Sushi (SP); Tangará (SP). Conhecem algum? Rio de Janeiro arrasando, São Paulo passando o rodo, mas cadê Belo Horizonte? Montanhas a ver navios!

Seminovos poderosos

O 2° Congresso Automotivo da Associação dos Revendedores de Veículos de MG - Assovemg começou com boas notícias para o mercado de veículos seminovos. Presentes, autoridades como o governador em exercício, Mateus Simões, a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Luisa Barreto, a vereadora Marcela Trópia e o deputado federal, Pedro Aihara.

Poderosos motores

Completando o time campeão, o Secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento de Minas Gerais, Guilherme da Cunha. Todos firmaram compromissos para estimular ainda mais o crescimento do setor. Para Mateus Simões, esse é um segmento que movimenta não só a economia da região, mas é um dos principais motores para a geração de emprego e renda no estado.

Motores da Economia

Falou um orgulhoso e reconhecido Simões: “o volume de investimentos ligados ao setor automotivo em Minas é muito representativo, falo sobre os investimentos que a cadeia representa. São mais 5.000 CNPJs dedicados à atividade de revenda de veículos, e em volume de empregos, os dados ultrapassam 35.000 vagas em torno desse setor”.

Cinema de Mulheres

Nas últimas décadas, os filmes argentinos brilharam até no Oscar e no Festival de Cannes. “A História Oficial”, “O Segredo dos Seus Olhos” e “Argentina, 1985” correm o mundo mostrando como os cineastas argentinos são herdeiros de Maradona e Messi.  Estas e outras produções foram dirigidas e protagonizadas por homens. E as mulheres?

Mulheres do Cinema

Para cobrir a imperdoável lacuna, o Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, recebe, de hoje ao dia 31, a “3ª Mostra de Cine Argentino de Mulheres”. Programação gratuita, palestras, sessões comentadas e a presença da diretora argentina Maria Laura Vasquez, de “A rebelião das flores” (La Rebelión de Las Flores, 2022). Confira a programação no site da Fundação Clóvis Salgado.


No Lançamento do 4º Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto - Festur, os idealizadores, Marcio Abdo de Freitas e Cássia Neves e Flávio Malta, secretário de Turismo de Ouro Preto. Foto: Edy Fernandes


Glenio Júnior, presidente da Assovemg, no 2° Congresso Automotivo da Associação dos Revendedores de Veículos de MG - Assovemg. Foto: Fábio Ortolan

Curtas & Finas

*A equoterapia, programa desenvolvido na Faculdade Ciências Médicas tem transformado muitas vidas.

Método utiliza cavalos, auxiliando crianças com deficiência física e múltipla.

Em 2022, a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais - FCM-MG assinou parceria com o Cercat.

Cercat é o Centro de Equoterapia do Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes - vinculado à Polícia Militar de Minas.

E proporciona aos estudantes Fisioterapia a oportunidade de realizar estágios práticos supervisionados.

*Em meio à correria do dia a dia, muitas vezes negligenciamos a saúde.

Para tal, a Somattos e a Bodytech, promovem aulas gratuitas de Hatha Yoga, Funcional e Dance Mix. 

O movimento aconteceu dia 25, no Parque Juscelino Kubitschek, mais conhecido como Praça JK, Sion.