Quarta, 12 de novembro de 2025


A mãe linda e coruja, Isabela Portela; Luciana Bueno, com o marido e padrinho da linda, Leo Perez e sua mãe Regina; celebrando o batismo da ainda mais linda Margot, na flor de seus quatro meses. Todos fotografados pelo pai. Foto: Manoel Júnior

Deu na Forbes

Todo profissional já sentiu a frustração de ter boas ideias que simplesmente não ganham espaço. Você contribui com pontos relevantes, mas quando finalmente tem a chance de falar em uma reunião, a decisão foi tomada. Quem fala primeiro costuma definir o rumo de toda a conversa. Isso não tem a ver com ego ou senioridade.

Deu na frente

É neurociência e psicologia social. A ordem em que as vozes surgem em uma sala influencia quais ideias ganham força e quais se perdem pelo caminho. Se você entende como isso funciona, pode transformar qualquer reunião em uma oportunidade de liderar - mesmo sem ocupar o cargo mais alto.

Deu certo

No estudo “Team Effectiveness & Frustrations”, 36% dos profissionais disseram que os conflitos em equipe são resolvidos de forma produtiva. Apenas 18% se sentem 100% seguros para expressar uma opinião impopular. Ou seja, a maioria espera para ver para onde a sala vai, antes de falar.

Deu bem

Essa hesitação é sua oportunidade. Quando você fala primeiro, estabelece o tom. As outras pessoas, instintivamente, começam a reagir à sua ideia, seja concordando, aprimorando ou debatendo, tudo acontece nos seus termos. Isso se chama efeito manada e é um mecanismo de influência subestimado.

Dose dupla

A consultoria urbanística, liderada pela arquiteta Branca Machaubas, lançou parceria com o escritório “RA Advogados Consultores”, de Renata Alves, especialista em Direito Urbanístico e Administrativo. Agora, para construtoras, incorporadoras e investidores, atendimento integrado, técnico e jurídico.

Dupla forte

Atendimento capaz de mitigar riscos, evitar entraves administrativos e capturar oportunidades, muitas vezes ignoradas, por falta de conhecimento adequado da legislação urbana. Para Macahubas, o direito urbanístico ainda recebe atenção secundária nas primeiras etapas dos desenhos dos projetos no mercado imobiliário.

Dupla certeira

Isso, apesar de seu impacto direto em cronogramas, custos e viabilidade de empreendimentos. A parceria buscará enfrentar interpretações equivocadas de normas municipais, ineficiências administrativas e lacunas regulatórias que, na prática, resultam em potenciais construtivos não reconhecidos, cobranças indevidas; evitáveis e longas disputas judiciais.


A parceria faz a força: a advogada Renata Alves, com a consultora urbanística e arquiteta Branca Machaubas. Foto: Arquivo Pessoal

Árvore frutífera

A agência de comunicação mineira, Árvore, foi destaque do Prêmio Aberje 2025, em duas categorias que celebram o poder transformador da comunicação. O projeto “Uma Praça Viva - A Comunicação Corporativa como indutora de nova percepção social sobre a Praça Sete”, criado e executado integralmente pela Árvore, venceu na categoria Sociedade.

Árvore enraizada

Já o projeto “15 anos Diversão em Cena: Celebrando a principal iniciativa de cultura da Fundação ArcelorMittal”, da mesma Árvore, foi reconhecido em Arte e Cultura. O programa “Diversão em Cena”, há 10,5 anos, é das maiores iniciativas de democratização do acesso à cultura no país, com mais de três mil espetáculos para 1,3 milhão de pessoas.

Curtas & Finas

*Isadora Botinha, oito anos de idade, lança seu primeiro livro de conto infantil, “No Dia Que Ganhei Um Cachorro”. Dia 22, a partir das 11 horas, na Livraria da Rua.

“O livro tem a naturalidade de suas experiências e provoca identificação com as histórias de tantas outras crianças”.

*O Sistema Fecomércio MG, via Sesc Palladium, realiza, entre 24 de novembro e 4 de dezembro, a “8ª edição da Mostra Sesc de Cinema”.

A programação inclui a exibição de curtas, médias e longas-metragens produzidos entre 2023 e 2025 por cineastas de nacionalidade brasileira.

*O Hospital-Dia Ciências Médicas de Minas Gerais alcançou uma marca importante: a realização da cirurgia de número mil.


Danilo Miyasato, presidente e líder regional da Wabtec na América Latina, acreditando e investindo no fundamental: ferrovias. Foto: Divulgação/ Wabtec

*Notícias da Wabtec Corporation - NYSE: WAB, líder global no fornecimento de equipamentos e soluções para o setor ferroviário de cargas e de passageiros.

Investe mais de R$ 20 milhões para expansão nas operações e ampliação de sua equipe no Brasil.

Entre as iniciativas, implantação de um Centro Global de Engenharia – o primeiro da empresa na América Latina.

E a ativação de uma nova linha de produção de locomotivas, em Contagem.

“Essa expansão demonstra nossa confiança no mercado brasileiro e no potencial de crescimento da região”.

Afirmou Danilo Miyasato, presidente e Líder Regional da Wabtec na América Latina.

E completou: “estamos preparados para atender demandas locais e globais com excelência e inovação”.