Quarta, 14 de fevereiro de 2024


A gerente de Comunicação da Cemig, Hannah Drumond, a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira e o gerente de Marketing da Cemig, Lucas Souto , no bloco "Chama o Síndico", patrocinado pela Cemig. Ao fundo as luzes dos lasers que encantaram os foliões no cortejo pela avenida Afonso Pena.

Torçamos e oremos

Bom assunto para Quarta-Feira de Cinzas em brasas. A economia mundial, liderada pela norte-americana, se prepara para um pouso suave, mas o céu não é de brigadeiro. Estados Unidos e Europa (zona do Euro) devem iniciar no segundo semestre, parcimoniosamente, os cortes nos juros em consequência do processo desinflacionário. 

Oremos e atentemos

No longo prazo, uma desaceleração gradual do ritmo de atividade na China e a Índia voando mais alto. O crescimento global projetado pelo FMI alcançará 3.1% neste ano e a grande turbulência poderá vir das tensões geopolíticas, mas é bom ficar de olho também nos desafios fiscais que vão se espraiando.

Caboclo Inimá

O Museu Inimá de Paula, no Centro, iniciou seu calendário de exposições 2024, com a exposição “Caboclos da Amazônia”, mostrando o modo de vida das comunidades ribeirinhas e a forma como esses povos reproduzem sua cultura, por meio da arquitetura, música e design.

Caboclo de Paula

Com a curadoria de Carlos Alcantarino, a mostra, depois de ser apresentada nos estados do Pará e de São Paulo, chega a Belo Horizonte, reforçando o compromisso de convidar o público a visualizar a potência da cultura brasileira e a importância desses povos e suas identidades. Até 31 de março.

Brasil alemão

De um lado o Brasil, que consolidava sua independência, em 1822; de outro, a Alemanha, abalada pelas guerras napoleônicas, que causaram destruição por todo o país. É nesse contexto que José Bonifácio, principal conselheiro de D. Pedro I, põe em prática o projeto de trazer imigrantes europeus para terras sul-americanas, com a ajuda do agente Georg Anton von Schaeffer.

Alemães do Brasil

Os detalhes deste processo imigratório, que completa 200 anos em 2024, são detalhados pelo historiador gaúcho Rodrigo Trespach na obra “1824”. Por meio de documentos, cartas, ofícios e vasta bibliografia, o pesquisador entrelaça a vida de líderes políticos, militares e visionários com a de artesãos, agricultores e camponeses que atravessaram o Atlântico em busca de melhores condições de vida.


No CarnaMaranhão, Aparecida Martins e sua paixão Ernane Pedrosa. Foto: Edy Fernandes


No mesmo evento, Fernando Pacheco, Valdez Maranhão, Nina Pacheco e Bruno Ferreira. Foto: Edy Fernandes


E pra completar a festa, Susana Vieira, Andreia Oliveira e Ana Paula Tavares. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Neste mês, o Outback apresenta mais uma oportunidade para os fãs da marca aumentarem suas coleções de itens icônicos do restaurante de temática australiana.

Os consumidores poderão ser presenteados com a Faca do Outback, “pérola” nas mesas dos 156 restaurantes no Brasil.

*O encerramento do carnaval de BH acontece no dia 18, domingo, com o desfile do bloco Filhas de Clara, uma linda homenagem à cantora Clara Nunes.

O cortejo sai da avenida Clara Nunes, bairro Renascença, a partir das 14h30, com os foliões vestidos de branco, com colares vermelhos e azuis.

E dando o tom, uma banda composta apenas por mulheres, lideradas pelo trio de vocalistas: Aline Calixto, Júlia Tizumba e Tia Elza.

*Chegou a vez de Patrocínio receber a maior rede de drogarias do estado.

A Araujo abre o calendário de inaugurações de fevereiro com a primeira filial na terra do café.