Quarta, 10 de dezembro de 2025

Os empresários Rubens Menin e Celso Picchioni, que recentemente deu a largada para 2026, com saborosa confraternização de fim de ano. Foto: Edy Fernandes

No pique de Picchioni

Dia 26, nosso cúmplice, Celso “Al Pacino” Picchioni, saiu na frente e promoveu, nas vastas instalações da Picchioni Câmbio (desde 1945), no Funcionários, sua incontornável confraternização de fim de ano. Lembram-se daquela famosa picanha prometida, com cervejinha e tudo? Pois é, quem pagou a dívida, com muito sabor e agradável tertúlia, entre seletos amigos, foi o bom Celso. “Grazie”!

Época de fartura

A indústria mineira “na tocaia” para Natal e Ano-Novo que movimentam cadeias completas de produção e distribuição, impulsionando contratações e elevando a demanda por produtos típicos da época. Os setores de bebidas, carnes e pirotecnia devem gerar milhares de vagas temporárias e fortalecer o abastecimento tanto do mercado interno e externo.

Fartura rara

O período deve consolidar um dos melhores desempenhos dos últimos anos. No setor de bebidas, o otimismo é líquido e certo. Segundo o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindibebidas/MG), as vendas no Carnaval de 2025 cresceram 12% em Minas, desempenho que costuma se repetir em dezembro, quando bares e restaurantes aumentam suas compras em até 20%.

Fartura cara

Claro! Para atender ao período festivo, as indústrias ampliam a produção com antecedência, fortalecem estoques, contratam mão de obra temporária e adotam turnos estendidos. A localização estratégica de Minas, um dos principais hubs logísticos do país, continua sendo um diferencial competitivo e tem atraído investimentos de grandes grupos, como a fábrica da Heineken.

Fartura querida

Para o presidente do Sindibebidas/MG, Mario Marques, “a diversidade e a capacidade de resposta da indústria mineira mostram que estamos preparados para um consumo cada vez maior e mais diversificado”. “Kibon”! Mas cabe mais, muito mais em Minas Gerais. Principalmente indústrias de outros estados que usam, abusam e se enriquecem com nossos minérios gerais.

Preservar é eternizar

Moeda reinaugura, dia 12, das 9h às 12h, a Estação Ferroviária (1919), totalmente restaurada após R$ 2,8 milhões. A entrega acontece no mesmo dia dos 71 anos de emancipação da cidade. A intervenção recuperou elementos históricos, revelou pinturas originais ocultas e transformou o local em novo espaço de cultura e convivência.

Preservar e influenciar

Tudo com acessibilidade, paisagismo, área para feiras, lanchonete e revitalização do entorno. A programação inclui cerimônia oficial, apresentações culturais, homenagens e bênção ecumênica. A estação, tombada, reforça o patrimônio ferroviário e amplia o potencial turístico da Serra da Moeda.

Andando e respeitando

Dia 13, às 8h, a AMR realiza a caminhada “Andando com Máximo Respeito” no Parque das Mangabeiras. Encontro para celebrar a inclusão, a acessibilidade e a convivência. Realização do projeto “Unidos pela Inclusão”, com o CMDCA-BH/FIA Municipal. O evento, voltado a adultos e crianças, é gratuito. Inscrições podem ser feitas pelo Sympla.


Em noite de confraternização do Minas Tênis Clube, o presidente do PIC Pampulha, Antônio Eustáquio e a esposa Moema da Rocha Soares. Foto: Edy Fernandes


Na mesma noite em homenagem ao Minas Tênis Clube, o casal Flávia e Bernardo Santos, secretário de Estado de Comunicação. Foto: Edy Fernandes

Curtas & Finas

*Uma locomotiva iluminada desembarca em BH, hoje, acendendo a magia do Natal na Rua Sapucaí.

Rua que oferecerá visão privilegiada da chegada do trem - além de abrigar o “Casarão da VLI”, que será transformado em um grande cenário natalino.

Presépio, casa do Papai Noel, instalações luminosas e programação gratuita até 23 de dezembro.

Oportunidade de imagens lindas e uma história que conecta memória ferroviária, ocupação urbana e espírito natalino.

*A plataforma “Sensacional” anuncia o “2º Sensacional de Rolé”, abrindo a temporada de shows, dia 12, na Autêntica, em Belo Horizonte.

A noite de lançamento traz Letrux convida AMANDONA e show de abertura da banda Biltre.

O projeto segue no verão de 2026 com 14 datas entre fevereiro e março, na Casa Floreana.

A realização é da Híbrido Comunicação e Cultura, com patrocínio da Natura, via Lei de Incentivo à Cultura.


Letrux, comemorando 20 anos de carreira, no “2º Sensacional de Rolé”, com temporada de shows, dia 12, na Autêntica. Foto: Bruna Latini

*O Concurso “Magia Tropical”, da “Associação Cultural Então, Brilha!”, incentiva a criação de músicas autorais e inéditas para o Carnaval 2026 de Belo Horizonte.

E já tem suas cinco canções finalistas selecionadas pela comissão julgadora.

O projeto recebeu 35 inscrições, avaliadas de acordo com critérios como magia, melodia, letra, apelo popular, autenticidade e sintonia.

Critérios que deveriam rimar com o tema do cortejo do bloco em 2026: “Tecnologia do Delírio”.

As finalistas serão apresentadas ao vivo no ensaio aberto do bloco, dia 11, no Mister Rock, quando será escolhida a música que integrará o cortejo do bloco “Então, Brilha!”.