Quarta, 17 de dezembro de 2025
Animando a "Confraria de Natal", do advogado Décio Freire, o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Alencar da Silveira Jr, o ex-deputado federal e aniversariante do próximo dia 22, Fábio Ramalho . Foto: Edy Fernandes
O secretário municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, João Paulo Menna Barreto de Castro Ferreira, com o anfitrião da "Confraria de Natal", advogado, Décio Freire. Foto: Edy Fernandes
Mais dois ilustres correligionários da "Confraria de Natal", o colunista Luiz Tito e o desembargador Rogério Medeiros. Foto: Edy Fernandes
E fechando o capítulo "Confraria", o não menos advogado e irmão de Décio Freire, Rodrigo Freire, com o jornalista, Josemar Gimenez. Foto: Edy Fernandes
Prazer
Passamos o ano, todo ano, como se a vida fosse eterna, sempre adiando encontros, mas comparecendo a despedidas, habito que deveria ser invertido. Na correria do dia-a-dia, convivemos com amigas e amigos, quase por acaso, sem querer, encontrando-nos às pressas, em eventos lotados de outras pessoas que, às vezes, mal conhecemos.
Raro Encontro
No máximo, essa convivência restringe-se aos famigerados grupos de WhatsApp; fortuitos e raros telefonemas, longe da ideal tertúlia, aquela calma, com trocas reais, aprendizado e muita diversão. Daí a importância das confraternizações de fim de ano. No início do mês, o empresário Celso Picchioni, engatou a primeira, com delicioso almoço, em seu escritório.
Raro Convescote
Semana passada foi a hora e a vez do advogado Décio Freire, reunir a irretocável “Confraria de Natal”, em sua monumental residência, no Vila Castela, em Nova Lima. As fotos de hoje compravam o clima de prazer e alegria quase infantil, destes velhos meninos que, todo dezembro, reúnem-se para fechar o ano, abrir mais um capítulo na longa amizade e na breve vida louca que bebemos como Coca-Cola no Saara.
Raro Oásis
Por Coca-Cola, entenda-se muito vinho e whisky, embalados por acepipes de entrada e lapidar jantar no final da noite, o todo temperado por casos que nossas babás não contavam e risadas de balançar o coreto. Estes eventos anuais, promovidos por Celso e Décio são tão saudáveis que deveriam acontecer uma vez por mês e teriam a mesma graça. Sexta, relataremos outra celebração, desta feita, dia 14, na casa de Maria Elvira Salles Ferreira, na Pampulha.
Moda e Bolhas
Com elegância e criatividade, o DiamondMall promoveu, dia 10, workshop de pintura em garrafas de espumante, borbulhante parceria com a CH Carolina Herrera, em frente à loja da marca. A aula foi conduzida pela artista Lu Simão. As 12 participantes, selecionadas pelo relações públicas Bruno Saldanha e entre as melhores clientes da grife, dividiram inspirações, técnica e sofisticação.
Bolhas e Elegância
Depois, as convidadas brindaram com uma das garrafas; receberam dicas de estilo e sugestões de presentes. “Trazer essas experiências para nossas clientes traz parte da essência do DiamondMall. O shopping e a CH Carolina Herrera buscam oferecer encontros que integram arte, moda e elegância em um só lugar”, resumiu a superintendente do DiamondMall, Larissa Campos.
Talento e Criatividade
A 32ª edição do “Prêmio CNT de Jornalismo”, dia 10, em Brasília, celebrou os trabalhos que mais se destacaram no debate sobre o transporte e a infraestrutura do país em 2025. Mais uma vez, Minas se destacou. A jornalista Mariana Reis, da BandNews BH, levou o prêmio na categoria “Áudio” com a série “No meio do caminho”.
Criatividade e Urgência
A reportagem deu voz a moradores de Belo Horizonte que vivem às margens de rodovias e trilhos. O presidente da Seção de Transporte Rodoviário de Passageiros da CNT e da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros - FETRAM, Rubens Lessa Carvalho, destacou a importância do reconhecimento do jornalismo mineiro para o debate nacional sobre mobilidade.
Presentes à 32ª edição do “Prêmio CNT de Jornalismo”, em Brasília, os empresários mineiros, Albert Andrade, Heloisio Lopes e Robson Lessa. Foto: Divulgação/CNTRaro
Curtas & Finas
*Ainda sobre o “Prêmio CNT de Jornalismo”, que consagrou Breno Esaki, do Metrópoles, com o “Grande Prêmio” por uma série fotográfica!
A série, “Um Brasil que desmorona: desabamentos de pontes atrasam o país”, reforçou o papel fundamental do jornalismo em apontar direções, esclarecer desafios e registrar mudanças.
Falou o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa: “o transporte pode buscar novos caminhos”.
“E o jornalismo tem a capacidade para apontar direções, esclarecer desafios e contar, à sociedade, as mudanças que movem o povo”.
*O Minas Shopping abrigou, entre os dias 12 e 14, a “Final Nacional do Torneio Brasil de Robótica - TBR”, uma das maiores competições de robótica educacional do país.
*O Sindilojas BH & Região garantiu, com o Governo de Minas Gerais, o aumento na oferta de linhas de ônibus metropolitanos para o período que antecede o Natal.
A medida visa atender à alta demanda de deslocamento de funcionários e consumidores entre os dias 18 e 23.
*A Fecomércio MG prorrogou, até dia 31, a parceria com o BDMG que facilita crédito com juros reduzidos para micro e pequenos empresários.
A decisão atende à forte demanda por financiamento em um momento de alta dos custos e baixa atividade, ampliando o acesso a capital de giro em condições especiais.
*O Coleguium Rede de Ensino realiza, até dia 23, o projeto “Coleguium Recicla”, ação voltada à coleta e à reutilização de materiais de papel, como apostilas e cadernos usados.
A iniciativa envolve aproximadamente 7 mil estudantes, além de equipes pedagógicas e comunidades escolares das unidades da rede em Belo Horizonte.


