Quarta, 19 de junho de 2024


O casal, Cris Carneiro e Argeu Géo, em clima de festa junina. Foto: BS Fotos


Na festa junina do PIC Pampulha, a dupla Marcos & Belutti, emoldurando o presidente, Antonio Eustáquio da Rocha Soares e sua esposa Moema Starling. Foto: Túlio Barros

Reino do Paladar

A semana foi intensa em eventos, visitas e treinamentos dedicados aos espumantes e vinhos de alta qualidade. Eduardo Tocchetto, da Vita Eterna, eleita a vinícola do ano pelo Guia Descorchados 2024, do famoso jornalista Patrício Tapia, esteve presente em várias atividades, organizadas por Ariel Pérez Navarro, “sommelier” e “wine hunter” com 32 anos de experiência.

Reinos de Baco

Os eventos foram promovidos pela nova importadora e distribuidora mineira, Hissopo Vinhos, de Clóvis Bernardes e família. As atividades brindaram “Templos de Baco”, como o “Rizoma”, no Espaço 356, “Pizzaria 68”, “Marília Pizzaria”, “Issei”, “Benvindo”, “Nonna Carmela”, “Taverna Livorno”, “Topo do Mundo”, “D’Artagnan” e “Empório do Vinho BH”. Ninguém pode reclamar da falta de ótimas opções em toda BH.

Cidades excelentes

A Band/Grupo Bandeirantes e Instituto Aquila promovem o “Prêmio Band Cidades Excelentes - Edição Especial Evolução”. Uma avaliação do desempenho das iniciativas de gestores municipais, premiando aqueles que apresentarem o melhor crescimento nas notas desde o lançamento do prêmio, em 2021.

Ideias excelentes

O evento Regional Minas Gerais, acontecerá na Câmara dos Dirigentes Logistas de BH - CDL BH, hoje, às 19h, com apresentação dos jornalistas Elisangela Colodeti, Luciano Dias e transmissão ao vivo no @TVBandMinas no YouTube. A parceria Band/Aquila quer transformar a realidade das 5.570 cidades brasileiras.

Gestões excelentes

Na análise, o Índice de Gestão Municipal Aquila – IGMA. A plataforma tem base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolida os resultados em uma nota final. A cidade que recebe mais de 80 pontos é considerada excelente. A quarta edição, neste ano de eleições municipais, chega com mais desafios para os administradores.

Novidades excelentes

O IGMA passa a contar com 72 indicadores nos seis pilares do ciclo virtuoso de desenvolvimento humano: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Saúde e Bem-Estar, que ganhou novos indicadores, como desnutrição infantil e mortalidade por 1000 habitantes.

Resultados excelentes

Os dados do Índice de Gestão Municipal Aquila podem ser acessados por qualquer cidadão que queira acompanhar o progresso da região onde mora. Para os ganhadores do Prêmio Band Cidades Excelentes, o Oscar da gestão pública, esse reconhecimento faz toda a diferença. A iniciativa conta com auditoria externa da empresa BDO Brazil.

Luta justa

Dia 26, prefeitos, gestores de municípios mineradores e afetados pela atividade mineral do Brasil estarão, em Brasília, debatendo a catástrofe anunciada, caso a reforma tributária (PEC 45/2019) vingue. Evento da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil - AMIG.

Batalha justa

José Fernando Aparecido de Oliveira, presidente da AMIG, explica que a PEC tira dos municípios mineradores suas principais receitas: o Imposto Sobre Serviços – ISS e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS. Distribuindo tributos no Brasil, baseada na população das cidades.

Guerra justa

“As cidades mineradoras, em sua maioria, não são populosas. O que elas têm de grande é a contribuição ao PIB brasileiro, no qual 4% vêm da mineração e 10% da balança de exportação”, alerta Aparecido de Oliveira. Ele está certo, além dos ínfimos “royalties”, o minério - como mostrou-se o ouro e, hoje, no mundo, o petróleo - não é eterno.


Homenageando o vinho nosso de cada dia, na 68 Le Pizzeria, o “sommelier” e gerente, Alexandre Braga Roques; “de olhos bem fechados”, Eduardo Tocchetto, da vinícola Vita Eterna; o “sommelier” e “wine Hunter”, Ariel Pérez Navarro. Foto: Arquivo Pessoal


Ainda festejando o vinho, Milene Piotto, Frederico Reis, Edilson de Carvalho, o chef baiano do “Rizoma”, Wellington Queiroz; Ariel Pérez Navarro; agora, “de olhos abertos”, Eduardo Tocchetto, da Vita Eterna e Jéssica Fernandes. Foto: Arquivo Pessoal


Completando o time de “Correligionários de Baco”, Marcelo Bueno, “sommelier”, organizador do evento e gerente do restaurante “Rizoma”, enciclopédia de comida japonesa, peruana e vinhos, “colado” à CASACOR. Foto: Arquivo Pessoal

Curtas & Finas

*O roubo de cargas no Brasil é uma praga. Por isso, boa iniciativa do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas – Setcemg.

Um debate sobre a “Segurança no transporte de cargas e logística em Minas Gerais”, hoje, às 8h30, em sua sede, Pampulha.

*Produtores, distribuidores, chefs e apreciadores do queijo artesanal mineiro de leite cru se encontraram entre os dias 13 e 15.

Foi no 6º Festival do Queijo Artesanal de Minas, no Expominas.

O evento inaugurou parceria do Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antonio Ernesto de Salvo-  Inaes.

Parceria com o Centro de Referência do Queijo Artesanal - CRQA, para impulsionar os produtos de excelência de Minas.

*Vale reforçar. Os amantes dos vinhos finos encontram mais de mil opções nacionais e internacionais na 15ª edição da tradicional Feira de Vinhos do Supernosso.

Em formato digital, pelo supernosso.com, aplicativo do Supernosso e nas lojas físicas.

A campanha vai até dia 30, com promoções, degustações e descontos exclusivos do Clube Supernosso e Clube Supernosso Prime.