Quarta, 11 de fevereiro de 2026


Convidando para um Carnaval de paz, cultura, descanso e contemplação, no Instituto Inhotim, a verdejante CEO do hotel “Clara Arte”, Taiza Krueder. Foto: Divulgação/Clara Arte

BH em Delírio

“Cuidado com o que deseja, porque você pode conseguir”. Quem sempre quis um Carnaval de gente (e cidade) grande, deve estar adorando o de BH, um dos maiores do país. Pesquisa da Fecomércio/MG e da Belotur mostra que a capital mineira atrai diferentes perfis de visitantes, incluindo um público que busca experiências mais tranquilas, culturais e voltadas ao descanso.

Delírio e Paz

91% dos entrevistados permanecem em BH no Carnaval. Os turistas que chegam costumam estender a permanência na cidade. Esse comportamento também amplia o interesse por alternativas à folia intensa e reforça a vocação da capital como ponto de partida para dias que valorizam bem-estar, conforto e contato com a natureza.

Paz Clara

Assim, em Brumadinho, aqui pertinho, o Carnaval tem outro ritmo, em pleno Instituto Inhotim. No hotel “Clara Arte”, único dentro do maior museu a céu aberto da América Latina, o feriado é de pausa, contemplação e exclusividade, reunindo arte, paisagem natural e hospitalidade em conceito ‘boutique’. Com programação e atividades para quem quer alternativas no período de folia.

Clara e Artística

Inaugurado em 2024, o “Clara Arte” caminha para a sua segunda edição de Carnaval, como refúgio para se desconectar do agito. “Há um público expressivo que aproveita para desacelerar e viver ‘outro clima’. Nossa proposta é oferecer um Carnaval que valorize o descanso, o conforto e a liberdade de cada hóspede escolher o seu próprio ritmo”, afirma a CEO do “Clara Arte”, Taiza Krueder.

Artística e Dinâmica

Oficinas artísticas de bordado e pintura, música ao vivo em formato intimista, Cultura e dias que convidam ao silêncio, à convivência e à interiorização. E mais: mesa-redonda sobre as atrações de Inhotim, atividades voltadas às crianças, acesso exclusivo às galerias e jardins, com tours guiados.

Artística e Energizada

Que vivam o tempo, a pausa, o contato com a arte e a natureza; onde os hóspedes do “Clara Arte” têm ainda acesso exclusivo ao Museu de Inhotim. “Esse movimento amplia a narrativa do Carnaval de BH, mostrando que a cidade e seu entorno também são destinos para quem quer celebrar de forma mais leve, sofisticada e conectada consigo mesmo”, enfatiza Taiza.

Eu e o Fim

Ricardo Salim lança o “audiobook”, gratuito, de “Eu e Eles antes do Apocalipse”, 27 crônicas sobre o cotidiano com sensibilidade, imaginação e autenticidade. O link é: https://youtu.be/nnjGCOyvefA. As crônicas, de 2024, moram em duas partes. Na primeira, “Eu”; vivências, observações e reflexões pessoais. A segunda, “Eles”; personagens, cujas histórias dialogam com situações comuns e memórias.

Eles e o Fim

Cada elemento da obra cria pontes entre a ficção e os pensamentos de quem acompanha as histórias. O “audiobook” é narrado pelo próprio autor, preservando a entonação, o ritmo e a intenção original da escrita. A obra é “0800” nas plataformas digitais, reforçando o compromisso com o acesso à cultura e à literatura contemporânea brasileira. Que venha o depois do Apocalipse!


O escritor Ricardo Salim, lançando o “audiobook”, gratuito, de seu livro de crônicas, “Eu e Eles antes do Apocalipse”. Foto: Arquivo Pessoal

Chama-me!

Depois da Savassi, dia 16, o bloco “Me Deixe” ataca o Centro, dia 17, a partir das 9h, na Avenida Afonso Pena, em frente ao Parque Municipal. O enredo? “Sertões Que Se Encontram - Do Norte de Minas ao Nordeste, Uma Só Batida”, celebrando as conexões culturais, musicais e afetivas entre o sertão mineiro e o sertão nordestino. 

Convoca-me!

O desfile tem recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais; patrocínio da Popsol, empresa do Grupo CMU Energia e da Prefeitura de Belo Horizonte, via Belotur, reforçando o compromisso com a valorização do Carnaval de rua, da cultura popular e da ocupação democrática da cidade.


A ex-deputada, nossa eterna musa, Maria Elvira Salles Ferreira, além do seu amor pelas artes, outro ainda maior pelos animais. Foto: Edy Fernandes


No bairro, Olhos d´Água, as amigas, Virginia Ferrigoli e Nayara Silveira. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Dia 31 de janeiro aconteceu a “Feijoada do Minas Country”, com a participação de mais de 700 pessoas.

Além das delícias gastronômicas, o evento foi puro alto astral e animação.

Na música, a abertura ficou por conta da Velha Guarda da Mangueira.

Logo após, o show foi com o grupo Fundo de Quintal e as mais clássicas canções do samba.

*Dia 13, às 11h, pré-Carnaval no Espaço Santa Vista, no bairro Santa Lúcia! Evento fechado onde os convidados são clientes poderosos!

Entre eles, Câmara Americana de Comércio - Amcham, Stellantis, Vale, Arcelor, Sada, MRV, entre outros. Chique!

“Samba de Largada” é o “samba-brunch” com uma vista incrível, bufê maravilhoso e a banda “Ô Sorte”.

*O Verdemar lança o “Verão Verdemar”, que vai premiar dois clientes, com direito a acompanhante, com viagens para Arraial d’Ajuda (BA).

Cinco noites no hotel cinco estrelas Kûara, com passagens aéreas, traslados e seguro-viagem.

Para participar: a cada R$ 50 em compras das marcas participantes, o cliente garante o direito de concorrer.

Também é necessário estar cadastrado no programa de vantagens “Meu Verdemar”.