Quarta, 17 de setembro de 2025


Leônidas Oliveira indicando, à Bárbara Botega, o atalho para as pedras, já que o caminho ela conhece de cor e "salto alto"! Boa sorte aos dois e a Minas. Foto: Arquivo Pessoal

Viva Leônidas!

Desde domingo, é difícil escrever “ex”, mas vamos lá! Que Moisés nos perdoe, mas divisor de águas mesmo é o ex-secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – Secult/MG, Leônidas Oliveira. A Cultura e o Turismo, em Minas, por enquanto, têm um A.L. e um D. L.: Antes e Depois de Leônidas. Misto quente e pelando de cultura, inteligência, competência, ações, ousadia, realizações; tudo salpicado por carisma e bom humor; Leônidas não foi: é e sempre será Rei. Voa amigo!

Viva Bárbara!

Rei morto, rei posto? Jamais! Leônidas vai de rei a imperador, mas não impunemente. Repetiu JK e fez “50 anos em 5”. Deixou herança bendita, a “marca do Zorro”, na Cultura e no Turismo. Para completar, abriu espaço para uma rainha: Bárbara Botega, essa sim, “ex”! Ex e ótima secretária-adjunta de Comunicação Social de Minas Gerais, agora, por tudo que é, nova secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Viva Minas!

À coluna, Leônidas levantou a bola: “agora um pausa no barco... Estamos juntos! Obrigado sempre”. Bárbara chutou e fez o gol: “Desafio imenso honrar o legado e a história do Leônidas. Ele sempre será meu grande mentor! Aceitei essa missão, nada fácil, com foco na continuidade de um trabalho disruptivo que vem sendo feito na Secult/MG! Não vai me faltar energia, trabalho, para entregar o que o Estado merece! Obrigada pelo apoio! Conte sempre comigo!”.

Vinhos de Baco

Com a presença da cônsul-geral da Itália, Nicoletta Gomiero, a Agência ICE realizou, dia 12, o “roadshow I Love Italian Wines”, no Hotel Fasano Belo Horizonte. São 47 empresas - importadores e vinícolas - algumas inéditas no Brasil, com cerca de 500 rótulos de várias regiões da Itália. As importações brasileiras de vinhos italianos cresceram quase 10% no primeiro semestre desse ano, atingindo US$ 20 milhões.

Vinhos de Arte

À frente da última etapa dos “roadshows”, a mesma ICE, agência para a promoção no exterior e a internacionalização das empresas italianas e o departamento para a promoção de Intercâmbios da Embaixada da Itália, “Italian Trade Agency – ITA”. Eventos que também aconteceram no Rio de Janeiro e em São Paulo. Presente, além de Gomiero, a diretora da ICE para o Brasil, Milena Del Grosso.

Traduzir força

Traduzir, em imagens e palavras, a força de uma empresa em Saúde, Educação, Turismo e Infraestrutura foi o desafio da Codemge em sua nova campanha institucional. Criada pela Filadélfia, a comunicação aposta em uma versão humanizada para mostrar como os projetos da companhia impactam diretamente a vida dos mineiros e fortalecem a economia.

Trazer força

Com 40 iniciativas em andamento e R$25 bilhões em investimentos atraídos, a Codemge quis ir além dos números. “Nossa missão é unir parceiros, movimentar a economia e gerar transformações que chegam até as pessoas”, destaca Fernando Junqueira, gerente de Comunicação.

Transformar forças

A campanha utiliza portais triangulares, inspirados na bandeira de Minas: símbolos de passagem e conexão. “Quando muitos veem apenas tijolo e cimento, mostramos escolas, hospitais e oportunidades para o futuro. A força da campanha é aproximar a Codemge do cotidiano dos mineiros”, diz Dan Zecchinelli, VP de criação da agência.


