Quarta, 24 de setembro de 2025
Na assinatura do contrato para a construção da nova sede da Fecomércio, o vice-presidente da federação, Júlio Gomes, o sócio-administrador da Construtora Castor, Ítalo Aurélio Gaetani, o presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato e o sócio-administrador da Privilège Construtora, Rogério Labriola. Foto: Divulgação/Fecomércio
Casa Nova
A Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais – Fecomércio/MG assinou contrato para a construção da sua nova sede, no bairro Gutierrez. O empreendimento de nove andares será marco de modernidade e funcionalidade. Com investimento estimado em R$90 milhões, a Federação oferecerá estrutura completa e integrada com Sesc e Senac.
Roupa Nova
Abrigará, em um só local, todos os serviços do Sistema, facilitando o acesso e a interação para os usuários e empresários do comércio de bens, serviços e turismo do Estado. O edifício contará com espaços dedicados ao comércio, gerando oportunidades e movimentando a economia local.
Vida Nova
Planejada para ser executada em duas etapas, a primeira parte da obra tem previsão de entrega para março de 2027, abrangendo os primeiros quatro andares que serão destinados ao comércio. A segunda fase, que incluirá os outros cinco andares, será dedicada às instalações da Fecomércio, Sesc e Senac.
Pedro News
Em agosto, o jornalista Pedro Paiva conquistou o público da Rede Bandeirantes ao assumir, temporariamente, o posto de correspondente em Nova York, durante as férias de Eduardo Barão. Com reportagens diárias no Jornal da Band e entradas ao vivo na BandNews TV e na BandNews FM, Pedro se destacou ao cobrir a maior crise diplomática recente entre Brasil e Estados Unidos.
Pedro Minas
No “YouTube” da emissora, suas matérias lideraram a audiência do período - uma delas ultrapassou 600 mil visualizações. Nascido e criado no bairro Funcionários, em Belo Horizonte, Pedro mudou-se aos 14 anos para São Paulo. Aos 18, foi para o Rio de Janeiro, onde se formou em jornalismo pela UFRJ e viveu até os 29.
Pedro BH
Em 2016, ainda teve uma breve passagem por Montevidéu, no Uruguai. Com um sotaque já misturado pelas mudanças frequentes, ele faz questão de afirmar: “BH é onde nasci e onde vivem meus tios, primos e avós. Sempre terá um cantinho especial no meu coração.”
Pedro América
“A vida de correspondente tem muito menos glamour do que as pessoas imaginam e muito mais correria”, diz Pedro. “Ser ‘freelancer’ nos EUA, gastando em dólar, é viver pulando de trabalho em trabalho, muitas vezes sem férias, sem descanso e com jornadas que chegam a 16 horas por dia”. Mesmo com o ritmo intenso, a agenda não para. Ele cobre mais uma Assembleia Geral da ONU, que termina hoje, para o Times Brasil/CNBC. Em novembro, retorna às telas da Band.
Fazendo bonito e bem feito, nos Estados Unidos, o jornalista e correspondente, Pedro Paiva, cobrindo a Assembleia Geral da ONU. Foto: arquivo pessoal
Arte Cura
Integrante do ecossistema Ânima, o Centro Universitário UniBH ganhou painel do Circuito Urbano de Arte - CURA, movimento que nasceu em 2017 e carrega compromisso com a democratização da arte ao transformar espaços urbanos em galerias a céu aberto, convidando a comunidade a interagir com obras de grande impacto artístico, esta, com cerca de 30 metros de extensão.
Pintura Cura
A pintura – identidade vibrante, assinada pelo artista Deco Treco –, está na empena lateral do auditório do campus Buritis. A obra promete se tornar um marco visual para a instituição. “Receber o CURA fortalece o nosso conceito de Cidade UniBH, além de aproximar a comunidade acadêmica de uma das maiores iniciativas de arte pública do Brasil”, destaca o gerente do campus, Lucas Ávila.
Encontro de Líderes
O Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais realiza, amanhã, às 13h30, o “Encontro de Empresários”, para líderes e empresários do setor, debatendo os principais desafios e oportunidades do Transporte Rodoviário de Cargas e da Logística no estado. O evento será no Mineirão.
Encontro de Fortes
Debates, palestras, networking e troca de experiências entre profissionais. Entre os destaques da programação, o painel “Força Feminina no Transporte e no Estado”, que contará com representantes das áreas política e empresarial, e a apresentação do projeto “Fabet – Frete Justo”, iniciativa pelo desenvolvimento de práticas mais equilibradas no setor.
No impecável almoço oferecido por Bete/Beth Pimenta, em homenagem ao presidente da Fundação de Artes de Ouro Preto - FAOP, ex-prefeito de Itapecerica, Wirley “Têko" Reis; Lu Pereira, a anfitriã, Paulo Navarro e Zaqueu Astoni. Foto: arquivo pessoal
Ainda na homenagem ao presidente da Fundação de Artes de Ouro Preto – FAOP, Têko; Adriana Queiroz, Bete/Beth Pimenta, Marília Melo e a onipresente e "maestra", Maria Elvira Salles Ferreira. Foto: arquivo pessoal
Depois de decifrar e devorar os mistérios do Antigo Egito, a “faraônica” família se divertindo em frente à Grande Esfinge de Gizé: Nathan, sua "personal" Vanessa e a filha, Isadora Lerman. Foto: arquivo pessoal
Curtas & Finas
*Ainda sobre o “Encontro de Empresários”. O painel sobre infraestrutura discutirá como Minas prepara-se para o futuro.
Também é prevista uma discussão sobre o papel do Transporte Rodoviário de Cargas e suas instituições no desenvolvimento do estado.
O evento será encerrado às 22h, com a atividade “Mineirão - Transportadores em Campo”, uma oportunidade de confraternização.
*A moda em Belo Horizonte é engrenagem vital da Economia.
Estudo realizado pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio/MG dá “Nota 10” para o setor de tecidos, vestuário e calçados!
Apresentou, em Minas, crescimento acumulado de 4,2% em 2024, superando a média estadual geral (3,2%) e a nacional (2,9%).
Entre agosto de 2024 e julho de 2025, o avanço foi ainda maior: 6,0% em Minas, contra 4,9% no Brasil.
“A moda movimenta tanto o comércio varejista quanto o atacadista e fortalece nossa identidade cultural”, afirma Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG.
*Uma das pérolas em gastronomia italiana, o Ninetto Trattoria, no Belvedere, lançou o cardápio que valoriza a herança culinária da “nonna”.
A casa lança entradas, massas, carnes, peixes, além de um menu executivo no almoço e uma atração fixa: o “Festival do Rigatoni”.
Essa novidade apresenta cinco versões clássicas dessa massa tubular muito comum em Roma e no sul da Itália.