Quarta, 20 de novembro de 2025

O inolvidável Sérgio Leite de Andrade, homenageado, "in memoriam", no “Programa SIPS 2025 – Science, Technology and Industry”, nas Filipinas. Foto: arquivo pessoal

Legado e Memória

Com 49 anos dedicados à Usiminas, da qual foi presidente, entre 2016 e 2022, Sérgio Leite de Andrade, até falecer, em julho, ocupava o cargo de vice-presidente de Assuntos Estratégicos da empresa, além de uma cadeira no Conselho de Administração. Era também presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, reunião das siderúrgicas que atuam no Brasil.

Legado de Aço

Seu segundo mandato iria até 2026. Sérgio Leite de Andrade “in memoriam” está sendo homenageado no “Programa SIPS 2025 – Science, Technology and Industry”, que termina hoje, nas Filipinas. Ano passado, o evento aconteceu na Grécia. O evento atual é patrocinado por outros gigantes e fãs de Andrade: Gerdau, Samarco, Fundação Gorcix e T4.

Medalha voadora

O governador Romeu Zema entrega, hoje, a “Medalha Santos Dumont 2025”, no município que também leva o nome do pai da aviação, na Zona da Mata. Neste ano, a honraria será destinada a personalidades com atuação de destaque para o desenvolvimento de Minas Gerais. Apenas uma pequena correção. Quando Alberto Santos Dumont nasceu, em 20 de julho de 1873, no sítio Cabangu, esta região pertencia à Barbacena!

Pra ver a banda passar

Belo Horizonte recebe, dia 22, o “1º Encontro Estadual de Bandas de Minas Gerais”, com mais de 40 formações musicais de diversas regiões, no Palácio da Liberdade. A programação, aberta ao público, destaca a força das bandas de música como expressão de nossa identidade cultural e reforça o movimento para seu reconhecimento como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.

Pra ver as bandas tocarem

Apresentado pelo Governo de Minas, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais e Cemig, o encontro conta com patrocínio da Codemge. Se você estiver à toa na vida e o teu amor te chamar pra ver e ouvir as bandas, não perca.

Salvem a Savassi

O advogado Carlos Henrique Teixeira foi reeleito para o próximo triênio 2026/2028, na presidência do Minas Tênis Clube. Um dia depois, o presidente recebeu a Associação de Moradores da Savassi - AMOSAVASSI, representada por Leonardo Perez e Helênio Soares, na sede do clube, em reunião apresentando projetos que estão sendo implantados para melhorias da Savassi.

Amem a Savassi

Participou também da reunião, Rodrigo Moura, representando a empresa “O Gabriel”, especializada em segurança privada, que instala 20 câmeras no entorno da Savassi, dentro do “Projeto Cinturão Savassi”. Podem implantar mais 2000 câmeras, fazer outras 4000 reuniões, porque, infelizmente, a Savassi não morre, mas está agonizando e até matando.


Lutando e pelejando pela Savassi, Rodrigo Moura (O Gabriel), Leo Perez (AMOSAVASSI), Carlos Henrique Teixeira (MTC) e Helênio Soares (AMOSAVASSI). Foto: Paulo Wione

Macacos me mordam

Até dia 7 de dezembro, o Gastrô Macacos, circuito gastronômico que reunirá 15 negócios com a criação de sedutores pratos. O grande diferencial é a valorização de ingredientes regionais e de forte identidade, como o mel e as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC's), como ora-pro-nóbis, taioba e jambu.

Mordendo em Macacos

Cada um dos estabelecimentos participantes que integram o programa “Prepara Gastronomia Macacos” (desenvolvido pelo Sebrae-MG e pela Prefeitura de Nova Lima), apresentará uma criação – que pode ser entrada, prato principal ou sobremesa – com valor máximo, bem em conta, disponível no cardápio durante todo o circuito.

Alma de Ânima

Integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil, Ânima, o Centro Universitário UniBH abrigará, dia 27, o encontro estadual do Ciclo Formativo “Construindo e Fortalecendo a Atenção Primária à Saúde para Vacinação, Nutrição e Saúde de Adolescentes”, iniciativa do Selo UNICEF que percorre diversas regiões do país. Das 9h às 16h, no Auditório Carandá do UniBH, Buritis.


No jantar que marcou a 10ª edição do "Moda Show Minas", as idealizadoras do evento, Taciana Teodoro e Daniela Bicca. Foto: Edy Fernandes


Na mesma noite de moda, Vera Freitas e José Carlos Paranhos, presidente do Iate Tênis Clube. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Leda Maria Martins, poeta, ensaísta e dramaturga, lança “A fina lâmina da palavra”.

Livro de ensaios em que realiza os “exercícios de pensamentos”, reflexões críticas sobre literatura, arte, teatro e visualidades.

Lançamento dia 29, às 11h, na Livraria da Rua, Savassi.

*Também dia 29, das 14h às 18h, o publicitário e artista plástico, Zeca Campos, lança sua primeira HQ, “Minha vida é um livro aberto”.

No Espaço Aberto Pierrot Lunar, bairro Floresta. Quase 1200 quadrinhos, em história divertida, curiosa, mas também marcada por acontecimentos trágicos e de superação.

*Dia 1º, o escritório Barbosa Castro & Mendonça Advogados Associados - BCM comemorou 30 anos.

O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre colaboradores, ex-colaboradores, amigos e familiares.

Uma noite voltada à celebração da trajetória do escritório. A comemoração ocorreu no restaurante Paladino.

*Com patrocínio do Grupo J. Mendes, a “Trupe Sons do Brasil” chega a Catas Altas para encerrar a itinerância do ano.

E com apresentação gratuita que reforça o compromisso do “Festival Os Sons do” Brasil com a valorização cultural em Minas Gerais.

O espetáculo acontece dia 22, às 16h, aos pés da Serra do Caraça.