Lucciana Acquino, que lança o livro, “Mensagens à Cecília - revelações de uma trama diabólica”, no Automóvel Clube,  dia 19, em evento para convidados e leitores da pré-venda do livro, que teve a primeira edição esgotada. Foto: Arquivo Pessoal

Novo livro

A jornalista, escritora e atriz, Lucciana Acquino lança seu sexto livro, o romance de suspense “Mensagens à Cecília - revelações de uma trama diabólica”. Será no Automóvel Clube,  dia 19, em evento para convidados e leitores da pré-venda do livro. A obra se baseia em fatos reais, lugares e também carrega o  toque de mistério e espiritual da Europa Vitoriana, abordando misoginia, ciência, artes e feminicídios.

Nova sinopse

"Em um tempo onde razão e fantasia se confrontam como forças opostas, dois mundos paralelos se entrelaçam - o da lógica fria da ciência e o da imaginação ardente da paixão. Neste romance sombrio e lírico, os mistérios da morte e do desejo se revelam como peças centrais de uma trama que denuncia, com vigor poético, os horrores vividos por mulheres no final do século 19”.

Desafios lançados

A Gerdau e o FIEMG Lab lançam dois desafios de inovação aberta. A iniciativa busca soluções para etapas estratégicas da operação da empresa. As inscrições encerraram-se dia 15. Em 2025, o “Gerdau Challenge FIEMG Lab” procura “startups e spin-offs” que desenvolvam Provas de Conceito - PoCs remuneradas para detectar anomalias em tubulações enterradas e, também, inspecionar anomalias em estruturas metálicas de forma automatizada.

Desafios e soluções

“Oportunidade para unir talento e tecnologia em torno de dois desafios em sistemas vitais para a segurança, a eficiência e a continuidade operacional da indústria. Aprimorar a inspeção e o monitoramento de tubulações enterradas e estruturas metálicas é reduzir riscos, otimizar recursos e acelerar a modernização”, avalia o gerente geral de Manutenção e Gestão de Ativos da Gerdau, José Lucas Gomes.


O diretor da Milanez & Milanesa, Marco Milanez Milaneze; a cônsul geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomiero e a diretora do ICE, Milena Del Grosso. Foto: Thaís Andressa


Curtas & Finas

*O espetáculo “Prima Facie”, com Débora Falabella, chega ao CCBB/BH, após sessões esgotadas pelo país, com mais de 80 mil espectadores, premiações e debates.

Débora Falabella vive a bem-sucedida advogada Tessa, com acusados de violência sexual entre seus clientes.

A temporada acontece de 19 de setembro a 20 de outubro, às 20h. Ingressos com liberação semanal no site ccbb.com.br/bh e na bilheteria do CCBB/BH.


A atriz, Débora Falabella, com a peça, “Prima Facie”, no CCBB/BH, a partir do dia 19, até dia 20 de outubro. Foto: Annelize Tozetto

*Dias 20 e 21, das 12h às 18h, no Minas Shopping, mais uma edição do “Nerd Experience – NXP”, o maior encontro “geek e nerd” de Minas Gerais.

O evento espera 10 mil pessoas em dois dias de cultura pop e diversão para todas as idades. Ingressos no Sympla.

A Lamas Destilaria apresenta o “Bicentennial Alliance Single Malt Whisky”.

Edição limitada para celebrar os 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido.

O lançamento chega acompanhado de mais uma conquista: três medalhas na Brasil Spirits Cup 2025, a principal competição nacional de destilados.


A diretora executiva da Lamas Destilaria, Luciana Lamas, lançando mais uma inebriante maravilha, o “Bicentennial Alliance Single Malt Whisky”, um brinde aos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido. Foto: Victor Schwaner

*Em 40 bares da cidade, BH respira o clima do “Botecar 2025”, até 12 de outubro, transformando a cidade em encontro de boa mesa, cultura e mineiridade.

Em sua 9ª edição, o festival traz como tema, “Sabores Artesanais - Feito à Mão”.

Mais do que receitas, cada tira-gosto criado para o evento é também uma homenagem: uma ponte entre a gastronomia e o talento dos artistas locais.