Quarta, 24 de julho de 2024
Na estreia de “Devoção”, no Palácio das Artes, os dois artífices da ópera, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira e o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis. Ao centro a mãe e o pai de Sérgio, Maria Madalena Pereira Reis e Antônio Maria Reis. Foto: Leonardo Bicalho
Na estreia de “Devoção", alguns protagonistas da ópera, no Foyer do Palácio das Artes; o diretor de cena, Ronaldo Zero; a mezzosoprano, Bárbara Augusta Brasil Nicolau; o barítono, Johnny França; a soprano, Carla Caramujo; o baixo, Savio Sperandio; a diretora artística da Fundação Clóvis Salgado, Claudia De Lanna Malta; o maestro, André Cardoso (autor do libreto da ópera); o tenor, Matheus Lemes Pompeu; a diretora musical da ópera e regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais OSMG, Ligia Amadio e o compositor, João Guilherme Ripper, autor da maravilhosa música. Foto: Divulgação/Ascom - FCS
Devoções Múltiplas
A pré-estreia da nova ópera da Fundação Clóvis Salgado, “Devoção”, dia 13, em Congonhas, no cenário original e iluminado da trama, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, foi inolvidável espetáculo. A estreia, dia 19, no Palácio das Artes, foi simplesmente magnífica. Os aplausos só terminaram, ontem, dia da última apresentação. Agora, é aguardar a outra ópera de 2024, “Nabucco”, de Verdi, em outubro, também no Palácio das Artes.
A Volta da Cor
Ontem tivemos brunch para a imprensa, hoje, a festa de inauguração da 29ª CASACOR Minas, em local ainda inédito para a cidade, o Espaço 356, empreendimento do Grupo EPO, no Olhos D’Água. Desta feita a missão é “explorar, nos projetos, tema que exalta a ancestralidade e o legado que pretendemos deixar às futuras gerações”.
A Volta do Futuro
Desafios e reflexões que contribuam para promover discussões e ações sobre sustentabilidade e autoralidade. São 97 profissionais do setor, assinando 62 ambientes. Somando-se ao extenso trabalho, os jardins assinados pelo paisagista Felipe Fontes, integrando o projeto do Espaço 356. Do dia 26 até 15 de setembro.
Boa nova
A jornalista, articulista e gestora, a múltipla Eleonora Santa Rosa participa de sessão comentada sobre seu primeiro longa, o documentário “Cristina 1300 – Affonso Ávila – Homem ao termo”, no 56º Festival de Inverno UFMG, hoje, às 19h, no auditório do Centro Cultural UFMG, Centro.
Ótima nova
Após o filme, que celebra o legado poético do escritor, ensaísta, pesquisador e historiador, Affonso Ávila, conversa com a diretora, o roteirista e professor de Literatura Brasileira da UFMG, Antônio Sérgio Bueno e o codiretor Marcelo Braga de Freitas. A entrada é gratuita e sujeita à lotação.
Excelente nova
Na conversa, os bastidores da produção, um mergulho na poesia construtivista, experimental, crítica e singular de Affonso Ávila, os desafios de se produzir documentários dessa natureza, as contribuições de Ávila para a poesia de vanguarda, sua trajetória e relevância na cultura brasileira.
José Francisco Filho, o “Pelé”, lançando sua autobiografia, “Pelé do Vôlei – Superação no esporte e na vida”, amanhã, na Cafeteria do Centro Cultural do Minas Tênis Clube, Lourdes. Foto: Orlando Bento
Pelé Valente
“Pelé do Vôlei – Superação no esporte e na vida” é a autobiografia que José Francisco Filho, o “Pelé”, lança, amanhã, na Cafeteria do Centro Cultural do Minas Tênis Clube, Lourdes. Ótimo programa das 19h às 21h, com entrada liberada. Mineiro de Belo Horizonte, nascido em 19 de março de 1958, no livro, Pelé conta, com leveza, sinceridade a até bom humor, como venceu, muito além do esporte.
Pelé Resiliente
Como venceu a extrema pobreza, a violência doméstica, o preconceito social e racial para brilhar no vôlei dos anos 1980. São 98 páginas com depoimentos de atletas e profissionais no caminho de Pelé: Renan Dal Zotto, Helder Zech Coelho, Henrique Bassi, Elberto Furtado, Hilma Caldeira, Cristina Pîrv e outros. O prefácio é do presidente do Minas Tênis Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira. Produção editorial da jornalista Cláudia Leal.
Katia Trindade, designer de Interiores e consultora de Feng-Shui; Karla Goulart, especialista em imóveis de luxo e Daniela Goulart, fotógrafa e artista criadora de obras de artes de alta frequência vibracional, formando aliança que promete proporcionar lares sofisticados, aconchegantes e com fluidez de boas energias; em recente evento na galeria Mindful Imageries. Foto: Arquivo Pessoal
No mundo do entretenimento, em Orlando, Flórida, EUA; Íris e Victor Chaves. Foto: Arquivo pessoal
Curtas & Finas
*Para estar mais próxima do público de Minas, a seguradora Porto é a nova patrocinadora de uma das principais casas de espetáculos de Belo Horizonte, o BeFly Hall.
*O Apoio Mineiro, rede de atacarejos do Grupo Supernosso, inaugurará, no último trimestre de 2024, unidade em Caeté.
Com investimento de R$15 milhões, a loja terá 16 “checkouts”, 3.081 m² de área de vendas e vagas para quase 200 veículos.
A expectativa é de geração de 200 empregos diretos e indiretos.
*A executiva Luciana Zanini é especialista em Finanças, Pessoas e Negócios e diretora financeira do Instituto Inhotim.
Ela recomenda cinco livros para enriquecer as férias, com dicas profissionais.
“Um Quarto Só Seu”, de Virginia Woolf: a importância de um espaço próprio para que as mulheres possam escrever e expressar sua criatividade.
“As Cartas de Bezos”, de Steve Anderson: visão detalhada das estratégias que fizeram da Amazon um dos maiores sucessos empresariais do mundo.
“Essencialismo: A Disciplinada Busca por Menos”, de Greg McKeown, propõe focar no que realmente importa e eliminar o desnecessário.
“A Sorte Segue a Coragem: Oportunidades, Competências e Tempo de Vida”, de Mario Sergio Cortella, a relação entre sorte e coragem.
“Capitalismo Consciente: Como Liberar o Espírito Heroico dos Negócios”, de John Mackey e Raj Sisodia, para compreender como as empresas podem prosperar de maneira ética e sustentável.